O tecido ideal para as cortinas

Rafaela Maia Rafaela Maia
Casa Luxo, Carolina Mendonça Projetos de Arquitetura e Interiores LTDA Carolina Mendonça Projetos de Arquitetura e Interiores LTDA Salas de estar modernas
Loading admin actions …

A cortina é uma peça essencial para dar o acabamento na decoração da casa. Por isso, é preciso escolhê-la de forma que harmonize com o restante do ambiente. Mas além de decorativa, a cortina é também funcional.

Ela protege os móveis do sol, ajudando a aumentar sua durabilidade. Pode servir de divisória para a separação de um espaço, tem a função de controlar a luminosidade do ambiente, ajudando a clarear ou escurecer, e também auxilia no controle da ventilação. E claro, proporciona uma gostosa sensação de privacidade e intimidade. 

Existem variados tipos de tecidos adequados para cada tipo de ambiente, como cetim, voil, brim, seda, algodão, linho e shantung, por exemplo. É possível encontrar estampas e padronagens infinitas.

Então, antes de iniciar a decoração, analise bem o ambiente e defina o melhor tecido para cortina que atenda a necessidade de cada espaço. Sendo assim, certamente trará o efeito desejado. Se tiver dificuldade em encontrar o modelo perfeito, conte com uma consultoria profissional de um designer de interiores.

Veja agora alguns modelos de ambientes com diferentes tecidos para cortina e inspire-se com as ideias propostas pelos profissionais da homify.

Tecido de cortina para sala

Para quem gosta de manter o ambiente da sala de estar com a luz natural, o ideal é optar por cortinas com comprimentos longos e em tecidos bem leves e fluidos. Essa cortina em voil é uma boa escolha, se a preferência for deixar que a claridade entre totalmente no ambiente. Com esse tecido transparente é possível manter toda a iluminação ao longo de um dia ensolarado.

Tecido para cortina de quarto teatral e forte

Você pode querer escolher tecidos para cortina grosso, como nesse projeto em que foi utilizado o veludo azul escuro, imprimindo ousadia na decoração. Além disso, esse tipo de tecido ajudar a abafar o calor e faz o efeito contrário em tempos mais frios.

Nesse cômodo no estilo clássico europeu, ele se encaixou perfeitamente. A cortina se transforma em um pano de fundo, criando um cenário irreverente, relembrando as cortinas das salas de espetáculo do século passado. Essa combinação alia funcionalidade, estilo e conforto, incorporando bastante personalidade.

Tecido de cortina para persiana romana

Esse é um outro ambiente em estilo clássico, no qual foram utilizadas as cortinas no estilo Persiana Romana, controlando a entrada de luz de maneira gradativa. Com o tipo de abertura vertical comum neste modelo, abrir e fechar a cortina em camadas se torna prático na hora de decidir por clarear ou escurecer o ambiente.

Normalmente o melhor tecido para cortinas nesse estilo são os mais grossos e resistentes às ações do tempo, proporcionando bastante durabilidade. Esse modelo em estampa floral na cor acinzentada agregou ainda mais classe e elegância, conferindo o aspecto de papel de parede.

​Persiana romana simples

Assim como há modelos mais sofisticados de tecidos para cortina persiana romana, há modelos mais simples, sem função decorativa. É ideal para quando você quer uma solução prática e funcional, sem precisar de alto investimento, e ainda assim deixa o ambiente bonito. São muito utilizadas em quartos de visita ou casas de praia, pois não necessitam de grande manutenção e limpeza frequente.

Tecido rústico para cortina

Para criar um ambiente mais rústico e de inteiro conforto como esse, o pano para cortina em tons de areia e terrosos são a melhor pedida. Selecione cortinas com comprimentos mais largos e longilíneos, cobrindo toda a extensão da janela, que ajudam a trazer uma sensação de amplitude para o cômodo, além de transmitir requinte e sensação de relaxamento.

O linho para cortina é uma ótima opção para quem deseja proporcionar fluidez e consistência. Ele ajuda a neutralizar a luz de fora e esquentar o ambiente, além de criar um clima bem natural.

Cortina de seda

A cortina em seda deixa o ambiente mais requintado e sereno. Esse tecido é considerado o mais nobre para ser utilizado em cortinas, com toque macio e um brilho especial. A seda existe em diferentes padronagens e cores que passam por tons mais fortes, como os vermelhos intensos, os terrosos, até os tons pastéis, neutros e leves, proporcionando um ar de romantismo e requinte, com muita sutileza até para um ambiente com uma decoração mais simples.

Tecido barato para cortina

Para um quarto no estilo retrô, uma boa ideia é usar uma cortina em tecido mais leve e fluido, com cores neutras e mais sutis. Nesse caso, as cortinas em poliéster na cor bege apresentam uma função inusitada. Elas se destacam como uma criativa solução para substituir as portas do guarda-roupas, o que mostra que este acessório pode ser bem versátil se usado com criatividade e bom senso.

Cortinas de tecido listrado

Para esse quarto, as cortinas entram em total sintonia com o restante da decoração. O tecido leve em cores neutras adere à mesma padronagem da roupa de cama, o que pode ser uma opção se a ideia é estender o mesmo conceito. O tecido usado é o voil listrado, qu tem muita leveza e ajuda a balancear a entrada de luz.

Tecidos para cortinas em tons de verde

Nesse quarto as cortinas trazem uma atmosfera de mais conforto para quem prefere dormir em um ambiente escuro. A cortina escolhida foi em tom verde musgo feita de cetim, que é um tecido bem delicado e elegante. Porém é cintilante, que se usada sozinha permite a entrada de luz externa.

Para evitar a sensação de acordar com o sol entrando no ambiente, uma alternativa é incorporar um segunda camada à cortina usando um forro de cortina para acabamento. O tecido nesse caso foi o brim em tom verde musgo, que auxilia no bloqueio da luminosidade.

Tecido fino para cortina preta

homify Quartos modernos

Para um clima intimista e aconchegante no quarto, com a intenção de bloquear a passagem de luz vinda da janela, apostar em cortinas de tecidos escuros é a perfeita opção. Para reforçar ainda mais o bloqueio da luminosidade, como sugestão, adicione um forro de cortina grosso, como uma segunda camada de proteção. Existem inúmeras opções no mercado, uma delas é o forro blackout que é um tecido feito em 100% poliéster, muito resistente à ação solar.

Nesse caso, por causa da cor escura, o ideal é que escolhido um tecido fino para cortina, deixando o ambiente menos carregado e harmonizando com móveis claros.

Tecido shantung para cortina

As cortinas florais, são uma bela escolha para quem gosta de um estilo mais campestre e alegre, sem ser neutro. O tecido shantung para cortina é uma opção mais encorpada e mais resistente à ação solar. Retarda o amarelamento do tecido com o tempo e, nos modelos florais, compõe harmoniosamente ambientes como a salas de estar e o quartos, deixando-os mais alegres e românticos.

​Tecido de cortina para sala refinada e clássica

Já se a sua ideia for montar um ambiente em estilo clássico, com riqueza em detalhes, valorizando o refinamento, a cortina cumpre um papel ainda mais importante. Esse modelo confere imponência e faz toda diferença no acabamento da decoração, com tecidos finos em uma composição de liso e estampado, e os pingentes clássicos para um detalhe especial.

​Cortina double vision

Esse modelo de tecido para cortina está muito popular devido à sua praticidade. Conforme o nome indica, é um tecido sobreposto e com listras horizontais que permite ver a área externa sem precisar abrir completamente a cortina. Além de ter um design muito bonito que combina com qualquer ambiente, sua principal função é conceder um prático controle da luminosidade.

Conte para nós qual o tecido de cortinas que mais combina com o estilo da sua casa.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista