por Auraprojekt

Saiba como ventilar uma casa baixa, sem janelas e com duto no teto

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Que as janelas são elementos fundamentais na construção de uma casa, nós já sabemos. Mas e quando mudamos para uma casa nova com poucas janelas? Hoje em dia, esta é uma questão bastante recorrente, principalmente em apartamentos novos, onde as janelas são cada vez menores e os cômodos mais compactos. 

Obviamente, há dois fatores que são diretamente afetados em uma situação desta: a ventilação e a iluminação naturais. Ambientes com pouca iluminação natural são pouco atraentes e causam uma sensação de desconforto, pois a área parece ser reduzida. Já ambientes pouco ventilados, sofrem várias ameaças, como a umidade excessiva. Além disso, são especialmente complicados durante os dias mais quentes.

Por mais difícil que seja resolver todos os problemas relacionados com a falta de ventilação natural de uma casa com poucas janelas, hoje separamos algumas dicas que podem melhorar a qualidade dos espaços. Quer saber mais? Então, venha conosco!

O que acontece se a casa não tiver ventilação?

Banheiro Social - clássico: Banheiros  por CASAGRANDE ARQUITETURA
CASAGRANDE ARQUITETURA

Banheiro Social – clássico

CASAGRANDE ARQUITETURA

A ventilação da casa está diretamente associada à qualidade de vida. Portanto, é imprescindível pensar em soluções alternativas para que isso aconteça, caso os ambientes não tenham janelas.

Caso você tenha dificuldades para isso, algumas situações poderão acontecer, como bolor e mofo nas paredes -- principalmente no banheiro, na cozinha ou em espaços mais úmidos. Na sala, a pouca ventilação pode facilitar ácaros nos tapetes e maus odores no caso de ser um espaço muito fechado.

Como decorrência sobre não ter como arejar um ambiente fechado, estão os problemas respiratórios, problemas estruturais, como paredes que sofrem com umidade e não se mantém pintadas, odores de animais domésticos, maiores gastos com manutenção estrutural e desvalorização do imóvel.

Por isso, é importante que, abaixo, você anote todas as nossas dicas para que esses problemas não aconteçam e, ao final, entender como resolver definitivamente o problema de uma casa sem arejamento, bem como trazer novos sistemas de ventilação para os ambientes.

Confira!

1. Ar condicionado

Frequentemente, o ar condicionado é utilizado em casas com má ventilação natural, poucas janelas e pé direito baixo. De preferência, o projeto arquitetônico já deve contar com esta solução desde o início, de maneira a preparar todos os dutos necessários para a sua instalação. Para casos de apartamentos, os projetos novos em geral já incorporam toda a infra-estrutura necessária para acomodar um sistema de ar condicionado, e a instalação fica a critério dos moradores.

Após a instalação, o importante é garantir uma boa limpeza e manutenção para conseguir o melhor funcionamento dos aparelhos, assim como para manter uma atmosfera saudável na casa.

2. Ventilador de teto…

Casa  por Casa Bruno American Home Decor
Casa Bruno American Home Decor

CASA BRUNO Ventilador Cancun, bronce antiguo

Casa Bruno American Home Decor

No entanto, ares condicionados são uma opção pouco ecológica, pois gastam muita energia, o que resulta em uma desvantagem nas contas finais do mês. Como alternativa, há o bom e velho ventilador de teto. Normalmente o seu sistema já conta com duas opções, ventilação e exaustão, dependendo de qual for a necessidade. A ventilação pode ser utilizada quando deseja-se resfriar o ambiente, enquanto a exaustão toma conta da circulação do ar sem modificar a temperatura.  

3.… Ou de piso

num cantinho - ap bossa: Salas de estar  por omnibus arquitetura
omnibus arquitetura

num cantinho – ap bossa

omnibus arquitetura

Por outro lado, os ventiladores de piso oferecem maior flexibilidade, principalmente em relação à decoração dos ambientes. em primeiro lugar, podem ficar guardados em uma despensa quando não estão em uso. Em segundo lugar, o mercado apresenta uma grande variedade de modelos, sendo mais fácil encontrar o mais adequado para o estilo de cada ambiente. Bem como vemos no exemplo, o projeto conta com um ventilador de piso retrô associado a uma moldura rococó, criando um contraste interessante entre os dois estilo e incluindo o ventilador na decoração. 

4. Coifa de parede

Em cozinhas pequenas e sem janelas, coifas ou exaustores são essenciais para manter o ambiente sempre limpo e fresco, principalmente livre de odores. As coifas contam com dutos de teto ou de parede para tratar os gases e vapores produzidos durante o preparo de refeições através da depuração. Tais estruturas são bastante eficientes em eliminar completamente o cheiro da gordura. Além disso, há uma vasta gama de modelos, sendo possível encontrar com facilidade a coifa ideal para a sua cozinha.

5. Coifa de teto

Não apenas cozinhas pequenas, como também cozinhas amplas ficam  muito melhores com uma coifa. Principalmente quando integradas com outras áreas sociais, para que os odores não se espalhem.

Quer saber mais sobre coifas e exaustores? Conheça as diferenças e melhor escolha para cada tipo de ambiente!

6. Integração total…

Os ambientes integrados são tão populares hoje em dia e não é à toa. Layouts abertos apresentam diversas vantagens, incluindo a melhoria da ventilação natural. Isto porque com uma planta completamente aberta, é possível criar uma ventilação cruzada a fim de ventilar os ambientes internos ao máximo. A ventilação cruzada acontece quando há janelas nas extremidades dos ambientes, não necessariamente centralizadas, mas sem muitas barreiras pelo caminho. 

7.… Ou parcial!

PROJETO COZINHA APARTAMENTO MB – Tristeza/ Porto Alegre: Cozinhas  por Ambientta Arquitetura
Ambientta Arquitetura

PROJETO COZINHA APARTAMENTO MB – Tristeza/ Porto Alegre

Ambientta Arquitetura

Infelizmente, nem todas as casas oferecem a possibilidade de uma integração total, pois muitas vezes há paredes estruturais, ou simplesmente o layout aberto não é o mais adequado para a rotina dos moradores. Neste caso, a integração parcial pode ser uma opção para otimizar a ventilação. Por exemplo, uma cozinha sem janela pode abrir-se para a sala de estar e aproveitar a ventilação que vem daí.

8. Velas

Salas de estar  por Markham Stagers
Markham Stagers

Salón detalles velas

Markham Stagers

Naturalmente, as velas não são capazes de ajudar na ventilação natural de uma casa, mas podem sim contribuir para criar uma atmosfera mais fresca dentro do lar. Principalmente as velas aromáticas trazem mais frescor e bem estar aos ambientes internos, além de deixar a decoração mais atraente.

Como abrir espaços de ventilação na casa?

  por AR Studio
AR Studio

Plantas

AR Studio

Se a sua casa ou apartamento foram construídos sem janelas, a melhor maneira de solucionar sobre como arejar um ambiente fechado, como cozinhas sem janelas, banheiros sem ventilação e outros problemas parecidos, é contratando um bom profissional de arquitetura.

Não é clichê e muito menos texto comercial. A questão é que apenas um bom arquiteto poderá observar a planta de sua casa de maneira que entenda como aproveitar melhor o arejamento natural de acordo com a posição geográfica de sua casa, as questões climáticas de sua região e, principalmente, o desenho estrutural com a posição de janelas, as disposições dos ambientes e até mesmo os tipos de móveis que você possui.

É claro que esses exemplos consideram uma remodelação completa para situações mais drásticas, onde o vento quase não entra em sua casa. Para outros casos, onde é preciso otimizar a circulação de ar dentro de casa, soluções como a ventilação cruzada, os tamanhos das janelas e portas e dutos de ventilação nos ambientes podem funcionar muito bem.

Portanto, o melhor e mais econômico a se fazer é, de fato, contar com um bom arquiteto para melhorar a qualidade de arejamento em seu lar. Clique aqui e encontre um que esteja próximo à sua região!

Gostou das dicas? Conte-nos o que você faz em casa para melhorar a ventilação!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!