O tecido ideal para as cortinas

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

As cortinas são um acessórios essenciais para complementar e dar um toque final de estilo na decoração da casa. É preciso escolher muito bem essa peça para que ela harmonize com o restante do ambiente. Além de decorativas, as cortinas são também objetos muito funcionais: Elas protegem os móveis do sol, ajudando a ter mais durabilidade, podem servir de divisórias para a separação de um espaço, tem a função de controlar a luminosidade do ambiente , ajudando a clarear ou escurecer, e também auxiliam no controle da ventilação. E claro, proporcionam uma gostosa sensação de privacidade e intimidade. 

Existem variados tipos de tecidos adequados para cada tipo de ambiente, como: O cetim, voil, brim, seda, algodão, linho, gaze, shantung, são alguns deles. É possível encontrar estampas e padronagens infinitas. Antes de  iniciar a decoração, analise bem o ambiente e defina o melhor  estilo de cortinas que atendam a necessidade de cada espaço. Sendo assim, certamente trará o efeito desejado.

Deixa o sol entrar

Para quem gosta de manter o ambiente da sala de estar com a luz natural, o ideal é optar por cortinas com comprimentos longos e em tecidos bem leves e fluidos. Esta cortina em Voil, é uma boa escolha, se a preferência é deixar que a claridade entre totalmente no ambiente. Com este tecido transparente é possível manter toda a iluminação ao longo de um dia ensolarado. 

Teatral e forte

Para este projeto do italiano  Paolonet Di Paolo Brignonea cortina em tecido mais pesado e marcante como o veludo azul escuro, imprime ousadia na decoração ao ambiente, além disso, esse tipo de tecido ajudar a abafar o calor, e fazem o efeito contrário em tempos mais frios. Neste cômodo no estilo clássico europeu, ele se encaixa perfeitamente. A cortina se transforma em um pano de fundo, criando um cenário irreverenterelembrando as cortinas das salas de espetáculo do século passado. Essa combinação alia de funcionalidade, estilo e conforto, incorporando bastante personalidade ao espaço.

Persiana Romana

Neste ambiente clássico,  as cortinas no estilo Persiana Romana, controlam a entrada de luz de maneira gradativa. Com o tipo de abertura vertical comum neste modelo, abrir e fechar a cortina em camadas, se torna prático na hora de decidir por clarear ou escurecer o ambiente. Normalmente estas cortinas são feitas em tecidos mais grossos e resistentes às ações do tempo, proporcionando bastante durabilidade. Este modelo em estampa floral na cor acinzentada, agrega mais classe e elegância e privacidade. 

Rústico e agradável

Para criar um ambiente mais rústico e de inteiro conforto, como este, projetado pelo Espaço Glaucia Britto, os tecidos das cortinas em tons de areia e terrosos são a melhor pedida. Selecione cortinas com comprimentos mais largos e longilíneos, cobrindo toda  a extensão da janela, que ajudam a trazer uma sensação de amplitude para este cômodo. Além de transmitir requinte e sensação de  relaxamento. O linho e uma melhor  ótima opção para quem deseja cortinas com fluidez e consistência, ele ajuda a neutralizar a luz de fora e esquenta o ambiente, além de criando um clima bem natural.

Cobertura de seda

A cortina em Seda deixa o ambiente mais requintado e sereno. Este tecido é considerado o mais nobre para ser utilizado em cortinas, com toque macio e um brilho especial, a Seda existe em diferentes padronagens e cores que vão passam pela cor mais forte, como os vermelhos intensos, os terrosos , até os tons pastéis, neutros e leves, proporcionando um ar de romantismo e  requinte, com muita sutileza até para um ambiente com uma decoração mais simples. 

Retrô e delicado

Para um quarto no estilo retrô, Uma boa ideia é usar uma cortina em tecido mais leve e fluido, com cores neutras e  mais sutis. Neste caso, as cortinas em poliéster na cor bege, apresentam uma função inusitada neste cômodo. Ela se destaca  como uma criativa solução para substituir as portas de um guarda roupa, o que mostra que este acessório pode ser bem versátil se usado com criatividade e bom senso.

Listrado

Para este quarto, projetado pelo Studio Oskar Mikail, as cortinas entram em total  sintonia com decoração, o tecido  leve em cores neutras, adere a mesma padronagem da roupa de cama, o que pode ser uma opção se a ideia é estender o mesmo conceito. O tecido usado é o voil listrado e ajuda a balancear a entrada de luz. 

Tons de verde

Apartamento Barra da Tijuca: Quartos  por Cris Moura Arquitetura
Cris Moura Arquitetura

Apartamento Barra da Tijuca

Cris Moura Arquitetura

Neste quarto  mais clássico,  as cortinas trazem uma atmosfera de mais conforto para quem prefere dormir em um ambiente mais escuro. A cortina escolhida, foi esta em tom verde musgo feita de cetim,  que é um tecido bem delicado e elegante,  porém cintilante, que se usada sozinha permite a entrada de luz externa. Para evitar  a sensação de acordar com o sol entrando no ambiente, uma alternativa é incorporar um segunda camada a cortina usando um forro como  para acabamento. O tecido foi o brim em tom verde musgo, que auxilia no bloqueio da luminosidade.   Ideal para um momento de puro relaxamento.

Black total

Para um clima intimista e aconchegante no quarto, apostar em cortinas de tecidos escuros, é a perfeita opção se o desejo é bloquear qualquer passagem de luz vinda da janela. Para reforçar ainda mais o bloqueio da luminosidade, como sugestão, adicione um forro mais grosso, como uma segunda camada de proteção para essa cortina. Existem inúmeras opções no mercado, uma delas é o forro Blackout que é um tecido feito em 100% poliéster, muito resistente a ação solar.

Flores na janela

As Cortinas florais, são uma bela escolha, para quem gosta de um estilo mais campestre e alegre, sem ser neutro. Os tecidos florais em shantung, são  tecidos mais encorpados e mais resistentes a ação solar, retardam o amarelamento do tecido com o tempo,  e compõem harmoniosamente ambientes como a salas de estar e o quartos , deixando-os mais alegres e românticos com aquele ar mais fresco, alegre e jovial.

Conte para nós qual o tecido de cortinas que mais combina com o estilo da sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!