6 propostas de quartos sem janela: como refrescar e ventilar

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Atlas showroom, SAINZ arquitetura SAINZ arquitetura Quartos industriais Tijolo
Loading admin actions …

É quase impossível imaginar um quarto sem janelas. Mas, algumas construções que sofrem com a falta de uma estrutura apropriada acabam por utilizar essa opção.

Quando o espaço é fechado, a principal preocupação é com as consequências da pouca iluminação e ventilação naturais, que podem trazer umidade, mofo e mau cheiro. Além, é claro, da sensação claustrofóbica quando o ambiente é pequeno e não tem contato com o exterior da casa, a não ser pela porta de entrada.

Para ajudar quem se encontra nessa situação, esse livro de ideias traz 6 dicas propostas pelos designers de interiores da homify que contribuem para melhorar o clima e a luminosidade dos quartos que não têm janela. Confira!

1. Quarto sem janela precisa de um bom projeto de iluminação

A primeira dica é ter um bom projeto de iluminação e, nesse sentido, as luzes de LED são uma excelente opção. Esse tipo de lâmpada proporciona a mesma sensação solar para o quarto, quando escolhida na quantidade e na cor adequada. A instalação pode ser feita na parede e no teto, com altura de até 9 metros. Com certeza, você terá um espaço confortável e cheio de vida se souber variar entre lâmpadas tipo spot no teto e luminárias de mesa ou de chão com uma luz mais suave para complementar.

2. Opte por cores claras no quarto sem janelas

No quarto sem iluminação natural, as paredes, por exemplo, devem ser pintadas de branco, bege, cinza claro ou tons pastéis em sua maioria. Para contrapor à cor neutra, tons quentes, como amarelo, vermelho claro e laranja, são opções que ajudam a melhorar a sensação de bem-estar. Escolha tapetes e pisos neutros ou de tons brilhantes. Esses são apenas exemplos de cores, pois você deve optar por aquelas que mais gosta e lhe trazem boas sensações. Apenas lembre-se de manter uma cor neutra como dominante para que o ambiente não acabe vibrante demais e visualmente cansativo.

3. Para quartos com janelas muito pequenas ou sem janelas, use espelhos

O uso de espelhos é uma estratégia que funciona muito bem para deixar qualquer ambiente mais agradável. Em especial nos quartos pequenos ou escuros pela ausência de janelas, os espelhos ajudam a ampliar, quanto maior for o seu tamanho. Então, se possível, escolha armários que tenham espelhos grandes nas portas ou coloque um grande espelho apoiado no chão ou fixado na parede. Se tiver pelo menos uma pequena janela no quarto, posicione o espelho de frente para ela, assim a iluminação vai refletir nele e iluminar o quarto.

4. Iluminação estratégica em diferentes pontos do quarto sem luz natural

Você já viu a dica sobre o melhor tipo de lâmpada a utilizar, que é o LED. Ele oferece variedade de intensidades, tamanhos e cores, além de ser a opção mais econômica e de alta durabilidade. Mas vale reforçar a ideia de que você deve caprichar na iluminação para manter o ambiente com claridade. Não necessariamente precisa de lâmpadas brancas, pois elas podem deixar o quarto muito frio e sem vida. Opte pelas amarelas mais suaves, em tons âmbar, criando uma ambientação mais acolhedora. Coloque arandelas, luz de cabeceira, cordão de luzes ao redor da penteadeira e assim por diante. Pequenos pontos de luz em maior quantidade trazem um bom resultado.

5. Em um quarto sem janela, escolha os objetos decorativos com atenção

Se você mora em uma região úmida, evite objetos e móveis que possam atrair umidade, como madeira, papel e couro, pois esses itens, dependendo da temperatura, criam bolores que provocam fungos ou mofo. Tudo bem que a madeira é o elemento principal dos móveis, mas nesse caso, escolha opções que tenham um bom revestimento de verniz para manter a madeira protegida. 

6. Em um quarto sem ventilação natural, aposte na artificial

A ventilação é fundamental, principalmente para a saúde e higiene. Se não estiver adequada, pode resultar no acúmulo de poeira e de maus odores dentro do dormitório. Por isso, aposte em um exaustor para quarto ou ar-condicionado, tanto para regular a temperatura, quanto para renovar o ar do ambiente.

Outras dicas para quartos sem janela

Essas dicas que você acabou de ler são as mais importantes para que os quartos sem janelas ou com janelas muito pequenas sejam ambientes confortáveis e agradáveis de estar. Mas tem outras pequenas dicas que contribuem para que fique ainda melhor.

Evite excesso de móveis

Por exemplo, se além de não contar com grandes janelas, o quarto for pequeno, evite colocar móveis em todas as paredes. Se quiser incluir pontos para decoração, aposte no uso de quadros, prateleiras e pequenos nichos. Essa dica é importante para evitar que o quarto fique muito escuro e parecendo ainda menor.

Decore com plantas

Para contribuir tanto com a qualidade do ar, quanto com a decoração e deixar o quarto mais agradável, coloque algumas plantas. Escolha espécies que se adaptam bem em ambientes com pouca luz e que contribuem com a purificação do ar, como babosa, espada-de-são-jorge, bambu-mossô, begônia e lírio.

Soluções baratas de iluminação e ventilação

Se você não puder fazer novas instalações de lâmpadas no momento, aposte em fitas de LED que são mais práticas de instalar e mais baratas. Pode colocá-las em locais onde vão criar um contorno, como embaixo de prateleiras, por dentro de nichos e atrás da cabeceira.

Quanto à ventilação de quarto fechado, enquanto não puder instalar um exaustor ou um ar-condicionado, use um ventilador de teto ou mesmo um de chão. Mantenha-o ligado por uma hora do dia, com a porta do quarto aberta, para promover a circulação e renovação do ar. Já se o clima ficar muito seco, vale usar um umidificador de ar no quarto pontualmente.

Mais dicas de iluminação para quarto sem janelas

Iluminação zenital – A luz vem de cima, não das laterais, por abertura de duto no teto. Claraboias, por exemplo, equivalem a uma janela, só que no teto. Exige mudanças na estrutura do quarto, mas tem excelente custo/benefício.

Iluminação no piso – Luzes no chão, junto com aquelas do teto, ampliam a claridade do teto e o conforto visual.

Lâmpadas LED – Indicadas para quartos sem janelas, sua luminosidade se aproxima da luz solar.

Arandelas – Ocupam pouco espaço e, colocadas em locais estratégicos, compensam a pouca luz externa.

Trilhos de luz com focos direcionáveis – Permitem adequar a luz às necessidades. Use lâmpadas LED, com luz clara e intensa, ou as de espectro total, que imitam a luz solar.

Integração de ambientes – A abertura para outro ambiente aumenta a iluminação e a ventilação naturais. Portas de correr ou cortinados criam privacidade.

Painéis de vidro – Substitua paredes por painéis de vidro para receber luz natural de outros ambientes.

Elementos vazados – Painéis de madeira ou cobogós resolvem a deficiência de luz e de ventilação naturais.   

Qual solução você acha a melhor para o seu quarto sem janela?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista