Chá e café, as bebidas de todo dia

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Extremamente populares, o café e o chá são consumidos em grandes quantidades no mundo todo. É claro que existem as preferências culturais, como os famosos chás ingleses no Reino Unido e em todos os países de língua inglesa que ainda reverenciam a Rainha Elizabeth ou, ainda, os cafés indispensáveis no Brasil e em diversos países da América do Sul e Central.

A culinária e a medicina populares – como as da China e do Japão, primeiros a utilizar os chás – também têm muito a dizer sobre o uso de chás aromáticos, nos mais variados países do mundo. Como, por sua vez, os marroquinos e os italianos acreditam ter formas perfeitas de preparar o café.

É bom que se saiba que existe uma quantidade enorme de chás e cafés sendo comercializados no mundo, em uma história muito antiga de comércio e expansão de terras. Tanto que, nesses países, a sofisticação chegou ao ponto de de cerimônias do chá ou café, com fundamentos espirituais e artísticos. Em 2015, o melhor café do mundo foi o guatemalteca, com o café do Brasil ficando em quarto lugar.

De qualquer modo, para você que aprecia chás e cafés, não é nada difícil encontrar os melhores por aí, nas melhores casas do ramo. O importante é saber como preparar essas bebidas, que para os aficionados utilizam uma grande variedade de utensílios e louça adequada.

Outra coisa que precisa ser dita sobre o chá e o café é que, ao contrário do que muita gente diz, eles têm excelentes propriedades terapêuticas, sendo úteis para as mais variadas condições de saúde.

Assim, entusiasme-se e passe a introduzir essas bebidas no seu cotidiano – com exceção de crianças que já tem um metabolismo acelerado. Siga nossas dicas e tenha muito prazer!

Tomando chá e café na sua casa

Por que beber chá e café? Tudo bem, sabemos que são hábitos culturais arraigados a ponto de nem questionarmos mais. Mas essas bebidas têm vantagens terapêuticas que fazem muito bem para a saúde, desde que tomadas em quantidades e horários adequados. O café sempre foi um vilão popularmente, graças à cafeína que mantem a atenção acesa e pode interferir na circulação sanguínea em altas quantidades. Mas, recentemente, em Harvard, uma pesquisa demonstrou que, consumir de 1 a 3 xícaras por dia, pode diminuir o risco de depressão em mulheres. Pode ainda inibir o alcoolismo, inibir a ação dos radicais livres, promover a atividade antioxidante e prevenir o Mal de Alzheimer. A bebida pode ajudar a aumentar a atenção, melhorar a criatividade e o desempenho, estimular o corpo, evitar a retenção de líquido do corpo e até a emagrecer, mas vá com calma: em excesso, causa ansiedade, tremedeira, falta de sono, problemas gástricos e falta de cálcio. Também é bom deixar para tomar o cafezinho longe das refeições, já que tomado com elas inibe a absorção do ferro e provoca anemia. Já os chás verde, preto e branco são diuréticos e estimulantes, enquanto os chás aromáticos como hortelã, camomila e cidreira são calmantes e ajudam no processo digestivo. Como o café, os chás preto, verde e branco aumentam o desempenho, a criatividade e a atenção, combatem os radicais livres, ajudam a diminuir o colesterol ruim. Mas devem ser consumidos sem excesso pois prejudicam a qualidade do sono e também podem comprometer a quantidade de cálcio no corpo.

O lugar certo para o café o chá na sua casa

Saiba que tanto uma bebida quanto a outra são muito sensíveis às condições ambientais da cozinha. O café precisa estar o mais hermeticamente fechada, em latas apropriadas (há quem recomende deixar na geladeira), e os chás de saquinho e de pó devem ficar em um ambiente fresco e seco. Aberta a caixinha com saquinhos, procure consumir o mais rapidamente possível. Já o chá em pó conserva-se bem em latinhas de metal. Uma recomendação é que não utilize mix de folhas e grãos de chá, seja comprado pronto, seja preparado por você. As propriedades das plantas nem sempre combinam entre si e podem causar problemas. Já quanto ao café, procure torrar os grãos na hora, pois o sabor é incomparavelmente melhor. Existem moedores manuais que fazem esse serviço superbem e ainda são um charme. E se você gosta de colocar leite no chá, deixe-o para fazer depois do chá, de modo a controlar a quantidade da bebida. Para finalizar, no café dispense o açúcar e o adoçante: eles desvirtuam o sabor natural do grão.

Fazendo chá e café

Para preparar um bule de chá, utilize o melhor chá de que dispor. Pode ser chá mate, chá preto, chá verde, chá branco, chás com blend inglês, chás aromáticos, como hortelã, capim-cidreira ou camomila. Encha a chaleira com ´´´água fria da torneira, pois água quente ou reaquecida contém menos ar dissolvido e tem sabor envelhecido e sem graça.Aqueça o bule, enxaguando-o com água quente, porque isso garante que a água permaneça fervente quando entrar em contato com o chá. Adicione 1 colher (chá) do chá escolhido ou um saquinho por pessoa. Quando a água estiver fervendo, despeje-a no bule.Recoloque a tampa e deixe em infusão entre três e cinco minutos, conforme o tamanho das folhas. Folhas grandes levam mais tempo para fazer o chá do que as pequenas. Os chás liberam a cor antes do sabor: enquanto a cor desejada pode ser conseguida apenas depois de um minuto, o chá leva muitos mais minutos para exibir toda a sua qualidade. Sirva o chá quando estiver recém-feito, pois ele terá sabor de cozido se for deixado no bule por mais de 10 minutos. Por isso, evite abafador. Já o café, as formas de prepará-los são tantas que mereceria um capítulo à parte: método de bule, método de cafeteira, método de filtro, percolator, método a vácuo, máquina de expresso, café turco, entre outros, sem contar as variações culturais europeias, asiáticas, magrebinas, sul-americanas, centro-americanas e africanas. Faça uma pesquisa que encontrará diversas receitas diferentes de café que, inclusive, exigem determinado grão na composição.

Chaleiras e bules

Cozinha High Tech: Cozinhas modernas por Teia Archdecor
Teia Archdecor

Cozinha High Tech

Teia Archdecor

Existem inúmeros modelos de chaleiras, bules e cafeteiras no mercado. As chaleiras mais encantadoras são as de porcelana pintada, algumas de serviço chinês e outras de serviço japonês. Aliás, serviços de chá orientais de cerâmica são lindos e diferentes. Mas há chaleiras em aço inox, que também são muito bonitos, muitas vezes com design moderno e arrojado. Também existem vários utensílios para infusão de chão, com recipiente para colocar o chá, sem falar ainda dos coadores, muitas vezes de prata ou inox. Alguns espremedores de limão são verdadeiras preciosidades, representando pássaros. Já para o café a cafeteira italiana ( o chamado bule de expresso moka), que prepara duas porções de café, já virou um clássico. Atualmente, tem feito sucesso as máquinas caseiras de café expresso, mas diversos outros modelos de bules e cafeteiras de metal e cerâmica podem ser encontrados, inclusive modelos em ágata, que são encantadores. E os mais comuns continuam vivos e atuantes: a clássica cafeteira de vidro acionada por eletricidade e o velho coador de pano, para os que gostam de velhas tradições. Tenha vários deles e acomode tudo em um armário moderno como esse do projeto de Teia Archdecor.

Xícaras de café e de chá

Imagine você nesta linda cozinha servindo o chá ou café da tarde para suas amigas e seus amigos? Daquela cristaleira, deverão sair lindas xícaras de chá e de café para deixar a mesa deslumbrante e aconchegante. Hoje em dia, encontra-se serviços de chá e café dos mais tradicionais e clássicos até os estilos mais contemporâneos, com linhas e cores vibrantes, desenhos inspiradores e convidativos. Então, vá às compras: tenha pelo menos três serviços de cada para não ficar repetindo toda hora. E os utilize de acordo com o seu estado de espírito: os mais suaves para os dias mais calmos, os mais alegrinhos para aquelas tardes animadas, os mais clássicos para os convidados mais tradicionais. E divirta-se!

Chá, café e design

Chá, café e design é uma trinca com uma longa história publicitária e artística. Hoje em dia, é um achado encontrar uma daquelas latinhas antigas de café ou de chá e utilizá-la como enfeite vintage na cozinha. Mas essa história não se resume a isso: chaleiras, bules e cafeteiras têm sido objeto de atenção de designers, que desenvolvem peças para lá de criativas e inovadoras para tornar a cozinha um lugar cheio de personalidade e sofisticação. Se você fizer uma pesquisa, vai encontrar vários exemplares que podem ser inspiradores. Para outras dicas sobre design, leia este artigo.

Qual é a sua dica para um café ou um chá mais gostoso?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!