Casa de tijolos à vista belíssima

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Se tem um material que nunca sai de moda ou se tem um material que sempre satisfaz às qualidades estéticas e técnicas de um edifício, este material é o tijolo cerâmico à vista. Além disto, os tijolos à vista combinam com qualquer tipo de decoração, do rústico ao moderno, as paredes de tijolos à vista dão um toque de aconchego aos ambientes e emprestam suas qualidades únicas aos ambientes. E, existem inúmeras opções de cores e texturas que atestam a atemporalidade e a funcionalidade deste material versátil e único.

Homify apresenta hoje um projeto residencial espetacular, de forma moderna e inteiramente revestido por tijolinhos à vista, de diferentes tons terrosos, que imprimem ao edifício uma aparência exuberante, compondo em cada fachada mosaicos de cores terrosas. O projeto de autoria do estúdio sul coreano AANDD Architecture and Design. A casa, denominada Casa L, possui volumetria simples, mas seu interior é composto de onze níveis diferentes, nos quais o programa diversificado se acomoda para conciliar os quatro estilos de vida diferentes desta família sul-coreana.

Curioso para experimentar mais uma solução arquitetônica inusitada vinda do oriente? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta residência singular e espetacular, inteiramente revestida de tijolos à visa e com uma organização espacial surpreendente e intrigante.

Integração com o entorno

A forma da residência é composta do encontro de dois volumes de formato trapezoidal. Mas o maior destaque deste edifício de vários níveis é a sua pele inteiramente revestida de tijolinhos à vista. Se a forma moderna do edifício dialoga com as construções vizinhas, a combinação dos diversos tons terrosos das suas superfícies externas realçam sua presença no entorno.  

Fachada principal

Nesta imagem podemos ver com mais clareza o encontro dos dois volumes de forma trapezoidal. Embora estejam justapostos, os dois volumes foram deslocados, criando assim espaços vazios, que foram utilizados como espaços de integração com o espaço exterior. Além das superfícies de tijolos à vista, a fachada principal é marcada pela pequenas aberturas, cujo desalinhamento evidencia a variedade de pavimentos no interior da edificação. No pavimento térreo, um recorte no volume principal foi utilizado como a entrada principal.

Atmosfera cool

Ao entrar na residência deparamo-nos com um ambiente totalmente diferente do que estamos habituados a experimentar. Além da predominância de superfícies brancas, as paredes não seguem o plano cartesiano, de ângulos retos. Além do plano da cobertura composto de superfícies inclinadas, o piso de madeira elevado evidencia a sofisticação e a exclusividade do espaço. Um papel de parede, que reproduz a imagem de Nova York, dá um toque jovial e agrega personalidade ao ambiente.

Living room

O deslocamento do volume voltado para a parte posterior do terreno possibilito a criação de uma entrada independente para o living room, que abriga a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar. Contrastando com as paredes revestidas de tijolinhos, o interior da residência é marcado pelas superfícies predominantemente brancas e pelo estilo contemporâneo.

A cozinha organiza-se em forma de L. O destaque do ambiente é o revestimento de vidro pintado da bancada em forma de ilha e dos armários planejados superiores, que realçam a sofisticação e a elegância do ambiente.

Sala de estar

Além da integração dos ambientes de convivência, cozinha, sala de jantar e sala de estar, o living room é marcado pela integração com a paisagem natural circundante. Amplos painéis de vidro temperado permitem a entrada de luz natural e descortinam a paisagem para o vale, situado na parte posterior do lote, criando assim uma sensação de continuidade espacial entre o living room e o espaço externo. A privacidade é garantida pelas cortinas de cor cinza.

O mobiliário desempenha um papel de destaque na decoração dos ambientes, agregando funcionalidade e requinte. A sala de estar é composta de dois pufes, de uma mesinha de centro redonda e de um rack de madeira. A sala de jantar é composta de uma mesa de jantar de madeira e de cadeiras de madeira maciça, nas cores preto e amarelo. Uma lareira metálica, na cor preta, complementa a decoração e dá mais aconchego ao ambiente.

Home-office

Além da área social e da área de serviço, o pavimento térreo abriga ainda um home-office, compacto e integrado à rua, através de uma janela horizontal, e ao jardim, através de um ampla abertura. O home-office é marcado pela simplicidade e funcionalidade. O piso de madeira contrasta com as superfícies de concreto aparente das paredes e agrega conforto ao ambiente.

Dormitório

A área íntima está situada nos pavimentos superiores. Como o programa de necessidades da residência organiza-se em onze níveis, a escada é um ponto central do projeto, interligando os espaços e os membros da família.

Os dormitórios experimentam sempre uma espacialidade diferente do que estamos acostumados. Nenhum quarto da casa é encerrado em um volume de seis planos. Este dormitório ocupa o mezanino. A plataforma, sobre a qual a cama repousa, serve de armário e nicho para armazenar objetos. E, a cabeceira da cama está embutida no armário. Tudo aqui é inusitado e cool.

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Suite master

Na suíte máster, a intersecção dos volumes trapezoidais produziu um ambiente inusitado e de planos e oblíquos e vazios. As superfícies neutras evidenciam a vista espetacular para a paisagem natural. Móveis de madeira de design simples e contemporâneo dialogam com o piso de madeira e realçam a simplicidade e a sensação de aconchego do ambiente.

Quer decorar o quarto com cores neutras, então aproveite as dicas deste artigo.

Terraço

Você já voltou do trabalho para casa mais cedo para aproveitar o pôr-do-sol com sua família? Pois o proprietário desta casa confessou ao arquiteto que costuma chegar à casa mais cedo para aproveitar a vista espetacular do pôr-do-sol com a família reunida no terraço. O espaço aberto está voltado para a parte posterior do terreno, no lado oeste, e além de voltar-se para o poente o terraço permite aos moradores desfrutarem da fantástica paisagem natural circundante.

Você construiria uma casa utilizando tijolinhos à vista nas fachadas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!