Espaço Galart - Mostra Elite Design: Escadas  por Tania Bertolucci  de Souza  |  Arquitetos Associados

12 ideias lindas para iluminar a escada com spots, pendentes ou LEDs

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

As escadas são estruturas que comprometem um grande espaço nas casas onde estão construídas. Fundamentais para habitações com dois ou mais pavimentos, elas trazem a necessidade de fazer boas escolhas para que o transitar sobre seus degraus não ofereça maiores riscos aos moradores.

Uma das principais opções para garantir não só a segurança necessária para as escadas, como também valorizar a decoração no espaço onde estão, é fazer boas escolhas para iluminar o local. Spots, pendentes e fitas LED estão entre as melhores escolhas para oferecer belíssimos efeitos na decoração local.

E foi pensando nisso que hoje trouxemos a você 12 boas ideias para iluminar sua escada com muito estilo e, principalmente, segurança. Observando os diferentes projetos realizados por nossos ótimos profissionais de arquitetura e decoração, temos a certeza de que você encontrará belíssimas inspirações para valorizar ainda mais sua casa! Siga conosco e confira!

Quais os principais tipos de iluminação para a escada

Spots embutidos, lustres no teto e iluminação em LED estão ente os principais tipo de iluminação que podem ser utilizados na escadas. O ideal para essa escolha ocorra é definir anteriormente qual será o principal estilo decorativo para esse espaço. Dessa maneira, soluções como a iluminação LED com fitas coloridas são bem interessantes para trazer um toque mais criativo à decoração.

O ideal é que todos os degraus estejam visíveis e proporcionem conforto no transitar do dia a dia para todos os moradores, minimizando ao máximo qualquer risco de acidentes.

Lembre se que escolher o tipo adequado de iluminação é importantíssimo para que, inclusive, sua casa também fique ainda mais valorizada e aconchegante.

Como iluminar a escada de casa

SHOWROOM ORNARE BELO HORIZONTE: Escadas  por Studio Cicconi
Studio Cicconi

SHOWROOM ORNARE BELO HORIZONTE

Studio Cicconi

Manter todos os degraus é um bom começo para manter a escada de casa bem iluminada e segura para o dia a dia. Isso pode ser feito a partir de fitas LED que iluminam os degraus ou, ainda, com spots adaptados nas paredes laterais internas da escada. O ideal é que a iluminação escolhida funcione de maneira independente, sendo um complemento fundamental, principalmente, para períodos noturnos.

Outro tipo de iluminação interessante são os pendentes ou lustres, que instalados diretamente no teto, permitem reforçar a iluminação para a escada de casa de maneira elegante e charmosa.

Quer ideias ainda mais inovadoras? Os spots com sensor de presença farão toda a diferença para que cada passo seja dado com segurança no transitar pelas escadarias.

Você pode conferir dicas tão criativas quanto essas, nos projetos que trouxemos abaixo. Confira e inspire-se ainda mais!

1. Com spots valorizando o toque colorido da parede

Esse espaço é absolutamente lindo. Com o tom vibrante da cor azul nas paredes e o contraste com a cor branca dos degraus, o espaço destinado da escada ficou ainda mais valorizado com a ótima iluminação local. Spots acompanhando o percurso e iluminação direta com o uso de trilhos reforçam a beleza do espaço. 

2. LEDs iluminando o pequeno vão dos degraus

COM VISTA PARA SERRA RIOGRANDENSE : Escadas  por Maciel e Maira Arquitetos
Maciel e Maira Arquitetos

COM VISTA PARA SERRA RIOGRANDENSE

Maciel e Maira Arquitetos

Nesse projeto, o efeito com lâmpadas LED na cor amarela ficou excelente para criar um belíssimo efeito nos degraus. Além disso, esse tipo de iluminação prima pela economia e longa durabilidade em seu uso, sendo uma excelente alternativa para iluminar escadas. 

3. Spots pontuais de segurança

Para quem deseja marcar o trajeto da escada com economia na quantidade de lâmpadas, a utilização de spots laterais nas paredes marcando o início, meio e fim do percurso pela escada é uma ótima solução. 

4. Uma fina e charmosa linha com LED na lateral da escada

Escadas  por FPM Arquitectura
FPM Arquitectura

Escalera Principal

FPM Arquitectura

Outra bela opção com o uso de fitas LED é esticando uma linha alongada em toda a lateral dos degraus. O efeito com a luz de diferentes tons, certamente, deixará qualquer escada básica com visual muito mais interessante. 

5. Iluminação decorando pontualmente um nicho na parede da escada

A decoração ao longo das escadas pode ser marcada de muitas formas. Nesse lindo projeto, a parede lateral à escada foi desenhada com um pequeno nicho marcado com uma iluminação indireta. O resultado esbanja elegância e é perfeito para valorizar objetos decorativos. 

6. Um lindo conjunto de pendentes que aproveita o pé-direito duplo da casa

O projeto maravilhoso que contemplamos na imagem conta com uma linda escada na cor branca que foi incrivelmente valorizada com os pendentes em formato esférico. Uma alternativa que pode ser muito bem utilizada em casas onde o pé-direito foi alongado para dar espaço à escada.

7. Conjunto de pendentes charmosos que decora e oferece segurança para a escada

Escadas  por CARMAN INTERIORISMO
CARMAN INTERIORISMO

Detalle lampara

CARMAN INTERIORISMO

Pendentes, sem dúvidas, conferem um charme todo especial na decoração da casa. Nesse projeto, o pé-direito foi muito bem aproveitado com esse lindo conjunto de luminárias que margeiam a escada e conferem sofisticação ao espaço.

8. Spots pontuais que iluminam o acesso da escada de vidro

Um dos principais pontos a serem considerados em escadas, é o tipo de material empregado para os degraus. Nesse ponto, é sempre importante escolher o melhor tipo de iluminação possível para valorizá-lo. 

Aqui, temos a escada com degraus de vidros que receberam um toque pontual e charmoso com spots. Uma opção simples, econômica e eficaz de garantir segurança no uso do espaço.

9. Linhas ziguezagueando a lateral da escada para proporcionar efeito e segurança

Escadas  por Bisca Staircases
Bisca Staircases

Designer Marbel Staircase

Bisca Staircases

Em outra linda opção com o uso de LEDs, temos a marcação pontual com fitas que foram instaladas no vão lateral da escada para marcar o acesso pela escada. O efeito é simples, mas especialmente interessante. 

10. Efeitos com LEDs coloridas nos degraus

Como dissemos anteriormente, os efeitos com LEDs são interessantes não apenas pela economia que proporcionam para iluminar as escadas, mas, também, pela variedade de cores que garantem efeitos muito interessantes na estrutura. Nesse exemplo, a cor azul que acompanha os degraus proporcionou um visual quase futurístico.

11. Conjuntos de spots na lateral e teto que cercam a escada

Uma boa dica é levar em consideração conjuntos de lâmpadas no momento em que decidir iluminar as escadas. Com isso, o espaço ganhará uma atmosfera mais interessante, sofisticada e, claro, segura. Nesse projeto, a iluminação superior e nas laterais, certamente contribuiu para valorizar muito bem a escada.

12. Projeto com luminárias com dupla direção para deixar a decoração moderna e garantir segurança nos degraus

Escadas  por NVT Quality Build solution
NVT Quality Build solution

Stairs open display and storage

NVT Quality Build solution

Por fim, trouxemos uma ótima solução para quem busca funcionalidade em cada detalhe. Aqui, a iluminação foi instalada em suportes que garantem dupla direção na parede, reforçando não só o trajeto mais seguro, como também a beleza do espaço. O resultado é perfeito!

De qual ideia você mais gostou?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!