Porquê e como isolar termicamente as paredes da sua casa

Júlia Borges Alves – homify Júlia Borges Alves – homify
The Nook Hall + Bednarczyk Architects Casas modernas
Loading admin actions …

isolamento térmico é um sistema que impede a troca de calor entre o interior e o exterior da casa. Este sistema é conformado por materiais com propriedades isolantes utilizados na construção e aplicados em paredes, tetos e pisos. Tais materiais minimizam a troca de calor, e assim impedem o sobreaquecimento dos espaços durante as épocas mais quentes do ano e o esfriamento dos mesmos durante as épocas mais frias.

As vantagens de isolar termicamente as paredes e as demais superfícies da casa podem ser sentidas no bolso e no bem estar. O uso de aparelhos como ar condicionado e aquecedores em uma casa com sistema de isolamento diminui, o que significa uma economia, em média, de 25% a 30% do consumo de energia. Além do mais o desempenho energético de uma casa com a parede isolada, também afeta positivamente o bem estar dos moradores, já que a temperatura interior tende a se manter estável, sem variações bruscas.

Porém, não são somente os aspectos econômicos e bem estar que fazem do isolamento térmico uma questão de extrema importância. Os efeitos do alto consumo de energia residencial é um dos principais motivos pelo alto consumo dos recursos naturais utilizados nos sistemas de geração elétrica.

Os materiais utilizados especificamente para este propósitos podem variar em relação às características de desempenho, aos métodos de instalação e em relação ao preço. Sendo assim, escolher o melhor sistema pode ser uma tarefa difícil e por isso é muito importante ter sempre a orientação de um profissional especializado no assunto.

Quer saber mais porquê e como isolar a parede da sua casa? Continue lendo!

Não se esqueça!

Isolamento Térmico pelo exterior RenoBuild Algarve Casas mediterrâneas
RenoBuild Algarve

Isolamento Térmico pelo exterior

RenoBuild Algarve

É importante ter em mente que as paredes e coberturas são as principais superfícies responsáveis pela troca de calor com o ambiente. Em média 40% da energia se perde pelas superfícies das paredes. Durante a construção o isolamento pode ser feito dentro da parede, já em uma casa construída o isolamento poder ser feito internamento ou externamente.

Tempratura e clima

Os níveis de isolamento variam de duas formas. A primeira é o tamanho do espaço a ser isolado e da superfície da parede a ser isolada. A segunda é o clima do lugar, regiões muito quentes ou muito frias necessitam um sistema de isolamento mais eficaz.

Isolar todas as paredes

Porém, não devemos nos preocupar somente com as paredes externas. Para um isolamento mais eficaz também devemos isolar as paredes internas da casa, isso ajudará a manter a temperatura e evitará a trocar de energia entre um cômodo e outro.

Um exemplo de material

A lã de rocha é dos materiais mais comuns quando se trata de isolamento térmico. Composto por rochas basálticas e outros minerais em forma de filamentos rígidos ou flexíveis, os painéis de lá de rocha são muito leves e podem ser encontrados em diversos tamanhos e espessuras. Além do mais podem ser aplicados de diversas maneiras como, por exemplo, em paredes de drywall e tijolo. A grande vantagem é o fato de ser um material ininflamável.

Ganhe mais espaço

Sótão EL- Joinville/SC – Estúdio Kza Arquitetura e Interiores Kza Arquitetura Salas de estar modernas
Kza Arquitetura

Sótão EL- Joinville/SC – Estúdio Kza Arquitetura e Interiores

Kza Arquitetura

As vantagens de isolar termicamente as paredes da sua casa permite adaptar espaços que normalmente não são muito usados como, por exemplo, os sótãos. O tratamento nesse tipo de espaço permite que este possa ser usado como um cômodo a mais da casa!

O que você achou? Comente!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!