Mobiliário: as múltiplas expressões da madeira

Pedro Ribeiro Pedro Ribeiro
Badewanne Objekte, Design by Torsten Müller Design by Torsten Müller Banheiros ecléticos
Loading admin actions …

A madeira é um material nobre, um recurso natural que os seres humanos têm utilizado desde os primórdios da História. Atualmente se consomem cerca de 3,5 bilhões de metros cúbicos de madeira no mundo. Embora mais de metade desse montante seja utilizada como combustível, a madeira não só é utilizada como também demonstra muitas qualidades que a tornam um material muito apetecível para a fabricação de mobiliário de diversos tipos. Apreciamos a madeira em virtude da sua resistência, durabilidade, beleza e porque é um material sustentável e ecológico. Além disso, a madeira revela muitos aspectos e vai mais além do que os materiais rústicos. A madeira é elegante, moderna e funcional e as suas rugas e imperfeições a transformam num material vivo, que evolui e muda e, como os bons vinhos, melhora com os anos.

Vamos descobrir os variados aspectos da madeira através de algumas peças de mobiliário dos nossos especialistas da Homify.

Um clássico: a mesa de madeira

homify Salas de jantar modernas Mesas

Haverá algo mais clássico do que uma mesa de madeira numa cozinha ou sala de jantar? Há diversos tipos de madeira que consoante os estilos são aplicados de diversas formas na criação de mesas feitas com este material. Desde o estilo rústico, até ao mais elegante, passando por itens como este, que apresenta um toque industrial. Aqui, a típica mesa de madeira maciça de quatro pernas revela um elemento de metal, uma estrutura na parte inferior para alterar o estilo da mesma.

Metal e madeira remetem para um casamento perfeito que está cada vez mais in. Dois materiais nobres que coexistem em perfeita harmonia: a madeira confere elegância ao metal, e este, por sua vez, torna a madeira mais moderna.

Além do estilo rústico

homify Salas de jantar Cadeiras e bancos

Embora muitos identifiquem a madeira com o design rústico, é possível constatar que existem muitos estilos que elegeram a madeira um dos seus respaldos. O estilo escandinavo é um deles. Como exemplo, apreciemos estas cadeiras feitas de madeira maciça com uma estrutura de ferro lacado que podemos encontrar disponível em várias cores. Tanto a madeira como o metal são tratados e pintados, sendo possível escolher desde o tom natural a uma cor clara que permite expor a madeira, passando pelo preto que cobre tudo.

A banheira de madeira

Podemos ficar surpreendidos ao encontrar uma banheira de madeira, não obstante tendermos a associar a água como um dos inimigos desta. No entanto, este material é muito comum em banheiras japonesas, usado mesmo antes do ferro fundido. As banheiras de madeira não são esteticamente deslumbrantes, mas revelam ser mais agradáveis ao toque, mais quentes. Embora não quebrem ou descolorem, requerem alguns cuidados específicos. Após cada uso, devem ser lavadas em água corrente para remover todos os vestígios de espuma, que podem vir a enfraquecer o material. 

Além disso, como toda a superfície de madeira, não devem ser usados detergentes químicos para limpeza e de vez em quando é necessário aplicar óleo ou outros produtos apropriados para conservar madeira.

Combinando madeiras

Desde o simples pinho até à elegante madeira de nogueira, passando pelas madeiras claras, como vidoeiro ou faia até ao extraordinário ébano, o campo é ilimitado. As caraterísticas de cada madeira vão além da cor. Existem mais resistentes como o carvalho ou teca até mais suaves e flexíveis como o abeto. Para mobiliário decorativo, como esta original e eclética cômoda, podemos misturar diferentes tipos de madeira e jogar com texturas e cores.

Dormir na floresta

Pode se constatar que os projetos em madeira vão além do estilo rústico, mas também é verdade que é num ambiente rural que a madeira pode exibir sem limitações as suas irregularidades. Esta cama parece ter saído recentemente floresta e nela podia muito bem ter dormido a Branca de Neve após ter comido a maçã envenenada. A madeira, sendo um elemento natural, tem imperfeições que a transformam num material singular. 

Nesta cama podemos sentir o toque áspero do tronco e os traços da passagem do tempo.

Madeira e cor

Os puristas da madeira nem sempre estão de acordo com o uso da cor em muitos móveis. No entanto, há que reconhecer que os móveis de madeira pintados, revelam ser por vezes verdadeiras obras de arte, especialmente quando são móveis antigos restaurados. Com uma pitada de cor podemos conferir um aspeto completamente novo, como este aparador em que, além do tom da madeira, foi utilizada a cor branca, atribuindo uma aparência divertida e fresca a um móvel antigo.

Misturando estilos

A madeira é versátil e combina com tudo, mesmo com o design mais moderno e transgressor. Nesta mesa de apoio, uma estrutura de metal pintada de verde elétrico apoia um pedaço de tronco que parece extraído diretamente da árvore. Apesar de a madeira ter sido tratada, tentou se manter a forma original da árvore com casca áspera e formas irregulares. O contraste com as pernas, que parecem postes de eletricidade, não podia ser mais extraordinário.

As múltiplas metamorfoses da madeira

A madeira é uma matéria-prima renovável, desde que esteja regulamentada, não prejudica o meio ambiente e é muito ecológica. É um bom material de construção, controla a humidade e suaviza o som. Também é durável e potencia a sua beleza ao longo do tempo. Talvez por isso a madeira seja um dos materiais presentes na maioria das novas tendências de decoração com base na reciclagem ou upcycling. Esta mesa de café é uma peça resultante do antigo artesanato em madeira. Uma porta que acabou por se metamorfosear nesta incrível mesa, em estilo antigo e elegante.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista