8 decorações que são uma viagem ao passado

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma porta se abre e com ela o tempo parece entrar em transe. Em um piscar de olhos, ao cruzar a porta, notamos que voltamos a um passado distante, onde as decorações são charmosas e com um estilo clássico que nos faz suspirar. É como se o tempo todo estivéssemos em um cenário de filme. Requinte por todos os lados, espaços amplos, móveis ornamentados e finamente trabalhados. A madeira é presente em cada detalhe. As peças do mobiliário exibem força e personalidade com curvas suaves e estofados com estampas sóbrias. Nas paredes, um papel de parede sóbrio recobre todo o ambiente e, quando a opção não é por um amplo papel de parede, quadros com grandes molduras trazem a imagem de realezas imponentes em suas roupas luxuosas. 

Apesar desta descrição onde nossos pés tocam descalços os tapetes felpudos, esta volta ao passado ainda não passa de um sonho. A viagem fica restrita à nossa imaginação e aos grandes filmes que fazem sucesso ao brincar conosco sobre uma viagem no tempo que poderia mudar o tempo todo os rumos que a urbanização tomaria. Afinal, quem não gostaria de mudar algo no passado? 

Hoje em dia, esta viagem é feita por meio da decoração com o estilo vintage, que se inspira em móveis e peças decorativas utilizadas no passado, mas com um acabamento moderno e até mesmo aparatos tecnológicos. Outra fonte de inspiração - o sempre incrível estilo clássico, traz nos detalhes charmosos e acabamento confortável dos móveis que parecem nunca padecer com o passar do tempo.

Já que nos apegamos apreciando estes estilos incríveis de decoração, por que não aproveitarmos e fazer alguns passeios no passado aproveitando algumas composições incríveis feitas por ótimos profissionais e com uma inspiração baseada em tempos que, se não voltam pelo calendário, certamente se faz presente nas ótimas referências decorativas de nosso lar. 

Por isso, venha conosco em nossa máquina do tempo imaginária onde o teletransporte é feito com a nossa imaginação atenta aos detalhes das imagens. Temos certeza de que serão inspirações incríveis. Aproveite!

Fachada

Casas modernas por Andrea Fabrizi
Andrea Fabrizi

Realizzazioni

Andrea Fabrizi

As casas de pedra inspiram fortalezas. Principal material utilizado na construção de grandes castelos da Idade Média, as pedras são há milênios o principal recurso do homem na busca por um lar seguro e que não ceda às grandes variações climáticas. No Brasil, este tipo de construção pode ser visto nas construções no período colonial, onde os portugueses utilizavam grandes pedras para edificar igrejas, conventos e casarões em diversas cidades. Com o passar do tempo, a modernidade fez com que estas construções cedessem espaços aos grandes prédios que cada vez mais tomam conta das médias e grandes cidades. Seja qual for a sua preferência, se por casas de pedras clássicas ou arranha-céus modernos, a certeza é de que é sempre especial encontrar uma construção deste tipo, que, além de conferir muita segurança, traz o conforto térmico nas mais variadas temperaturas.  

Sala

Salas de estar eram os lugares preferidos para manifestar as preferências artísticas e o aconchego de casas que acolhiam com muito conforto todos que ali passassem. Ainda hoje na decoração clássica, podemos encontrar excelentes referências para compor salas de estar incríveis com a soma de peças de muita personalidade no ambiente. Neste projeto maravilhoso do escritório Piloni Arquitetura, de São José do Rio Preto (SP), a utilização da cor azul para as paredes que imitam molduras, soma-se em uma combinação perfeita com os tambores decorativos do ambiente. O amplo sofá clássico em formato L, chama a atenção pela elegância e tamanho, assim como o lindo conjunto de poltronas em couro. Os quadros em preto e branco reforçam o estilo clássico da decoração, assim como a presença do lindo lustre reforça a elegância do ambiente. A ampla cortina em tom pastel traz a combinação conjunta com o grande sofá e traz descrição sem perder a iluminação natural externa. Um projeto magnífico. 

Cozinha

Se a nossa volta ao passado já nos trouxe aos lindos aposentos da sala de estar, quando chegamos à cozinha nossos olhos não podem brilhar por menos. A utilização de peças em madeira é uma certeza na decoração de estilo clássico. Assim como é também a presença de mesas com detalhes trabalhados em sua estrutura. Neste belo projeto, além destas duas observações, podemos notar também a presença de um incrível apoio para copos invertidos deixados sobre a mesa de centro do espaço, onde poderia também estar uma ilha. A cor verde clara traz um acolhimento especial, onde a madeira parece reforçar o perfume saboroso dos temperos da linda cozinha. 

Sala de jantar

Para a sala de jantar, a presença de uma boa mesa com cadeiras confortáveis é a principal atração da decoração clássica. Como uma viagem no tempo podemos perceber que o conforto é o principal predicado de ambientes sempre acolhedores. A utilização de um papel de parede com tons claros e texturas perceptíveis com a presença da luz, torna o local quase monocromático se não fosse pela linda presença do lustre belo e dourado. Para não dizer que estamos realmente no passado, a TV moderna traz o contraste moderno para o lindo espaço. O ótimo projeto é da arquiteta Michelle Monck, de Porto Alegre (RS). 

Quarto

O quarto decorado com o estilo clássico não poderia proporcionar menos conforto do que os demais ambientes. Neste belíssimo projeto, a utilização de um conjunto esverdeado para as cortinas e jogo de cama, trouxe calma e conforto visual ao espaço, que conta ainda com a presença de móveis clássicos e elegantes, como as poltronas e o pequeno criado-mudo. O papel de parede que possui texturas de discretas variações e as porcelanas que revestem também de verde as colunas, trazem um resultado singular ao projeto.

Banheiro

Banheiros clássicos por SANCHIS
SANCHIS

Sunrise – Novedad Cevisama 2015

SANCHIS

É bem verdade que a amplitude do banheiro neste belo projeto parece um sonho. Atualmente o boom imobiliário tem nos apertado cada vez mais em projetos que dão menos espaços aos banheiros. Mas, como em nossa viagem os arranha-céus estavam distantes de serem construídos, passamos por este banheiro maravilhoso e cheio de espaço. Para a decoração um lindíssimo gabinete colonial foi utilizado junto ao espelho de moldura clássica. O ambiente revestido de granito e azulejos em tons claros, próprios da decoração em estilo clássico, ganhou ainda a presença de uma linda banheira com torneiras acobreadas e a delicada cortina. 

Varanda

Cores vivas misturam-se em meio ao ambiente de tons claros nesta linda varanda que foi projetada perfeitamente para aproveitar a presença da luz natural. Ao fundo, a parede que imita tijolos tem como composição decorativa a presença de dois abajures colados à parede que cercam quatro peças de porcelanas centralizadas no espaço. Tudo absolutamente lindo.

Home Office

Estar do Crítico de Cinema: Escritórios  por Francisco Humberto Franck
Francisco Humberto Franck

Estar do Crítico de Cinema

Francisco Humberto Franck

Para o home office, chegamos a este lindo espaço projetado pelo arquiteto Francisco Humberto Franck, de Porto Alegre (RS), que utilizou uma linda mesa azul com curvas suaves para compor a decoração clássica. O piso feito em vinílico que imita madeira, a poltrona estofada e a estante feita de blocos de vidro ao fundo, dão um efeito espetacular ao ambiente. 

De qual ambiente você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!