Apartamento Jovem Casal: Cozinhas modernas por Laura Santos Design

Cozinhas lindas: 7 dicar para decorar a parede

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Boas dicas são sempre bem-vindas. Cada toque que pode incrementar ainda mais o ambiente, traz somas novas ao espaço e, assim, facilidade para você ter uma decoração sempre linda e renovada. Encontrar boas dicas para a cozinha é uma tarefa prazerosa e não muito difíceis de colocar em prática. Seja para a disposição dos móveis no espaço ou para acertar nas melhores combinações de cores, um jeito diferente de olhar para as mesmas coisas contribui muito para as decorações de pessoas de todo o mundo. 

Uma forma de repaginar a cozinha sem que tanto esforço seja demandado, é redecorar o espaço que fica entre o gabinete da pia e o armário. Geralmente no tamanho de uma pequena faixa de espaço, saber escolher o revestimento ideal irá certamente facilitar a sua vida na faxina do dia a dia. Por ser um local onde o contato com a gordura e alimentos são constantes, é preciso pensar muito além de apenas embelezar aquela faixa da parede. A limpeza deverá ser facilitada de acordo com o material escolhido para revestir o espaço.

Muito além do que um espaço para o preparo de refeições, a cozinha é um ambiente social onde as pessoas se reúnem para momentos agradáveis em torno de receitas que deixam o lar perfumado com temperos e coloca o nosso talento culinário à prova. Ter a presença de bons amigos ou familiares neste espaço, certamente será o sinônimo de boas histórias. Portanto, deixar este cenário mais bonito é sempre uma boa ideia.

E para trazer novas e boas ideias para a sua cozinha ficar ainda mais aconchegante e espetacular, trouxemos algumas sugestões para que a decoração do ambiente fique ainda mais especial. Aproveite nossas sugestões, veja as possibilidades e utilize as melhores ideias para deixar a sua cozinha ainda mais especial.

Venha conosco e se inspire!

Tijolos

Retrofit - Residência Alphaville: Cozinhas modernas por Moran e Anders Arquitetura
Moran e Anders Arquitetura

Retrofit – Residência Alphaville

Moran e Anders Arquitetura

Pouco indicados para decorar especificamente a área que fica entre a pia e o armário, por ser um material que oferece mais dificuldade para a limpeza, o revestimento de tijolos traz um visual mais rústico e podem ser somados de maneira linda, como neste belo projeto do escritório Moran e Anders Arquitetura, de Barueri (SP).

Pastilhas

Projeto Cobertura : Cozinhas modernas por Laura Santos Design
Laura Santos Design

Projeto Cobertura

Laura Santos Design

De fácil combinação, ótimas para composições multicoloridas e uma boa opção para decorações mais refinadas, as pastilhas podem ser encontradas tanto em vidro quanto em porcelana. Sua limpeza demanda um pouco mais de esforço apenas na área do rejunte, algo que pode ser feito com produtos específicos que trazem mais brilho e mantém a cor clara do rejunte. Fáceis de aplicar e perfeitas para áreas de canto, as pastilhas, por serem pequenas, são muito fáceis de serem trabalhadas. 

Como um lindo exemplo, percebemos a utilização das pastilhas decorativas no rejunte desta cozinha projetada pela arquiteta Laura Santos, de Belo Horizonte (MG). Com o uso de pastilhas em tons escuros e a boa composição das peças e luzes nas paredes, a decoração da cozinha ficou charmosa e impecável no equilíbrio das cores do balcão, nichos e parede.

Azulejos

Perfeito para a decoração da cozinha, o azulejo oferece uma grande variedade de texturas, ilustrações e até mesmo adesivos para que a decoração seja sempre decorativa e personalizada ao máximo. Fáceis de limpar, os azulejos necessitam apenas de um pouco de água e detergente para que a gordura da parede seja removida e, assim, resolver a faxina sem muito esforço. Caso você goste de mudar a decoração constantemente, mas evita o quebra-quebra da reforma, uma ótima opção pode ser feita com os adesivos de azulejos.

Um bom exemplo de decoração bem escolhida com o uso de azulejos, é este projeto desenvolvido pela arquiteta Deise Soares, de Novo Hamburgo (RS). Com a escolha por tons escuros na parede sobre a pia, a decoração ficou linda e perfeitamente combinada com a cor cinza da parede no espaço. A escolha por um armário amarelo ficou ótima para trazer mais vida e alegria à cozinha. 

Madeira

Apartamento Jovem Casal: Cozinhas modernas por Laura Santos Design
Laura Santos Design

Apartamento Jovem Casal

Laura Santos Design

Aconchego, charme e muita beleza. A decoração de paredes utilizando a madeira é sempre especial. O uso, no entanto, deve ser cuidadoso, com a aplicação de materiais que evitem chamas por causa do contato com o calor constante com o fogão, assim como materiais impermeabilizantes devem ser utilizados para que a madeira não sofra com o contato contínuo com a umidade da pia. Existem ótimas opções que imitam perfeitamente a madeira, com acabamento mais leve e facilidade na aplicação. O segredo é consultar sempre um bom profissional para encontrar a melhor solução. 

Para este ótimo projeto, a talentosa arquiteta Laura dos Santos, de Belo Horizonte (MG), escolheu um revestimento que imita a madeira para a composição da parede sobre o balcão onde são preparados os pratos. Ótimo como terceira opção com o branco e o preto utilizados no ambiente, a escolha deixou o projeto simplesmente lindo. 

Cerâmica

Além de ser utilizada por meio dos azulejos, a cerâmica tem inúmeras outras variações. Uma delas, muito utilizadas no revestimento do espaço entre pia e armário, são as peças que imitam tijolinhos, como neste lindo projeto da Piloni Arquitetura, de São José do Rio Preto (SP). Combinando com o ambiente em tom escuro, a decoração com a cerâmica retangular trouxe uma composição elegante e atemporal para a pequena, mas incrível cozinha. A escolha por azulejos decorativos como opção para o piso deixou o ambiente ainda mais criativo e aconchegante. 

Parede pintada

Cozinhas modernas por Draisci Studio
Draisci Studio

East London Apartment

Draisci Studio

A escolha por apenas pintar a parede que fica entre o balcão da pia e o armário de cozinha é a mais fácil, embora seja a mais difícil para a limpeza cotidiana. Embora a diversidade de escolha de cores seja um ponto favorável para a escolha deste material, a dificuldade na limpeza por causa do acúmulo de gordura na parede e umidade, são pontos a se pensar. Para isto, tenha em mente a rotina de uso do ambiente para que a sua escolha seja feita dentro de soluções que facilitem o seu cotidiano.

Papel de parede

Cozinhas minimalistas por HUGO

Ótimo para um acabamento mais criativo e artístico, o papel de parede deve ser utilizado em um ambiente onde o acúmulo de gordura seja o menor possível. A dificuldade em manter limpo este tipo de revestimento em um ambiente como a cozinha deve ser levado em conta. Para isto, lembre-se sempre de consultar um bom arquiteto ou designer de interiores para que a escolha seja a mais assertiva o possível. 

Qual destas ideias ficaria melhor na sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!