Construa um mezanino na sua residência

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O sonho de ter um mezanino é uma realidade nos projetos arquitetônicos, pois é uma excelente maneira de aumentar o espaço dentro da sua residência. É importante que antes de começar  a construção do seu mezanino, você procure saber as diretrizes locais que regulam esse tipo de construção, assim você poderá construir com tranquilidade e segurança.

O mezanino é uma espécie de sacada dentro de casa, ou seja, onde há uma escada de acesso dentro do lar para o mezanino. E não importa se a sua casa esteja um local histórico, mantenha o estilo arquitetônico dela. Agora, se o estilo do seu lar é um colonial tradicional, construa o mezanino nos fundos da estrutura para manter a planta original. A casa contemporânea ou em estilo rústico, por exemplo, pode ser melhorada com a simples adição do mezanino frontal. Mantenha-o menor e mais simples do que a estrutura original da sua propriedade para evitar interferência no estilo e simetria do imóvel. Um projeto bem planejado também pode aumentar o valor comercial de sua casa no futuro.

Os ambientes corporativos buscam o ganho de espaço para aumento da capacidade de armazenamento de mercadorias e arquivos, os ambientes residenciais buscam a valorização do empreendimento pela nova área útil e pela valorização arquitetônica, e os ambientes hoteleiros utilizam os mezaninos para áreas de lazer, ou seja, o mezanino é uma maravilha. Confira como construir um mezanino no seu imóvel!

Regulamento

Consulte o departamento de construções da prefeitura. Obtenha uma licença de construção ou de variância, se necessário. O departamento de construção de seu município irá informá-lo de quaisquer limitações, regulamentos e inspeções necessárias para o andamento do mezanino. Projeto desenvolvido pela arquiteta Cristina Amaral, localizada em São Paulo. 

Condições

Para a execução de um projeto residencial, se faz necessária a contratação de um responsável técnico – um profissional qualificado. Não esqueça de construir o mezanino em etapas: fundamento, enquadramento, fiação elétrica, encanamento, acabamento de parede, pintura e mobiliário. O mezanino deve ser colocado de forma adequada – uma vez que a parede da estrutura estiver instalada, a parte restante do processo progredirá rapidamente.

Tipo de material

Casa da Floresta: Quartos  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

Seja de estrutura de concreto, ferro, madeira, aço ou outros materiais, os mezaninos são utilizados em lojas como área para armazenagem, vestiários, escritórios, entre outros, e também com o objetivo de ampliar residências que possuem o pé-direito alto bem como em residências do tipo loft, pois oferecem maior aproveitamento do espaço permitindo criar novas áreas na residência.

Itens de segurança

Quartos  por Andrea Fabrizi
Andrea Fabrizi

Realizzazioni

Andrea Fabrizi

Se você tem um pé-direito mais alto que o normal e quer aproveitar esse espaço ampliando a área da construção, a criação de um mezanino é a solução ideal. A estrutura dele pode ser de ferro, de aço ou de madeira, porém tendo esta limitações de volume e peso por serem menos resistentes que o aço e exigirem cuidados especiais.

Alternativas para o mezanino

Escritórios  por Taller Estilo Arquitectura
Taller Estilo Arquitectura

Estudio / Recámara de visitas

Taller Estilo Arquitectura

Mezaninos são muito bem resolvidos em casas – até apartamentos, com pé direito duplo: teto mais alto. Mezaninos são soluções bacanas que ajudam demais a ventilar o ambiente e estender as linhas de paredes e tetos, criando ambientes bonitos e que não dá mais vontade de sair. O mezanino funciona como um piso intermediário, não é considerado um andar, no que se torna uma extensão do mesmo ambiente, mas com outra energia e um propósito totalmente diferenciado no mesmo espaço.

​Espaço no mezanino: área de estar, estúdio, quarto, etc…

Quartos  por Fabio Carria
Fabio Carria

Camera da letto

Fabio Carria

Ambientes pequenos podem se utilizar de mezaninos, o que vai trazer uma solução de espaço muito inteligente. A plataforma que o mezanino propõe pode servir como quarto extra, no mesmo quarto, um home office, biblioteca ou como uma solução para duas salas dividindo o mesmo espaço, separadas apenas por uma escada.

Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!