Como deixar meu jardim seguro para as crianças?

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

A construção e escolhas de flores e plantas para um jardim é muito importante, pois o prazer em ter uma área verde precisa ser pleno. Além da beleza e do bem estar que o jardim proporciona, os demais elementos necessitam ser seguros, principalmente se você tem crianças pequenas e animais domésticos na sua casa.

A segurança do seu jardim precisa ser prioridade, já que algumas espécies da flora podem ser venenosas, possuir espinhos e partes pontiagudas, soltar lascas e atrair insetos, por exemplo, pequenos animais podem picar ou morder, entre outros potenciais perigos que talvez encontra-se presente no seu jardim. 

Você nunca pode esquecer que as crianças são naturalmente curiosas e as menores colocam tudo o que pegam na boca, ou seja, perigo constante à vista. Gatos e cachorros podem morder e arranhar folhas, caules e espinhos e se submeterem à possível toxicidade de muitas espécies de plantas. O importante é cuidar da segurança do seu jardim e do bem estar da sua família. Confira como deixar o jardim seguro para a garotada!

Proteção do terraço

As crianças gostam de brincar do lado de fora, mas um jardim pouco seguro pode transformar um encontro divertido em uma excursão perigosa. Preste atenção e tome as medidas necessárias para transformar seu jardim em um oásis seguro para seus filhos brincarem livremente. 

Se existirem áreas abertas, certifique-se de que seu filho sabe os limites e sabe que não deve ultrapassá-los.Se o seu filho não entende as regras, mantenha-o brincando em uma parte totalmente diferente do jardim um adulto ou criança mais velha com ele em todos os momentos. Agora, se você não tem espaço suficiente para ter um jardim, não desanime e pense na possibilidade de criar um jardim de inverno dentro da sua casa.

Proteger os lagos

Jardim com piscina natural: Jardins ecléticos por Atelier Jardins do Sul
Atelier Jardins do Sul

Jardim com piscina natural

Atelier Jardins do Sul

O primeiro passo seria você consultar um profissional e pedir uma avaliação sobre o seu jardim, assim você saberia exatamente quais providências tomar para a segurança do lago. Além disso, quais as pessoas que irão conviver nele, se na sua casa tem crianças e animais domésticos. No caso de não ser possível a contratação de um profissional, procure fazer uma pesquisa para saber quais as formas de proteger o lago sem acabar com a estética da jardinagem. 

Plantas seguras

Embora a planta se destaca por sua beleza, algumas espécies podem esconder perigos mortais, principalmente para as crianças. As espécies que apresentam algum tipo de perigo são chamadas plantas tóxicas, pois apresentam princípios ativos capazes de causarem graves intoxicações quando ingeridas ou irritações cutâneas quando tocadas. Além disso, tenha muito cuidado também com os insumos utilizados no jardim – adubos, fertilizantes, sementes tratadas e pesticidas devem ser mantidos fora do alcance das crianças e animais.

Brincadeiras

Se você for fazer o seu próprio jardim, por exemplo, comece ensinando as crianças para que serve cada ferramenta, faça com que elas ajudem nas tarefas de limpeza, no preparo do solo, plantio e irrigação.  É importante o envolvimento dos pequenos em cada fase, além de ser um divertimento para elas, vai ensiná-las a importância de tratar bem as plantas, além de mantê-las em contato com a natureza. E se você tiver um jardim com espaço construa balanço, redes, ou seja, um lugar ao céu aberto para a criançada se divertir. Projeto desenvolvido pelo escritório Junia Lobo Paisagismo, localizado em Belo Horizonte. 

Jardim seguro

Cuidados especiais também devem tomados com os animais domésticos. Animais filhotes e adultos muito ativos têm uma grande curiosidade por objetos novos no meio em que vivem e notam logo quando há um vaso diferente em casa ou uma planta estranha no jardim. Não é raro o animal lamber, morder, mastigar e engolir aquilo que lhe despertou a curiosidade. Animais privados de água podem, por exemplo, procurar plantas regadas ou molhadas de chuva recentemente e ingerir suas partes. Há casos de cães e gatos que ficam sozinhos confinados por períodos longos que acabam se distraindo com as plantas e acabam por ingeri-las.

Iluminação à noite

Acidentes acontecem, por isso é importante estar preparado para que eles ocorram. Parte da preparação é sempre ter um kit de primeiros socorros, onde você pode facilmente acessá-lo. Certifique-se verificar regularmente o conteúdo do seu kit de primeiros socorros, já que alguns dos itens podem expirar. Mostre a toda a sua família onde o kit de primeiros socorros é mantido e explique como o conteúdo é usado. Além disso, cuide da iluminação quando escurecer. 

Proteção com grades

Defina regras e limites claros sobre o que é seguro e que não é. Essa norma deve ser aplicada a qualquer lugar que seu filho brinque. Para as crianças mais novas, as regras podem incluir sempre ter um adulto por perto ou permanecer em apenas uma seção do jardim. As crianças mais velhas podem ter regras sobre o quão alto elas podem subir e quais partes do jardim estão fora dos limites. Você pode também colocar proteção com grades nas áreas mais perigosas, por exemplo, piscina.

Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!