Casa aposta no estilo clássico

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Diferente de outros estilos, o estilo clássico é mais carregado e composto de elementos detalhados e com adornos. É justamente esta riqueza de informações e a combinação harmoniosa de diversos elementos rebuscados, que conferem ao estilo clássico um charme único e uma beleza incontestável. Hoje em dia, quando dizemos estilo clássico, na verdade estamos nos referindo a um estilo contemporâneo, inspirado no estilo clássico e que emprega móveis antigos ou novos, desde que o seu design seja refinado e rico em detalhes e curvas, materiais nobres, como o mármore, cores neutras e objetos de contornos graciosos, que quando combinados produzem um ambiente opulento e elegante.

Quer conhecer uma casa contemporânea inspirada neste estilo? Apresentamos portanto uma residência que esbanja charme e elegância. A casa, localizada em Itapetininga, no interior do estado de São Paulo, foi decorada pela arquiteta Karina Salgado, do estúdio Two Design, que buscou recriar cenários rebuscados e exuberantes, mas que priorizam a sensação de conforto. O desejo dos clientes era uma casa de avôs com estilo clássico, aconchegante e ao mesmo tempo prática para receber a família.

Curioso para desvendar todos os encantos e surpresas desta casa com ambientes opulentos, elegantes e funcionais? Então confira a seguir mais detalhes e imagens fascinantes e tente resistir ao charme inconfundível desde estilo feito para encantar e acariciar os sentidos. As imagens que vão deixar você apaixonado são de autoria de Giovanna Nucci.

Hall de entrada

Casa do Interior de São Paulo: Corredores e halls de entrada  por Two Design
Two Design

Casa do Interior de São Paulo

Two Design

Já no hall de entrada somos surpreendidos pela espacialidade imponente da residência. O pé-direito duplo e a ampla porta-janela, do chão ao teto, que liga o hall de entrada ao ambiente subsequente, realça a monumentalidade e a opulência do ambiente. No estilo clássico, o mobiliário tem papel relevante. Aqui, o hall de entrada é ornamentado por uma mesa central de madeira e design gracioso, por bancos e espelhos cujos detalhes chamam a atenção pelo rebuscamento e detalhamento minucioso. Além disto, o piso de mármore com um desenho geométrico rigoroso evidencia a sofisticação e elegância do ambiente.

Aqui cabe uma dica importante. Se você quer reproduzir o estilo clássico em seu ambiente, preste atenção à dimensão do espaço, pois este estilo requer espaços amplos a fim de acomodar móveis e peças decorativas igualmente exuberantes e que podem sobrecarregar o ambiente.

Pátio interno

Casa do Interior de São Paulo: Jardins de inverno clássicos por Two Design
Two Design

Casa do Interior de São Paulo

Two Design

Não confunda o estilo clássico com ambientes fechados e escuros. A luz natural é uma presença indispensável nestes ambientes, pois é a luz natural indireta que revelará todo o charme e beleza dos detalhes de cada peça do mobiliário ou do ambiente. Nesta residência, um jardim de inverno generoso e charmoso permite a entrada abundante de luz natural no ambiente. O jardim de inverno, em estilo provençal, funciona como uma extensão do living room, sendo que todos os espaços sociais estão integrados ao jardim.

Living room

Casa do Interior de São Paulo: Salas de estar clássicas por Two Design
Two Design

Casa do Interior de São Paulo

Two Design

Além do protagonismo do mobiliário e dos objetos decorativos, a própria arquitetura do espaço é fundamental para compor o estilo clássico. Portanto, o teto, os rodapés e paredes trabalhadas são elementos obrigatórios para expressar requinte e beleza. Outro elemento chave, conforme mencionamos, é o mobiliário antigo, ou patinado, que expresse longevidade.

Nesta residência, o living room foi ornamentado com os próprios objetos da família que, além de deixarem o ambiente mais elegante, deram um toque mais pessoal à decoração do ambiente.

Sala de estar

Casa do Interior de São Paulo: Salas multimídia clássicas por Two Design
Two Design

Casa do Interior de São Paulo

Two Design

Espaços amplos e elegantes não faltam nesta casa. Tal como o desejo dos clientes, a casa foi preparada para receber toda a família, filhos e netos. O local para reunir a família é a sala íntima, que reúne todos os elementos que compõem o estilo clássico, desde os tetos ornamentados em gesso às cores, passando claro pelo mobiliário de madeira e de curvas sinuosas, que realçam a elegância e a sensação de aconchego do ambiente.

Sala de jantar

Casa do Interior de São Paulo: Salas de jantar clássicas por Two Design
Two Design

Casa do Interior de São Paulo

Two Design

A arquitetura atinge seu ápice, quando consegue nos transportar para uma outra realidade. Aqui, nossa imaginação nos transporta para uma outra época e para uma outra realidade. A sala de jantar é espaçosa e graciosa e parece ser a sala de jantar de algum palácio romano à espera da corte. Um dos muitos destaques do ambiente é o piso de madeira, que dá um toque rústico e mais aconchego ao ambiente. A mesa de jantar em madeira patinada e o conjunto de cadeiras clássicas, com os assentos em estampas florais, realçam o charme e o encanto do ambiente. A coleção de pratos do cliente é exibida na estante de madeira feita exclusivamente para o ambiente, dando mais requinte e personalidade à sala de jantar.

Cozinha

Casa do Interior de São Paulo: Cozinhas clássicas por Two Design
Two Design

Casa do Interior de São Paulo

Two Design

Em cada ambiente somos surpreendidos por algum detalhe diferente ou exclusivo. Na cozinha, predomina a espacialidade ampla e a combinação de tradição e funcionalidade. O espaço é organizado em forma de L. Os armários de madeira, com detalhes trabalhados, o revestimento em ladrilhos, na cor laranja, e a cor marcante das paredes realçam o estilo clássico e o charme do ambiente. Móveis rústicos, como a mesa de jantar e a cristaleira de madeira agregam funcionalidade e elegância à cozinha clássica.    

Interessado em dar um upgrade na decoração da sua cozinha? Aqui você encontra dicas de como ganhar mais espaço na cozinha.

Quarto

Casa do Interior de São Paulo: Quartos  por Two Design
Two Design

Casa do Interior de São Paulo

Two Design

Há outros recursos decorativos que não podem faltar em um ambiente de estilo clássico, além dos que mencionamos aqui. As cortinas longas e corpulentas, em seda, brocado ou veludo, lisas ou com estampas, sempre em harmonia com cores suaves são um exemplo. E, os tapetes são também presença indispensável, agregando conforto e requinte aos ambientes.

Neste dormitório, as cortinas opulentas, na cor branca, e um tapete na cor bege foram empregados para realçar o charme e o conforto do ambiente. Os móveis de madeira com adornos graciosos e os acessórios em estilo provençal atestam o requinte e a elegância do ambiente, que parece exibir com orgulho seu estilo clássico. Um dos destaques da composição é o recamier de estilo provençal com estofado com estampas florais, que parecer ter saído da corte de Luis XV.   

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Você decoraria sua casa em estilo clássico?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!