8 dicas para combater o calor em casa sem ter ar condicionado

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Embora o verão já esteja caminhando para o fim da estação, o sol escaldante parece não ter pressa para se afastar e amenizar a temperatura. Para quem não ter ar condicionado, suportar as altas temperaturas dentro de casa parece um desafio e tanto. Embora o ar condicionado seja um grande facilitador para trazer dias mais frescos ao ambiente, muitas pessoas preferem resistir ao seu uso, principalmente devido às altas cobranças na fatura de energia. E para estas pessoas este artigo pode fazer toda a diferença para ter um ambiente mais fresco em casa ou, ao menos, manter o corpo em baixas temperaturas com algumas dicas que traremos logo abaixo.

Ter ideias econômicas que ajudam a atravessas os dias de um verão que sempre arde em altas temperaturas pode fazer toda a diferença. Alguns truques simples, como deixar uma garrafa de água gelada em frente ao ventilador pode trazer alguns minutos de paz climática no lar. Para isto, não economize na quantidade de garrafas com água congelada no freezer. Certamente elas salvarão você ao longo dos dias em que o calor do deserto parece ser a sensação térmica pelo qual o país atravessa.

Com estas dicas e muitas outras, seguiremos logo abaixo a fim de amenizarmos juntos o bafo quente que sentimos entre as quatro paredes do lar. Esperamos que elas possam ajudar quanto aos desafios que as altas temperaturas dos termômetros registram, mesmo com a chegada do outono se aproximando. Aproveite cada uma destas dicas não só neste verão, mas também em qualquer outro período do ano em que as temperaturas fiquem próximas de atingir novos recordes de calor. 

Venha conosco e refresque-se! 

Tecidos leves na cama

Se você não possui ar condicionada e sofre com a impotência do ventilador em meio as noites quentes, uma boa alternativa é optar por tecidos mais leves para a roupa de cama. Com a escolha de tecidos em fibras naturais, como lençóis de algodão fino, linho, seda natural ou percal, você terá uma melhor absorção do suor e, assim, sentirá maior conforto para sonhar ao longo da noite. Outra observação importante deve ser quanto ao número de fios do lençol. Quanto maior o número de fios, mais fechado será o tecido. Por isso, a escolha ideal deve ser por produtos que tenham, no máximo, 300 fios. 

Cores claras, como neste belo projeto da arquiteta Yara Mendes, de Curitiba (PR), devem ser opções para o ambiente, já que absorvem menos calor. A lavagem dos lençóis e fronhas deve ser feita sempre que possível para que o frescor das peças limpas sejam um conforto a mais no momento do sono.

Congele frutas

Esta ideia, além de deliciosa, é perfeita para manter-se saudável e ainda se refrescar. Embora muitas pessoas recorram ao consumo de sorvetes nos períodos de calor, este hábito pode trazer danos à saúde, como o aumento de peso e gorduras saturadas. Manter o corpo em forma e saúde saudável com a opção mais econômica de frutas congeladas fará toda a diferença. Para isto, basta selecionar as suas frutas preferidas e deixá-las protegidas no freezer. Em pouco tempo elas congelarão e estarão ótimas para o consumo. Outra boa opção é deixar recipientes com frutas em meio a água de coco. Rapidamente elas se transformarão em sorvetes deliciosos e naturalmente saudáveis para refrescar o seu dia. 

Cortinas com isolamento térmico

Apartamento TJ: Salas de estar ecléticas por Bastos & Duarte
Bastos & Duarte

Apartamento TJ

Bastos & Duarte

Uma das grandes dúvidas em dias mais quentes, é quanto a deixar as janelas abertas ou não. Esta dúvida surge principalmente quando a casa foi construída de forma em que o sol adentre diretamente no lar sem a proteção das sombras de árvores ou varandas. Neste caso, uma boa dica é optar por cortinas com isolamento térmico. Utilizadas em duas camadas de tecidos, estas cortinas obstruem a passagem do calor no ambiente, bloqueando o bafo quente que os dias de verão trazem para dentro do lar. No entanto, a escolha para ascortinas deve ser cuidadosa. Tecidos com menos fios são mais leves e ideais para este uso, já que tecidos mais pesados tendem a esquentar mais, deixando o ambiente abafado.

Na imagem, um belo projeto do escritório Bastos & Duarte, de Salvador (BA), que optou por uma cortina majestosa perfeita para evitar o calor e manter a privacidade do local.

Lâmpadas LED

Salas de estar modernas por studiodonizelli
studiodonizelli

Maison célèbre panneau – soggiorno

studiodonizelli

Ótimas para decorar os ambientes com variações de cores e mais econômicas do que outros modelos, as vantagens das lâmpadas LED contam ainda com o fato de estes modelos não produzirem calor para o ambiente. Por isso, preferir a instalação destes modelos é uma ótima dica não só para o verão, mas para qualquer período ao longo do ano. O efeito visual das lâmpadas LED é incrível quando colocadas por meio de mangueiras, como podemos notar neste belo projeto que conta com uma iluminação em tons suaves de azul e rosa, que além de deixarem a sala de estar maravilhosa, vão ajudar a manter a temperatura ambiente muito mais amena. 

Água fresca nos pulsos

Esta dica é simples, mas ótima para os dias em que sofremos com o calor excessivo. Quando perceber que seu corpo está mais quente do que o normal e a causa disso for o clima quente, vá ao banheiro e molhe pequenas quantidades de água nos pulsos e nuca. Estas regiões possuem artérias mais superficiais, que, quando molhadas, refrescam a temperatura do corpo mais rapidamente. Faça o teste! 

Prefira ficar no nível do solo

A alta densidade do ar quente faz com que o ar frio fique mais próximo ao solo. Por isso é normal que as áreas próximas ao telhado registrem maior temperatura. Nesta situação, uma boa solução para se refrescar é procurar a região da casa que seja mais próxima ao solo, como por exemplo, o quintal ou a varanda. Para aproveitar ainda mais a temperatura agradável do solo, a esteira de bambu pode ser uma ótima solução.

No entanto, se você residir em um lar como o deste projeto da MeyeCortez Arquitetura & Design, de São Paulo (SP), não pense duas vezes: fique ao lado da piscina! 

Cultive árvores

Manter pequenas árvores em casa, além de deixar a decoração mais leve e convidativa, beneficia o lar com o controle da umidade, fazendo com que o clima fique muito mais agradável. Se o seu espaço não comportar plantas grandes, a boa opção é distribuir pequenos vasos com espécies de muitas folhagens pelo lar. Isto trará um equilíbrio maior da temperatura ambiente, onde as plantas ajudarão você a suportar os dias quentes.

Telhas em cor clara

Arquitetura Clássica:   por Renata Prata Studio
Renata Prata Studio

Arquitetura Clássica

Renata Prata Studio

Por fim, uma dica estrutural: se possível, troque as telhas escuras de sua casa por telhas com cores claras. O uso de cores claras refletem a radiação solar, absorvendo menos calor e, assim, deixando o ambiente interno do lar menos abafado. A desvantagem desta escolha será a necessidade contínua de lavar o telhado para que manter uma boa aparência do lar. 

Gostou das ideias? Como você se refresca no calor sem o ar condicionado?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!