7 dicas para deixar sua casa mais verde!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Plantar o bem para colher além. Cada vez mais quando pensamos em plantar o bem, ligamos as boas atitudes ao ato de respeitar o mundo em que vivemos. Em tempos onde os desmatamentos batem recordes, o aquecimento global é cada vez mais feroz e muitas espécies de plantas e animais entram em extinção, fazer um pouquinho a cada dia é uma forma de garantir um bom lugar para que nossos filhos e netos morem. Embora não seja possível que cada pessoa replante toda uma floresta, é imprescindível que o aprendizado na convivência com as plantas faça parte de nossa rotina. Apenas reeducando a forma de enxergar a natureza é que podemos trazer mudanças significativas.

Uma das formas de reeducar o nosso contato com a natureza é ter o máximo de proximidade com as plantas por meio de jardins na decoração do nosso lar. Embora a ideia pareça um tanto rasa na questão de evitar grandes desmatamentos, esta é uma forma inicial de reeducar o respeito e a necessidade de ter ao nosso redor, plantas que melhoram nossa saúde, alimentação e praticamente tudo o que nos cerca. Afinal, embora esqueçamos, quase tudo que utilizamos provém de recursos naturais.

Em nossa casa, quase todos os espaços podem ser aproveitados com a utilização de plantas. Embora cada estilo de decoração mereça ser respeitado em suas características e preferências pessoais, a presença de plantas proporciona bem estar, harmoniza o ambiente e é uma terapia natural para o dia a dia. Escolher os tipos de espécies com as quais você mais se identifica e cultivá-la em seu lar, certamente trará transformações significativas à sua rotina.

Para mostrar o quanto isto é possível e toda a diferença que faz na escolha por uma decoração com a presença marcante das plantas, trouxemos algumas excelentes ideias para que a sua intimidade com as nossas amigas verdes possa ser cada vez mais e frutífera. Aproveite as boas referências dos melhores profissionais do mundo e comece agora mesmo a planejar ambientes com mais vida ao seu lar. Temos certeza que você sentirá as melhores inspirações. 

Aproveite!

Telhado

A vantagem de morar em casas é, sobretudo, ter a oportunidade de aproveitar os espaços com maior liberdade e, assim, deixar a imaginação fluir para embelezar os ambientes de formas incríveis. Para o cultivo de plantas, praticamente todos os ambientes trazem possibilidades interessantes, sobretudo pelo contato mais direto e fácil com o sol e as variações climáticas. Ter uma casa mais verde pode começar pelos lugares que você menos imagina. E um destes lugares pode ser o seu telhado. A utilização de plantas no telhado traz um visual mais bonito e delicado ao imóvel e o cultivo não traz grandes dificuldades. 

Neste projeto lindo da LM Arquitetura | Conceito, de Maceió (AL), a utilização por um conjunto de flores vermelhas sobre toda a extensão do telhado, deixou o visual desta casa lindíssimo. A utilização das flores no telhado fez com que o lar pareça mais acolhedor e seu visual externo seja um cartão lindo de boas-vindas a todos. 

Iluminação natural

Vila Nova Apartment - Living / Sala de Estar: Salas de estar modernas por DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.
DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

Vila Nova Apartment – Living / Sala de Estar

DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

Aproveitar a iluminação natural é uma excelente forma de reduzir os custos com energia elétrica e proporcionar um ambiente favorável ao cultivo de plantas no interior da casa. Para isto, a escolha por grandes janelas é uma boa opção, assim como uma decoração com a predominância das cores claras. Uma boa dica para um estilo de decoração com a presença de cores claras é se basear na decoração em estilo mediterrâneo, encontrada aqui no homify. 

Neste projeto do arquiteto Diego Revollo, de São Paulo (SP), a escolha por elementos em cores claras trouxe equilíbrio e harmonia ao espaço. A escolha por pequenos vasos distribuídos no ambiente torna o espaço mais aconchegante, acolhedor e traz boas referências quanto ao uso de plantas na decoração. 

Cozinha

A cozinha é um local excelente para que a sua casa fique com uma decoração mais voltada à presença de plantas e flores. Geralmente bem iluminada e com espaços perfeitos para o cultivo de pequenas hortaliças, a cozinha pode ser um bom ponto inicial para que a terapia com o cuidado de plantas possa ter como benefício direto a sua própria saúde. Afinal, ter no lar temperos e legumes que possam ser consumidos sem agrotóxicos faz muita diferença tanto no sabor dos pratos e no bem estar do próprio corpo. Um bom exemplo de decoração harmônica é esta cozinha com forte presença do branco nos armários e perfeitamente iluminada naturalmente. A escolha por um tom de verde claro no canto superior da parede foi ótima para compor a decoração com as pequenas plantas. 

Banheiro

Assim como em todos os ambientes da casa, a presença das plantas no banheiro contribuirá para deixar o seu lar muito mais verde. Ótimas para filtrar o ar do ambiente, deixar o local mais fresco e equilibrar a temperatura em ambiente muito quentes, as plantas trazem possibilidades decorativas que só enriquecem o banheiro. Seja com pequenas flores ou até mesmo a presença de pequenas árvores, a decoração fica muito bem valorizada. Neste projeto da arquiteta Daniella Zuffo, de Barueri (SP), a decoração com pequenas palmeiras deixou o banheiro mais agradável. Os espelhos que parecem flutuar entre as árvores trazem uma composição criativa e elegante, assim como a presença do grande balcão em madeira maciça. 

Jardim criativo

Reaproveitar objetos com ideias de DIY – Faça você mesmo ou com ideias de upcycling, são formas inteligentes e criativas de trazer uma decoração com mais personalidade ao seu espaço. Quando estas decorações são feitas para a inclusão de plantas no ambiente, os resultados são incríveis. E é este adjetivo que podemos dar a este belo projeto do paisagista Eduardo Luppi, de São Paulo (SP). Reaproveitando móveis que seriam descartados na natureza, o paisagista fez uma bela decoração com o uso de plantas de uma forma muito original! 

Muro verde

Ainda falando sobre as formas de variar os formatos do seu jardim, trouxemos a composição de muros vivos ou jardins verticais. Excelentes para qualquer espaço da casa, a utilização destes formatos de jardins contribui de forma incrível para a decoração trazendo protagonismo e ao mesmo tempo discrição em peças que se moldam facilmente ao ambiente, como neste projeto da MC3 Arquitetura, Paisagismo e Interiores, de Santo André (SP).

Aproveite a varanda

Não há espaço melhor para o cuidado das plantas do que a sua varanda. Sempre com a luz natural presente e ao mesmo tempo protegendo das chuvas, a decoração verde pode ser ótima nas mais diversas formas de jardins, como neste lindo projeto, onde as plantas foram deixadas em um formato de jardim vertical sobre a parede, suspensas em pequenos ganchos ou até mesmo com a utilização de caixotes de feiras para compor o jardim. 

E você, tem plantas na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!