7 soluções para banheiros pequenos (nichos, armários, prateleiras) 7 soluções para banheiros pequenos (nichos, armários, prateleiras)

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

7 soluções para banheiros pequenos (nichos, armários, prateleiras)

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
PROJETOS DE INTERIORES RESIDENCIAIS: Banheiros  por okna arquitetura
Loading admin actions …

O banheiro é um dos espaços que possui a metragem mais limitada nas habitações, por isso, muitos encontram dificuldades ao decorá-lo com mobiliário tradicional. Na verdade, não importa o seu tamanho, pois temos ideias criativas para aumentá-lo visualmente e transformá-lo em um espaço confortável. 

Com algumas dicas básicas, é possível montar um banheiro reduzido com uma decoração bonita, elegante e simples. É importante lembrar que todos os elementos podem fazer a diferença no projeto como o piso, os revestimentos para as paredes e piso do banheiro, as cores, os equipamentos sanitários, os acessórios decorativos, a escolha correta dos móveis etc.

Por isso, hoje selecionamos 7 soluções para banheiros pequenos: nichos, gabinetes funcionais e prateleiras. 

Siga conosco e confira!

Como planejar um banheiro pequeno

Espaços pequenos requerem atenções mais do que especiais. É preciso levar em consideração cada cantinho que possa ser utilizado de maneira funcional e, claro, bem decorado.

Quando o assunto é garantir que o melhor planejamento possível para o banheiro pequeno, o primeiro e mais importante passo, é conversar com bons arquitetos. Esses profissionais são especializados em garantir a melhor organização possível para as áreas como lavabo e banho no que diz respeito à melhor iluminação, ao arejamento e a elementos decorativos.

Caso não possa contar com a consultoria de um bom profissional, nossa dica é encontrar uma solução simples, mas que funciona muito bem: com uma folha de papel e lápis, faça um rascunho em escala considerando a área de seu banheiro e as divisões de banho e lavabo. Considere os pontos de iluminação e arejamento, além do sistema hidráulico, para garantir as melhores posições para balcão, pia e utensílios.

Além disso, vale a pena considerar as dicas que separamos nas imagens abaixo, onde estão dicas para utilizar nichos, prateleiras e outras peças que facilitam muito a organização do banheiro.

Truques para banheiros pequenos

03_Projeto de Interiores: Banheiros  por Paula Carvalho Arquitetura
Paula Carvalho Arquitetura

03_Projeto de Interiores

Paula Carvalho Arquitetura

Alguns truques podem ser facilmente levados em consideração para deixar seu banheiro ainda mais agradável e bem organizado.

O primeiro, é valorizar a ventilação e a iluminação natural. Janelas grandes com fechos especiais que garantam a privacidade, mas possibilitem a circulação de ar, são importantes. Você pode, inclusive, optar por blocos vazados para isso.

Quanto à iluminação, é importante que não existam pontos de sombras no espaço. Aproveite ao máximo a iluminação natural das janelas e porta e complemente com iluminação elétrica, como spots e LEDs. Outra boa dica é escolher cores claras para paredes, piso e teto, assim a iluminação é refletida e melhor aproveitada. Espelhos grandes também são ótimas opções para otimizar a luz dentro do banheiro pequeno.

Para saber mais dicas, é só seguir conosco pelas imagens abaixo!

1. ​Gabinetes e prateleiras

PROJETOS DE INTERIORES RESIDENCIAIS: Banheiros  por okna arquitetura
okna arquitetura

PROJETOS DE INTERIORES RESIDENCIAIS

okna arquitetura

Um gabinete fixado embaixo da pia irá ajudar a organizar objetos de higiene pessoal do dia a dia. As prateleiras também podem ser fixadas acima do vaso sanitário, assim como vemos na imagem ou em outro cantinhos da parede.

2. Mobiliário com duas pias

Se o seu banheiro é pequeno, mas você não abre mão de ter um gabinete com duas pias, então esta proposta é para você. O revestimento da parede dá um toque moderno para a decoração do ambiente.

3. Nichos de madeira

Como mencionamos, é preciso tirar proveito de cada cantinho do banheiro: nichos na altura do vaso sanitário – um espaço sempre sem uso. A parede é perfeita para instalar três unidades de nichos ou prateleiras, assim você terá uma área para colocar os seus produtos ou objetos decorativos.

4. Nichos + armário

Reforma Sobrado Residencial: Banheiros  por Ana Crivellaro
Ana Crivellaro

Reforma Sobrado Residencial

Ana Crivellaro

A nossa quarta proposta: gabinete + nichos. A ideia é perfeita para um banheiro pequeno, principalmente optar pela tonalidade branca para aumentar a profundidade do ambiente. O toque de cor fica por conta dos itens decorativos.

5. Gabinete branco

Ecco Canoas - Decorado: Banheiros  por ARCA ARQUITETURA
ARCA ARQUITETURA

Ecco Canoas – Decorado

ARCA ARQUITETURA

Nem sempre é possível inserir um nicho, então vale apostar em um único gabinete com gavetas. 

- Se você busca ideias para renovar a sua casa, acesse: Cozinhas modernas: 8 ideias geniais com murais decorativos.

6. Prateleiras de madeira

Nesta proposta vemos como o pequeno banheiro foi decorado: prateleira de madeira na altura do vaso sanitário e diversas pequenas prateleiras de madeira na janela e do lado da pia.

7. Nicho amarelo

Reforma de Banheiro Social: Banheiros  por SCK Arquitetos
SCK Arquitetos

Reforma de Banheiro Social

SCK Arquitetos

O banheiro pequeno também pode receber um toque de cor, assim como vemos na escolha do nicho: amarelo. A tonalidade encheu o ambiente de charme, além disso, destacou a cuba e o vaso sanitário.

- Continue a sua leitura, acesse: Função e simplicidade: 6 quartos modernos e inspiradores.

De qual dica você mais gostou?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!