6 Dicas De Como Desencardir Pisos e Paredes Brancas | homify

6 Dicas De Como Desencardir Pisos e Paredes Brancas

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil Samara Barbosa Arquitetura Cozinhas clássicas
Loading admin actions …

A cerâmica costuma ser muito usada para revestir pisos. Porém, após a aplicação do revestimento surge a dúvida: como limpar corretamente, mantendo a superfície sem manchas?

Antes de tudo, é preciso saber que é proibido fazer o uso de produtos abrasivos ou agressivos como soda cáustica, álcool, querosene, removedores e solventes. Limpe apenas com agentes que detenham pH neutro, assim você terá o seu piso e parede sempre bonitos.

Claro que para o revestimento branco não encardir é fundamental fazer também a limpeza periódica, tanto em paredes quanto em pisos, por meio de escovação. Basicamente você vai utilizar esfregão ou vassoura de cerdas macias e uma solução de detergente neutro diluído.

Mas para ser mais específico em cada situação de limpeza, hoje selecionamos 6 dicas simples de como desencardir qualquer tipo de pavimento na cor branca da sua casa, assim como a parede e também as pedras do jardim. Siga conosco e confira!

1. Como limpar o piso branco

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil Samara Barbosa Arquitetura Cozinhas clássicas
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

Geralmente o revestimento de cerâmica ou porcelanato branco, seja da cozinha, sala de estar, banheiro ou qualquer área interna e externa, encarde facilmente ou fica cheio de manchas. Por isso, é importante varrer diariamente o piso com o uso de uma vassoura macia, aspirador ou com esfregão.

Em seguida, com um pano bem molhado, esfregue toda a superfície. Após limpar o chão, finalize com um pano seco e utilize um produto adequado para piso branco, assim você evitará futuras manchas. Se for uma área externa, como as calçadas, não é necessário secar.

Ter esse hábito pelo menos algumas vezes na semana ajuda a impedir o acúmulo da sujeira que, ao final de um mês, se transforma em um encardido mais difícil de remover. E lembre-se de ter cuidado com o aspirador, usando uma ponta que não vá riscar o piso.

Se você deseja ideias para renovar o seu lar, acesse: Cozinhas modernas: 10 projetos elegantes para inspirar.

2. Evite ao máximo os produtos abrasivos

Se você deseja aprender como limpar piso branco da sua sala de estar é importante ter conhecimento sobre quais materiais que você deve ter em casa. Como mencionamos, nunca lave o piso com produtos abrasivos, já que eles podem tirar o brilho do revestimento.

Para reforçar, esses produtos são álcool, querosene, soda cáustica, solventes e removedores. Em alguns tipos de piso até mesmo o desinfetante comum pode danificar. Evite também as esponjas de aço, lado verde da esponja de louça ou vassoura com cerdas ásperas.

A melhor opção de como desencardir piso branco é fazer uma solução para lavagem. Ela deve conter 1 colher de sopa de detergente neutro dissolvido em 5 litros de água. O detergente não causa nenhum dano ao piso, limpa e perfuma.

No caso de deixar cair algum produto que possa manchar o piso, a dica mais importante é limpar imediatamente com a mesma solução. Detergente e água morna, passados em um pano branco e limpo para remover a sujeira. Quanto mais tempo você deixar um produto secando em contato direto com o piso, maior o risco de a mancha não sair. Especialmente em pisos porosos que vão absorver o produto.

Mas como nem sempre você vê a mancha na hora em que ela aconteceu, também há soluções que vão ajudar. Para esses casos em específico – e não para uso diário -, poderá ser necessária a aplicação de um abrasivo. Mas atenção, aplique apenas no local da mancha e deixe pelo menor tempo possível.

Por exemplo, se derramar esmalte no piso, rapidamente remova o excesso com um pano úmido e aplique um pouco de acetona em um algodão para remover o que sobrou. Em seguida, passe um pano úmido com detergente neutro para remover a acetona e impedir que ela tenha uma ação de opacidade sobre o piso.

3. Como desencardir piso branco do banheiro

Por ser um ambiente úmido, é muito comum que as paredes e pisos do banheiro fiquem encardidas em pouco tempo. Principalmente se o seu banheiro não tem uma boa ventilação e luminosidade, não demora para que os carunchos e limos comecem a se instalar nos rejuntes e nos pisos.

Então, o procedimento de como desencardir piso branco do banheiro é simples e o mesmo vale para a limpeza das paredes desse cômodo. Mas deve ser uma limpeza semanal ou quinzenal. Quanto mais tempo deixar encardido, mais difícil será para limpar.

Mais uma vez, seu grande aliado vai ser o detergente neutro diluído em água morna. A água pode ser fria, mas a morna amolece mais rápido a sujeira, facilitando a remoção.

Para aplicar, molhe um pano nessa solução, torça um pouco e passe em todas as paredes primeiro. Deixe agir por uns 10 ou 15 minutos. Passado esse tempo, remova a sujeira com outro pano úmido, apenas com água e bem torcido.

Depois observe os locais onde o pano não conseguiu remover a sujeira. Molhe mais uma vez com a solução de detergente e água e depois esfregue com uma escovinha de limpeza com cerdas macias. Finalize com um pano limpo e repita o mesmo procedimento com o piso.

Continue a sua leitura, acesse: 15 ideias de paredes revestidas com pedras para renovar o seu banheiro.

4. Como desencardir cerâmica branca do jardim

A parede com pintura não pode ser esfregada com muita força ou irá danificar a superfície. Então, aplique aquela mesma solução de água com detergente na parede, mas dessa vez utilizando uma vassoura. Vá aplicando e esfregando de leve. Deixe cerca de 10 minutos agindo e só depois passe um pano com água limpa pura na parede. Pode usar a vassoura para esse enxágue, caso a parede seja alta. Como é uma área externa, não necessita secar.

No caso de a parede ser em cerâmica, um bom produto para limpar cerâmica branca encardida é o sapólio cremoso misturado à água. Basta aplicar a solução na parede ou piso, aguardar 10 minutos, esfregar delicadamente com uma vassoura de cerdas macias e enxaguar com bastante água morna ou fria.

5. Piso da churrasqueira e da cozinha

Na área da churrasqueira é muito fácil de ver o piso encardido, seja por causa do vai e vem das pessoas ou pela gordura e fuligem que caem no chão enquanto a churrasqueira está sendo utilizada. Mas como esse espaço é feito justamente para isso, pense bem antes de colocar um piso branco ou muito sensível a produtos de limpeza.

Mas caso opte por instalar o piso branco assim mesmo ou se na sua casa o piso já estava quando você chegou, calma, pois tem solução.

Mais uma vez você pode usar o sapólio, pois ele tem o poder de transformar uma faxina pesada em uma tarefa simples. O primeiro passo é escolher um sapólio líquido para limpar o piso. Depois, diluí-lo em água, conforme as instruções na embalagem. Depois é só aplicar no piso e nas paredes, deixar agir e enxaguar. Usar o produto certo faz toda diferença.

Essa mesma dica vale para remover a gordura da cerâmica branca da cozinha. A gordura é mais difícil de remover, e quando o detergente desengordurante com água morna não resolver, aplique o sapólio.

6. Desencardir as pedras brancas do jardim

Agora, para manter as pedras do jardim com a tonalidade sempre branquinha é preciso colocar todas as unidades dentro de uma bacia e deixar de molho por dois dias.

  • Dissolva, em uma bacia, 200 ml de água sanitária em um litro de água quente.
  • Após esse período, retire as pedras e enxágue-as duas ou três vezes em água corrente morna ou fria.
  • Deixe-as secar em um local bem espalhadas. 
  • Quando já estiverem bem secas, você pode colocar as pedras de volta no jardim de inverno.

É importante forrar o chão com uma manta para não deixar a pedra em contato direto com o piso.

Consulte profissionais para comprar o revestimento mais resistente

Se você vai reformar ou construir a sua casa e quer ter um piso ou paredes brancas na cozinha, sala ou banheiro, mas fica preocupado em como limpar piso encardido ou como limpar parede branca, converse antes com um profissional, como por exemplo com arquitetos de interiores.

Revestimentos não porosos

Um profissional poderá lhe auxiliar a escolher o melhor tipo de piso, porcelanato e revestimento branco para a sua casa, de preferência um que não seja poroso e assim, que não acumule tanta sujeira e que não mache com facilidade. Como você pode perceber, a melhor solução para ter paredes brancas ou pisos sem manchas é realizar uma limpeza periódica com produtos não abrasivos.

Revestimentos para exterior

Ambientes exteriores também pedem revestimentos especiais e mais resistentes para não manchar. Vai colocar uma escada na sua casa? Você não pode perder o nosso livro de ideias com uma seleção de pisos para escada: os mais indicados para áreas internas e externas.

32 Inspirações De Sala E Cozinha Conjugada Que Vão Te Surpreender
Arrow navigation 3b3136b1
Gostou das dicas para limpar o seu piso ou parede brancos? Deixe o seu comentário.
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!