Conheça essa residência tropical e sustentável em Florianópolis

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Residência Premiê, MarchettiBonetti+ MarchettiBonetti+ Casas
Loading admin actions …

Viver de forma a criar danos mínimos à natureza não é de responsabilidade exclusiva de algum governo ou organização privada. É uma tarefa que precisa de nosso esforço coletivo.

A necessidade de construir casas modernas, confortáveis e ecológicas surgiu na segunda metade do século passado. A industrialização rápida, a urbanização e o uso de veículos modernos já começaram a afetar nosso ecossistema. Desesperadamente precisávamos de uma solução para parar e reverter o processo destrutivo, algo que, infelizmente, ainda nos escapa.

Então, para continuar a viver de forma harmoniosa com a natureza, começamos a desenvolver casas que são eficientes em termos energéticos, usam materiais reciclados e fontes alternativas de energia. Arquitetos contemporâneos começaram a criar novos planos que garantam que nosso modo de vida moderno não se torne uma maldição para as gerações futuras. Esta casa em Florianópolis, planejada por Marchetti Bonnetti, não é apenas sustentável, mas também elegante em seu design. Vamos conhecê-la!

Fachada

Florianópolis é mais conhecida por suas belas praias e uma reputação de ser um paraíso para amantes de festa. A casa  de dois andares incorpora alguns dos princípios de design mais conhecidos da arquitetura moderna – fachada de vão livre, uso de pilares em vez de paredes internas, janelas horizontais, interior livre e assim por diante. 

Muitos destes elementos foram pelo famoso arquiteto Le Corbusier, cujos detalhes você poderá conferir neste artigo. A residência conta aínda com uma pequena vegetação em seu entorno.

Acesso ao interior

Um lance de escadas dá acesso ao interior da casa e uma varanda estreita age como uma ponte entre o quintal da frente e a própria casa. Tudo é protegido por grades de vidro.

Sala de estar

A sala é decorada com um elegante sofá branco e uma bancada da mesma cor. Além de uma poltrona aconchegante, mesas elegantes e algumas cadeiras simples. Trabalhos de arte aparecem na parede e as luzes focais no teto mantém a sala brilhante e alegre. 

Um lindo piso de madeira supera todos os outros itens elegantes em uso aqui, sendo coroados com um tapete branco e, por fim um piano enche de graça um dos cantos desta sala aberta.

Espaço para refeições

O estilo e decoração desta sala de jantar compensam a falta de espaço. Isto acontece em grande parte devido ao uso de um conjunto elegante de cadeiras de jantar e uma mesa de jantar de madeira mais simples. Uma peça de arte interessante enfeita a parede atrás. Mais uma vez, a beleza do piso de madeira atua como ornamentação para todo o espaço.

Cozinha

Armários e prateleiras de tons escuros criam um contraste espetacular com portas, mesa e gabinete brancos brilhantes. As cadeiras de acrílico transparentes ajudam a expandir o espaço com sua presença chique e discreta. O piso de mosaico acrescenta outra dimensão a esta já bonita cozinha moderna.

Área de entretenimento

O segundo andar possui uma sala de mídia decorada com bom gosto. Além dos sofás confortáveis e do tapete que deixa a área mais aconchegante, o quarto está decorado com uma estnte de livros graciosamente projetada. O armário de TV e os itens de mídia ocupam uma parte da sala. A presença de um par de ilustrações divertidas deu a atmosfera um novo efeito.

Quarto

O segundo andar também é ocupado pelo quarto principal que está decorado com um estilo que permite calma e repouso. Uma cama confortável, uma mesa lateral leve, uma cômoda elegante e uma cadeira elegantemente estofada ocupam posições protagonistas no quarto. Mas o encantador painel de parede e o piso superam todos os outros elementos da beleza para criar um lugar verdadeiramente alegre para passar o tempo.

Quarto de bebê

O quarto da criança está adornado com berço, cadeira e prateleiras cheias de brinquedos. Um lustre que simula candelabros ilumina o espaço. O padrão sutil do papel de parede e do chão de madeira ajuda a criar um ambiente super aconchegante

Banheiro

Uma combinação de mármore e madeira de alta qualidade dá a este espaço um aspecto louvável. O uso extensivo de espelhos ajuda a dar uma sensação espaçosa. Para reduzir qualquer ruído indesejado, os acessórios de banheiro foram mantidos todos brancos.

Área externa

A residência possui uma espaçosa área de churrasco e solário. É embelezada com um sofá elegante e uma mesa de café. O conjunto de refeições ocupa a posição central na zona de churrasco. A adição de piso de madeira e treliça no teto ajuda a criar um lugar inteligente para passar um tempo de qualidade.

Parte de trás

Um jardim pequeno mas bem conservado é outro dos muitos atrativos da casa. Apreciar o prazer de andar com os pés descalços em um grande gramado verde que está se tornando rapidamente uma raridade dentro dos limites de uma cidade. Uma visão mais próxima de toda a residência também pode ser obtida aqui.

O que você achou dessa residência?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista