SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

6 propostas de quartos sem janela: como refrescar e ventilar

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
1:1 arquitetura:design : Quartos  por 1:1 arquitetura:design
Loading admin actions …

É quase impossível imaginar um quarto sem janelas. Mas, algumas construções que sofrem com a falta de uma estrutura apropriada, acabam por utilizar esse tipo de opção que é o quarto sem janela.

Quando o espaço é fechado, a principal preocupação é com as consequências da pouca iluminação e ventilação naturais, que podem trazer umidade, mofo e mau cheiro. Além, é claro, da sensação claustrofóbica quando o ambiente é pequeno e não possui contato com o exterior, a não ser pela porta de entrada.

Para ajudar quem se encontra nessa situação, esse livro de ideias traz 6 dicas propostas pelos arquitetos de interiores da homify que contribuem para melhorar o clima e a luminosidade dos quartos que não têm janela.

1. Quarto sem janela precisa de um bom projeto de iluminação

1:1 arquitetura:design : Quartos  por 1:1 arquitetura:design
1:1 arquitetura:design

1:1 arquitetura:design

1:1 arquitetura:design

A primeira dica é ter um bom projeto de iluminação, e nesse sentido as luzes de LED são uma excelente opção. Esse tipo de lâmpada proporciona a mesma sensação solar para o quarto, quando escolhida na quantidade e na cor adequada. A instalação pode ser feita na parede e no teto, com alturas de até 9 metros. Com certeza você terá um espaço confortável e cheio de vida, se souber variar entre lâmpadas tipo spot no teto e luminárias de mesa ou de chão com uma luz mais suave para complementar.

2. Opte por cores claras no quarto sem janelas

3D Quarto do Casal -  Por Patrícia Nobre: Quartos  por Patrícia Nobre Interiores
Patrícia Nobre Interiores

3D Quarto do Casal – Por Patrícia Nobre

Patrícia Nobre Interiores

No quarto sem iluminação natural, as paredes, por exemplo, devem ser pintadas de branco, bege, cinza claro ou tons pastéis em sua maioria. Para contrapor a cor neutra, tons quentes, como amarelo, vermelho claro e laranja são opções que ajudam a melhorar a sensação de bem-estar. Escolha tapetes e pisos neutros ou de tons brilhantes. Esses são apenas exemplos de cores, pois deve optar por aquelas que você mais gosta e lhe trazem boas sensações. Apenas lembre-se de manter uma cor neutra como majoritária para que o ambiente não acabe vibrante demais e visualmente cansativo.

3. Para quartos com janelas muito pequenas ou sem janelas, use espelhos

apartamento Peninsula - Barra da Tijuca: Quartos  por Isabela Lavenère Arquitetura
Isabela Lavenère Arquitetura

apartamento Peninsula – Barra da Tijuca

Isabela Lavenère Arquitetura

O uso de espelhos é uma estratégia que funciona muito bem para deixar qualquer ambiente mais agradável. Em especial nos quartos pequenos ou escuro pela ausência de janelas, os espelhos ajudam a ampliar, quanto maior forem. Então, se possível, escolha armários que tenham espelhos grandes nas portas ou coloque um grande espelho apoiado no chão ou fixado na parede. Se tiver pelo menos uma pequena janela no quarto, posicione o espelho de frente para ela, assim a iluminação vai refletir nele e iluminar o quarto.

4. Iluminação estratégica em diferentes pontos do quarto sem luz natural

Você já viu uma dica sobre o melhor tipo de lâmpada a utilizar, que é o LED. Ele oferece variedade de intensidades, tamanhos e cores, além de ser a opção mais econômica e de alta durabilidade. Mas vale reforçar a ideia de que você deve caprichar na iluminação para manter o ambiente com claridade. Não necessariamente precisa de lâmpadas brancas, pois elas podem deixar o quarto muito frio e sem vida. Opte pelas amarelas mais suaves, em tons âmbar, criando uma ambientação mais acolhedora. Coloque arandelas, luz de cabeceira, cordão de luzes ao redor da penteadeira e assim por diante. Pequenos pontos de luz em maior quantidade trazem um bom resultado.

5. Em um quarto sem janela, escolha os objetos decorativos com atenção

quarto de menino: Quartos  por TRÍADE ARQUITETURA
TRÍADE ARQUITETURA

quarto de menino

TRÍADE ARQUITETURA

Se você mora em uma região úmida, evite objetos e móveis que possam atrair umidade, como madeira, papel e couro, pois esses itens, dependendo da temperatura, criam bolores que provocam fungos ou mofo. Tudo bem que a madeira é o elemento principal dos móveis, mas nesse caso, escolha opções que tenham um bom revestimento de verniz para manter a madeira protegida. 

6. Em um quarto sem ventilação natural, aposte na artificial

Arquitetura Residencial | Casa de luxo na Barra da Tijuca: Quartos  por Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica
Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica

Arquitetura Residencial | Casa de luxo na Barra da Tijuca

Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica

A ventilação é fundamental, principalmente para a saúde e higiene. Se não estiver adequada, pode resultar no acúmulo de poeira e de maus odores dentro do dormitório. Por isso, é importante ter um exaustor ou ar-condicionado, tanto para regular a temperatura, quanto para renovar o ar do ambiente.

Outras dicas para quartos sem janela

Essas dicas que você acabou de ver são as mais importantes para que os quartos sem janelas ou com janelas muito pequenas sejam ambientes confortáveis e agradáveis de estar. Mas tem outras pequenas dicas que contribuem para que fique ainda melhor.

Evite excesso de móveis

Por exemplo, se além de não contar com grandes janelas, o quarto for pequeno, evite colocar móveis em todas as paredes. Se quiser incluir pontos para decoração, aposte no uso de quadros, prateleiras e pequenos nichos. Essa dica é importante para evitar que o quarto fique muito escuro e parecendo ainda menor.

Decore com plantas

Para contribuir tanto com a qualidade do ar, quanto com a decoração e deixar o quarto mais agradável, coloque algumas plantas. Escolha espécies que se adaptam bem em ambientes com pouca luz e que contribuem com a purificação do ar, como babosa, espada-de-são-jorge, bambu-mossô, begônia e lírio.

Soluções baratas de iluminação e ventilação

Se você não puder fazer novas instalações de lâmpadas no momento, aposte em fitas de LED que são mais práticas de instalar e mais baratas. Pode colocá-las em locais onde vão criar um contorno, como embaixo de prateleiras, por dentro de nichos e atrás da cabeceira.

Quanto à ventilação, enquanto não puder instalar um exaustor ou um ar-condicionado, use um ventilador de teto ou mesmo um de chão. Mantenha-o ligado por uma hora do dia, com a porta do quarto aberta, para promover a circulação e renovação do ar.

Você já usa alguma dessas soluções no seu quarto?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!