12 Ideias para separar o hall de entrada da sala (sem paredes)

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

12 Ideias para separar o hall de entrada da sala (sem paredes)

Flavia Coe Flavia Coe
por homify Moderno
Loading admin actions …

Em muitas residências o hall de entrada é interligado com a sala de estar. Embora não seja um problema, é um estilo construtivo que pode gerar certo desconforto quando recebem-se visitas em casa. Isso porque, ao abrir a porta, o visitante já pode visualizar todo o espaço, tirando a privacidade de quem já estava à vontade no ambiente.

Então, essa é uma das razões para utilizar uma divisória de ambientes na sala com hall de entrada. Outro motivo é para compor um ambiente decorativo mais agradável na recepção. Essa divisória permite utilizar cores, texturas e elementos decorativos que tornam o hall mais receptivo e uma prévia da decoração do lar.

Se é de uma solução como essa que você gostaria para a sua residência, veja nesse livro de ideias quais são os tipos de divisória de ambientes mais recomendadas e confira também 12 modelos de projetos em que os arquitetos de interiores da homify utilizaram esse elemento com funcionalidade e muito bom gosto. Inspire-se!

​Tipos de divisórias de ambientes residenciais

A divisória de ambientes tem a grande vantagem de ser prática e versátil. Você pode introduzi-la em uma decoração já pronta, seja como uma peça móvel ou fixa.

Há opções que vão tornar o hall de entrada um espaço à parte, e outras que apenas vão criar uma parede vazada com o mínimo de privacidade para o ambiente da sala, sem abrir mão da iluminação que esse ambiente promove ao hall. Inclusive, essa é uma das melhores opções para espaços reduzidos.

Quanto aos tipos de divisórias de ambientes a escolher, são vários. Você pode optar pelo famoso estilo cobogó, que são painéis formados por blocos vazados. O modelo tradicional é feito em cerâmica, mas é possível encontrar estilizados em ferro, gesso, madeira e afins. Eles podem ser fixos ou móveis, com rodinhas, para mudar de lugar quando quiser.

Para uma ideia em um estilo urban jungle, pode-se utilizar uma parede de pedras naturais, que nesse caso seria fixada na estrutura, complementada por um painel de parede viva, composto por plantas. É uma opção mais ousada, mas com efeito sensacional, que pode tanto ser mais agressivo, quanto delicado, de acordo com o tipo de pedra e de plantas que escolher usar.

O vidro jateado também é uma sugestão válida, tal como o cobogó, para quando quer criar apenas uma divisória sutil. Se não for o efeito jateado, pode ser fumê, aramado, colorido, craquelado, espelhado, impresso e outros efeitos que limitam a visão do que está do outro lado, sem necessariamente comprometer a passagem da iluminação.

O vidro pode ainda estar presente nos blocos em forma de tijolos quadrados, que também conferem o efeito de impedir a visualização da sala a partir do hall, mas nesse caso é preciso estar disposto a construir uma parede com eles. Porém, essa parede pode ser bem fina, apenas com duas ou três fileiras verticais de blocos, como um detalhe complementar.

A madeira é um elemento maravilhoso para fazer uma estante divisória de ambientes, uma porta de correr que sirva como divisória ou um simples painel. Costuma ser um dos materiais com melhor custo-benefício para fazer divisórias de ambientes baratas, além de permitir uma infinidade de modelos e cores a escolher e permitir utilizar tinta ou papel de parede para decorar.

Tem ainda a divisória de ambiente drywall, caso esteja planejado uma divisória fixa. Esse material está sendo cada vez mais usado nas construções devido à praticidade por ser uma espécie de parede pronta. É uma estrutura de chapas de gesso com aço galvanizado, dispensando tijolos e cimento. É ótima ideia para fazer uma estante divisória.

Enfim, como você pôde ver, opções de materiais para divisórias de hall de entrada de sala não faltam. Então, para ter ideia de como alguns desses exemplos ficam aplicados, confira os projetos a seguir.

1. Estante divisória de ambientes

Essa estante com cores claras e placa de vidro torna a divisão entre os cômodos sutil e bastante simples, sem deixar de lado a elegância e o bom gosto. É uma estante fixa, mas pode perfeitamente ser projetada depois de tudo pronto, por exemplo em drywall.

2. Estante de gesso hall de entrada

por homify Moderno

Com certa semelhança ao modelo anterior no sentido da sua funcionalidade, essa estante vazada de gesso branca foi projetada entre a sala e a entrada da casa e permite que você veja os arredores através dos nichos. É um modelo bastante sutil e mais decorativo.

3. Entrada de sala aberta com parede divisória pequena

Corredores, halls e escadas modernos por piano a Moderno

Colocar uma pequena parede central é uma ideia especialmente conveniente quando não há hall de entrada e o ambiente é totalmente aberto. Assim você cria um hall. Essa é uma parede fixa e minimalista, com efeito de iluminação e um aparador de acrílico para ambientar a delimitação de espaços de forma mais acolhedora e bem moderna.

4. Divisória de ambientes em madeira com porta de correr

Uma porta deslizante é uma alternativa prática e que possui um grande apelo estético. Além de ser muito bonita, fica fácil unir e separar os ambientes quando for necessário. É ideal quando já existem pilares posicionados de modo que a porta possa ser fixada, assim evita-se uma grande alteração de estrutura e passar mais trabalho.

5. Prateleiras de madeira no pilar

Se você gosta de madeira no revestimento da casa, mas não há estrutura para uma porta de correr, pode optar por uma proposta como essa. As prateleiras fixadas nas laterais da coluna de alvenaria, suspensas por cordas para suportar mais peso, tornam o ambiente agradável e acolhedor, além de exibir um design irreverente. São uma divisória muito sutil, apenas para criar a sensação de que há um hall.

6. Entrada da sala com uma peça elegante de mobiliário

Se não for o caso de colocar uma parede, estante ou painel como divisória, mas tiver um espaço meio aberto e sem uso logo na entrada, uma boa ideia é incluir um móvel para acolher os visitantes. Assim não dá aquela sensação de entrar e ficar perdido, sem saber onde sentar.

7. Piso com desnível

Outra maneira de dividir os ambientes na casa é através de patamares desiguais. Com essa solução, cada ambiente ganha um status diferente e diversos objetos podem ser adicionados na área de recepção. Não é necessariamente a criação de um hall de entrada, mas é uma forma de delimitar os espaços. Nesse caso, poderia usar um aparador logo na parede ao lado da porta.

8. Parede com lareira elétrica em vidro

As lareiras oferecem um efeito decorativo deslumbrante para qualquer estilo de decoração. Inclusive, podem ser uma boa alternativa na hora de dividir os ambientes. Na entrada da sala, se quiser incluir uma parede fixa, é possível colocar uma lareira que oferece uma recepção calorosa e um cenário acolhedor. Por ser toda de vidro, quebra o peso do revestimento imitando pedras, convidando para adentrar à sala de estar.

9. Divisória de ambientes urban jungle

Aqui se encaixa aquela sugestão do primeiro tópico, em que você pode colocar uma parede de pedras naturais ou de drywall revestido com papel de parede imitando pedras. Em frente a essa parede, uma jardineira com plantas que combinem com o estilo das pedras vai criar esse belíssimo efeito. Ao ter um pequeno jardim interior entre a sala de estar e o hall de entrada você terá vários benefícios, como a divisão dos ambientes, uma decoração acolhedora e um ar mais purificado.

10. Saleta de recepção

Você pode também projetar uma parede falsa com a intenção de criar um nicho grande o suficiente para incluir uma pequena sala que fará parte do corredor da casa. Esse nicho divide com grande estilo a sala principal da entrada, além de oferecer conforto aos convidados.

11. Placas divisórias de vidro

Os painéis de vidro não precisam ser jateados para impedir a visualização da sala, caso não tenha essa intenção. Com essa alternativa de vidro liso, a visibilidade e a luminosidade não são perdidas, entretanto, é uma boa alternativa se estiver mais preocupado em bloquear a passagem do som.

12. Parede divisória de ambientes com obra de arte

Por fim, as obras de arte proporcionam sofisticação a qualquer ambiente e transmitem a personalidade dos donos. Por isso, utilizar uma obra de arte grande como a da imagem pode ser uma opção impactante para dividir a entrada da sala, proporcionando maior privacidade ao espaço que ela tem a intenção de proteger.

De qual ideia você mais gostou? Conte para nós nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!