Como saber qual o fogão ideal para sua cozinha

Eduardo Prado Eduardo Prado
Google+
Loading admin actions …

Dúvidas sempre esquentam nossas cabeças. Mas, com o perdão do trocadilho, é preciso estar com a cabeça fresca para saber quais as melhores escolhas para a decoração do lar. Estar atento às boas referências nos artigos homify é uma forma de dar bons passos para as escolhas bem feitas. Hoje entraremos juntos em algumas cozinhas. Andaremos na direção de um objeto onde produzimos alegrias e, de vez em quando, um pouco de frustração com cheiro de queimado. Falaremos sobre qual a melhor escolha de fogão para a sua cozinha. 

Com a infinidade de modelos encontrados no mercado e lojas que divulgam com letreiros coloridos que saltam na TV e internet, direcionar a atenção para uma escolha que realmente seja necessária, pode não ser muito fácil. Embora os preparos para a renovação ou o começo das compras na cozinha deixe sempre uma excitação no ar, é preciso não cair nas armadilhas. Primeiramente é necessário ter em mente qual a rotina de uso do eletrodoméstico. Outro ponto importante é a quantidade de pessoas diferentes e os tipos de pratos a serem preparados nos fogões, assim como é crucial também prever qual a disponibilidade de tempo para efetuar a manutenção necessária no fogão. 

Decidindo estes primeiros pontos, você poderá definir se o fogão a ser comprado será parte de uma cozinha planejada, se terá pouco espaço para o uso ou, ainda, se fará parte da decoração de um local mais amplo – sem esquecer, claro, do orçamento disponível para a compra. Medir os espaços disponíveis, planejar a proximidade com a bancada da pia e organizar outros itens eletrodomésticos é fundamental para fazer a melhor escolha.

Para ajudar a esclarecer estas dúvidas e outras mais, trouxemos a você um compilado com as principais características dos fogões mais comuns encontrados no mercado. São opções que vão desde os mais comuns fogões de piso a até fogões utilizados com lenha – tradicionais no interior do país. Observe bem cada característica e, se a dúvida persistir, anote-as todas no papel e confira pessoalmente cada modelo desejado. Certamente a observação pessoal fará toda a diferença. 

Aproveite as dicas!

Fogão de piso

Os mais comuns e tradicionais fogões encontrados no mercado oferecem variedade de cores, altura e potência do forno. Os preços para estes modelos são mais econômicos de forma geral e a principal atenção é quanto à altura dos pés. Para estes modelos, quanto mais alto, melhor, já que será necessário varrer embaixo do eletrodoméstico e tirá-lo do lugar para que a limpeza de gordura seja completa. Os fogões de piso são encontrados de quatro a seis bocas e são ideias para quem não precisa fazer pratos muito elaborados ou para quem tem família pequena. 

Neste projeto do escritório Asenne Arquitetura, de São Paulo (SP), a escolha por um fogão de piso trouxe uma configuração otimizada quanto a decoração com o armário planejado. Utilizando um modelo de quatro bocas e tamanho um pouco mais alto do que o balcão da pia, o fogão ficou em uma posição excelente para utilizações rápidas no dia a dia. O armário amarelo e a composição com o preto deixaram a cozinha moderna e linda!

Embutido

Para uma cozinha planejada, os fogões embutidos são as melhores soluções. Os modelos de fogões embutidos são ótimos para cozinhas mais compactas, deixam o ambiente com uma aparência melhor organizada e, com isso, tornam a decoração mais receptiva. A grande desvantagem deste tipo de modelo é que, no momento da troca, as dimensões do novo fogão deverão ser exatamente as mesmas do fogão que está sendo trocado. Essa restrição quanto a escolhas, pode desagradar se a sua preferência for de uma determinada marca ou modelo que não sejam fabricados em tamanhos iguais ao seu. 

Neste belo projeto de cozinha vermelha, a utilização de um fogão embutido trouxe discrição à decoração. Com a adequação perfeita do espaço, a cozinha ficou charmosa e perfeitamente bem utilizada em cada canto do pequeno espaço. 

De mesa

Os fogões de mesa, ou cooktops, como são mais conhecidos, vêm conquistando cada vez mais o público brasileiro. Também chamados de dominós, quando têm apenas uma ou duas bocas, a principal vantagem deste fogão é sua versatilidade. Com este modelo é possível encontrar soluções para balcões que sejam pequenos para a acomodação de um fogão. Possível de ser encontrado em até 5 bocas e com diversos acabamentos, o fogão de mesa é ideal para a utilização se você possuir uma ilha em sua cozinha. 

A desvantagem deste modelo é não possuir forno embutido. Contudo, este problema pode ser solucionado com a compra de um forno separado – algo que pode ser um facilitador quanto a ergonomia e a não necessidade de ficar abaixando para que o forno seja utilizado, assim como podemos notar nesta maravilhosa cozinha planejada quase que totalmente com o uso de madeira. 

Industrial

Tidos como modelos demasiadamente grandes para as atuais medidas em que geralmente são definidos os espaços da cozinha, o modelo industrial é uma boa opção onde o uso do fogão seja contínuo para preparos de grandes porções, como nos casos de utilização comercial em restaurantes, pequenas lanchonetes e etc. Se a sua demanda de uso pedir por um modelo como este, saiba que existem modelos de alta tecnologia que facilitam o uso do eletrodoméstico. Basta ter em mente as definições de espaço e demanda de uso para escolher o melhor modelo – que pode variar com opções de 6 a 10 bocas.

Forno a lenha

O conhecido sabor da culinária campestre tem sempre por trás a utilização de fornos a lenha. Trazendo uma composição mais rústica ao lar, este tipo de modelo é ideal para variar as formas com as quais os diferentes pratos são preparados. Apesar do charme na decoração, a utilização deste modelo de fogão é mais lenta e demanda o acúmulo de lenha e uma chaminé bem instalada para seu uso. Bom para a cozinha, mas ótimo para áreas externas, o uso deste modelo de forno será perfeito em churrasqueiras e cozinhas gourmets.

Na imagem, a cozinha projetada pela arquiteta Camila Tannous, de Campo Grande (MS), recebeu a presença tanto do fogão de mesa quanto do fogão a lenha para diversificar os deliciosos pratos a serem preparados no espaço.

Manutenção

A manutenção deve ser feita especialmente de acordo com o acabamento do fogão escolhido. Fogões de inox, por exemplo, não devem ser porosos para que a limpeza seja mais fácil. A escolha por modelos cromados também merece destaque quanto à facilidade para a limpeza. É necessário também verificar no momento da compra a forma com que podem ser retiradas as peças para a limpeza. Lembre-se: manter a limpeza e manutenção do fogão fará com que o eletrodoméstico tenha vida longa no seu lar e garantirá o bom preparo dos pratos. 

Agora que você já viu algumas dicas básicas, é só ir atrás do seu modelo de fogão preferido!

Qual destes modelos ficará melhor na sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!