Pais de primeira viagem: 10 cuidados e adaptações para uma casa com bebês e crianças

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Apartamento 13 Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design Cozinhas tropicais
Loading admin actions …

Muitas coisas mudam na vida de uma família quando um novo membro chega. É preciso alterar até mesmo alguns itens triviais de sua casa trazer mais segurança para o bebê dentro da própria residência do pequeno. E estas alterações, que vamos mostrar a seguir, precisam ser mantidas até depois de o bebê crescer um pouco e se tornar uma criança, porque com a maior mobilidade e independência da criança, o perigo pode ser ainda maior.

Veja abaixo algumas dicas do que é preciso alterar em sua casa e prepare sua casa antes do pequeno chegar!

1. Cuidado com quinas

Espaço Gourmet - Ville Bosquée Michelle Machado Arquitetura Salas de jantar modernas Madeira Branco
Michelle Machado Arquitetura

Espaço Gourmet – Ville Bosquée

Michelle Machado Arquitetura

Quando temos um bebê ou criança em casa, é preciso tomar cuidado com todas as quinas de móveis: mesas, mesinhas, criados, entre outros. Preste atenção nas quinas perigosas e, se necessário, cubra-as com protetores de silicone específicos para essa função.

2. Produtos de limpeza no alto

Área de Serviço Clean Motirõ Arquitetos Cozinhas ecléticas Amarelo
Motirõ Arquitetos

Área de Serviço Clean

Motirõ Arquitetos

Outra mudança que é necessária fazer em sua casa com a chegada de uma criança é o local de armazenamento de produtos de limpeza na área de serviço. Não deixe nada acessível para a altura dos pequenos, o ideal é movê-los para um armário mais alto.

3. Lacres na privada

Muitos bebês e crianças gostam de explorar o banheiro e um dos perigos deste cômodo é a água da privada. Para evitar este tipo de problema, uma solução é adquirir lacres de privada que impedem que a criança abra a tampa e tenha acesso à água de dentro.

4. Atenção aos utensílios de cozinha

II Mostra de arquitetura e decoração I'CASA - Lounge - São José do Rio Preto - SP Attitude Sala de estarAcessórios e Decoração
Attitude

II Mostra de arquitetura e decoração I'CASA – Lounge – São José do Rio Preto – SP

Attitude

cozinha também é um cômodo que merece a atenção dos pais de primeira viagem, pois oferece muitos riscos. Além do fogão e forno quentes, os utensílos também são perigosos. Para minimizar os riscos de acidentes, deixe sempre as panelas que estiverem no fogão com os cabos para dentro. Também deixe os utensílios afiados como facas completamente para dentro, fora do alcance dos pequenos.

5. Cubra as tomadas

Um risco para os pequeninos curiosos, são as tomadas. Elas podem ser alvo dos dedos dos bebês e crianças e darem choques. Para evitar isso, o ideal é cobrir as tomadas com um protetor específico.

6. Evite toalhas de mesa compridas

KOKON Sala de estarAcessórios e Decoração

Na sala de jantar o perigo está escondido nas toalhas de mesa. Se elas forem muito compridas, as crianças podem puxar pelas pontas, derrubando o que está em cima dela, podendo causar acidentes. Por isso, passe a evitar as longas toalhas e prefira as mais curtas, ou até mesmo jogos americanos – uma solução moderna para a sala de jantar.

7. Cuidado com tapetes

Os tapetes podem ser armadilhas para os pequenos que correm pela casa. Para evitar acidente com tapetes, coloque móveis pesados sobre eles, para evitar que eles se movimentem, causando quedas. Se este não for o caso, providencie antiderrapantes para colá-los ao piso.

8. Tampar sacadas

As sacadas já são perigos conhecidos dos papais de primeira viagem. Nada de deixá-las abertas! Assim que chegar um novo membro a sua família, trate de fechá-la com vidros ou com rede – opção mais barata – para evitar acidentes.

9. Não dar acesso às janelas

Além da sacada, as janelas – que geralmente são mais altas – também podem se tornar arriscadas se se tornarem acessíveis com algumas armadilhas, como a que vemos na imagem acima. Evite colocar móveis perto da janela pelos quais a criança possa escalar e acessar o perigo!

10. Atenção às escadas

Por fim, salientamos as escadas, que podem ser bastante perigosas. Cerque-as de proteção para evitar quedas: corrimão e parapeitos são obrigatórios, além disso, quando o filho for bem pequeno, vale ter uma portinha para que ele não suba e desça sozinho.

Já fez intervenções como essas na casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!