Compacto e moderno: este apartamento é lindo e tem menos de 30m²

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
DECORADO BRCAETANO, Estúdio Sá Arquitetura Estúdio Sá Arquitetura Salas de estar ecléticas Concreto
Loading admin actions …

Tratando-se de apartamentos ou casas pequenas, é muito comum pensar que não há solução capaz de otimizar o espaço e fazer com que os ambientes sejam práticos e bonitos. A boa notícia, é que os arquitetos da homify têm muita experiência neste assunto, e portanto sempre há um projeto exemplar para te inspirar.

Hoje, nós vamos conhecer um apartamento que possui apenas 27m², mas conta com tudo o que é necessário para quem vive uma rotina moderna e urbana. A princípio, a intenção do projeto é explorar as diversas funcionalidades que um único ambiente traz, brincando com a integração dos cômodos, que podem ser completamente isolados ou unidos, dependendo do desejo do usuário. Como resultado, em alguns momentos o apartamento é mais amplo e integrado, em outros, existe mais aconchego e privacidade em ambientes separados.

Quer saber como os arquitetos da Sá Arquitetura resolveram este desafio? Então acompanhe-nos neste livro de ideias! Em seguida, continue a leitura com mais um apartamento pequeno de ambientes integrados.

Soluções modernas

Para otimizar um apartamento tão pequeno, é preciso utilizar diversos truques, tanto práticos quanto funcionais. Por exemplo, pintar todas as paredes de uma cor só, mas diferenciando o teto, traz uma sensação de continuidade que parece prolongar o espaço. A iluminação, natural e artificial, também é importante para criar a ideia de amplitude, assim como superfícies brilhantes e lisas, que refletem a luz e deixam a decoração mais leve.

Cozinha

Em relação ao layout dos ambientes, é essencial que contem com uma disposição prática e simples. De acordo, a cozinha concentra todas as tarefas de um lado, enquanto deixa a circulação livre e oferece uma pequena bancada com área para refeições ou descanso. Sob a bancada de trabalho há um armário alto que inclui nichos abertos e fechados, perfeitos para manter o ambiente sempre em ordem. 

Sala de estar

Assim como vimos na primeira imagem, todos os ambientes são completamente integrados. Portanto, a sala de estar fica junto à cozinha e ganha um toque mais aconchegante graças ao painel de madeira atrás do sofá. Neste ambiente, a decoração também ganha um caráter único com os desenhos diferentes que surgem nas estampas dos tecidos e na pintura da parede. Ainda, as cores vivas conformam uma atmosfera mais alegre e quebram com a seriedade dos tons sóbrios.

Painel aberto…

E como já sugerimos no início, para lidar com espaços pequenos, deve-se conhecer pequenos truques e ir em busca de soluções inventivas. O painel que vimos na imagem anterior pode ser completamente aberto para integrar ou isolar a suíte. Desta forma, pode-se decidir entre ter um apartamento totalmente ou parcialmente integrado. Uma ideia bastante prática para quando deseja-se receber os amigos em casa.

Quarto

Agora podemos observar o quarto mais de perto, um ambiente tão moderno quanto o resto da casa, mas com uma atmosfera mais confortável. A cabeceira acolchoada é perfeita para conseguir tal efeito, bem como a decoração personalizada com quadros e porta-retratos. No armário, um elemento que não pode faltar em casas pequenas: espelhos amplos para duplicar e iluminar os ambientes.

Visão geral

Finalizamos com uma visão geral do apartamento desde o quarto. A disposição da planta arquitetônica permite aproveitar a residência em seu sentido longitudinal. No entanto, não apenas a sua planta valoriza tal aspecto, como também as demais soluções utilizadas. Como já mencionado, a pintura da parede prolonga o espaço, assim como os trilhos da iluminação que percorrem todos os ambientes.

O que você achou do projeto? Deixe um comentário!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista