Casa pré-fabricada dos sonhos

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Você provavelmente já ouviu falar sobre casas pré-fabricadas. Diferente das casas convencionais, construídas em loco, tijolo por tijolo, as casa pré-fabricadas caracterizam-se pela produção na fábrica, portanto, pela rapidez de produção e de montagem. Mas não é só isto. As casas pré-fabricadas apresentam inúmeras vantagens em relação às construções tradicionais. Elas incorporam mais facilmente as novas inovações tecnológicas, como automação via smart phones, captação de energia solar para produzir energia elétrica, reaproveitamento das águas pluviais e o mais surpreendente, mobilidade. Você já pensou em habitar uma casa que pode ser levada contigo para onde você quiser? Bem-vindo ao jeito novo de morar.

Homify viaja hoje para a Colômbia para apresentar o projeto magnífico da Casa VIMOB, projetada pelo estúdio Colectivo Creativo. A casa está localizada em Matapalo, Palmira, no Valle do Cauca, mas por enquanto. Já que a casa é móvel e devido à leveza e facilidade de transporte, pode ser desmontada e remontada em outro lugar. A Casa é um refúgio modular, baseada no conceito de pré-fabricação, fácil de ser montada e com um programa de necessidades compacto. A madeira é o material de excelência usado para dar forma e vida a este edifício modular que caracteriza-se pela simplicidade, pela sua relação com o entorno e pela sua integração com a natureza.    

Curioso para desvendar todos os encantos e surpresas desta casa pré-fabricada compacta e funcional? Então confira a seguir mais imagens e detalhes desta casa que esbanja leveza, simplicidade e funcionaidade

Integração com a paisagem

O projeto da casa VIMOB nasceu da necessidade de criar um refúgio em uma área de difícil acesso e de vistas espetaculares, um lugar onde a construção convencional seria inviável por causa da dificuldade de transporte e de mão de obra. Portanto, somente uma casa pré-fabricada, modular, e de fácil transporte e montagem viabilizaria o sonho de habitar a região do Valle do Cauca. A Casa VIMOB é marcada pelas superfícies de madeira, de tons terrosos variados, e pelas superfícies de vidro, que descortinam as vistas privilegiadas para a paisagem natural circundante.

Leveza e versatilidade

As superfícies de madeira de diferentes tons terrosos, que revestem as fachadas da casa modular, foram dispostas de modo aleatório, criando um mosaico terroso, que evidenciam a relação da construção com o entorno e a combinação de tradição e modernidade.

A casa assemelha-se a um container, devido a sua forma retangular. Apesar de super compacta, a residência explora também a relação com o espaço externo, através de áreas livres, plataformas de madeira, que servem de varanda e como uma extensão dos ambientes internos.

Facilidade de montagem

Vista assim, firme e fixa sobre o terreno de verde exuberante, a casa VIMOB não aparenta seu caráter de construção nômade. Uma das principais características desta residência é a sua facilidade de montagem, que emprega o mínimo de ferramentas. Qualquer pessoa pode montá-la no local que desejar, despendendo o mínimo de desforço e tempo, como um brinquedo Lego, só que em uma escala maior. Aqui, a casa ergue-se num campo aberto e destaca-se na paisagem de natureza selvagem. O pequeno jardim indica o início da colonização do terreno.

Interior da residência

Contrastando com os painéis de madeira de tons terrosos, que revestem as superfícies externas, o interior da residência é inteiramente revestido de painéis de madeira OSB, material resistente e ecologicamente correto. Os painéis estruturais de OSB são feitos com restos de madeira, em forma de tiras, que então são unidas com resinas aplicadas sob altas temperaturas e pressão. Após este processo altamente automatizado, os painéis são permanentemente controlados e testados sob padrões rígidos de qualidade, a fim de atestar sua viabilidade para o consumo.

Além dos painéis de OSB, tábuas de madeira revestem o forro e o piso da residência, realçando a sensação de aconchego e calor dos ambientes.

Cozinha

Os espaços sociais da residência formam um único ambiente, que integra a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar. A otimização dos espaços e móveis compactos garantem o conforto e a funcionalidade de cada espaço.

O espaço da cozinha é estruturada em formato linear, reduzindo assim perdas de espaço com a circulação. Os armários de madeira planejados, como os armários superiores com acabamento em laca branca, agregam funcionalidade e personalidade ao ambiente.  

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Living room

Os espaços da sala de estar e da sala de jantar são delimitados pelo mobiliário, podendo ambos espaços alternarem suas posições. A sala de estar é composta pelo sofá de design contemporâneo, na cor cinza, e pela luminária de chão, com cúpula em tecido na cor preta. A sala de jantar é composta de uma mesa de jantar, de duas cadeias DWS, um clássico do design internacional, e de um armário de madeira. A decoração é simples e em harmonia com a arquitetura do edifício.

O salão principal, apesar de compacto, desfruta de vistas privilegiadas para a paisagem circundante. As amplas portas-janelas permitem a entrada de luz natural abundante e trazem a natureza para dentro.

Dormitório

A área íntima da residência é composta de dois quartos. Neste modelo, um dos dormitórios foi convertido em home-office e o outro manteve sua função de dormitório. 

O quarto é marcado pelas superfícies de OSB e pelo enquadramento das vistas através de aberturas verticais, que garantem maior privacidade. A cama é composta de uma estrutura em madeira, com cabeceira e criados-mudos integrados, que realçam a simplicidade e a funcionalidade do ambiente.

Relax total

A casa VIMOB é mais um exemplo de solução alternativa para o problema habitacional, oferecendo uma opção diferente de morar e de se relacionar com o meio ambiente. Como foi mencionado, a casa pode ser levada e instalada em qualquer lugar e pode ser customizada, a fim de adaptar-se melhor às necessidades de cada morador. 

Se você aprecia ambientes compactos e aconchegantes e está em busca de mais liberdade e de uma casa que possa te acompanhar em suas mudanças, você em breve estará morando em uma casa destas.

Se você quer conhecer mais um projeto deslumbrante de casa pré-fabricada, leia este artigo.

Você consideraria trocar sua moradia convencional por uma casa itinerante?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!