Beliche, uma solução em dose dupla

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O beliche é uma solução perfeita para quartos pequenos nos quais dormem duas crianças. Ele nada mais é do que duas camas dispostas uma acima da outra, o que economiza espaço para outros móveis ou simplesmente para facilitar a circulação.

Durante muito tempo, os beliches foram móveis simples, sem muita graça, que só precisavam ser práticos. Mas, atualmente, eles são apresentados em diferentes materiais e formatos, muitas vezes coloridos ou até decorados a partir de um tema de fantasia.

Não importa qual é o tipo de beliche que seus filhos preferem, todos eles devem ser confortáveis e seguros,  especialmente a cama superior, que deve estar protegida contra quedas. Outro detalhe: o beliche também pode ser uma opção no caso de crianças que costumam receber amiguinhos com frequência para passar a noite.

Na seleção de imagens a seguir, temos 10 diferentes possibilidades de beliche. Conheça-as e escolha a que mais combina com os seus filhos e o quarto deles! 

Planejado II

Quarto infantil  por Toca Fusta
Toca Fusta

dormitorio tren

Toca Fusta

Já este quarto, onde predominam as cores branca, rosa e azul bebê, com toques de cinza na roupa de cama, o beliche também foi planejado junto com os armários, mas em configuração diferente. A cama inferior conta com gavetões e a superior, com protetor contra quedas e escadinha. Neste espaço, tudo fica organizado e ainda sobra espaço para se divertir. A paleta de cores clara torna leve o conjunto de beliche e armários, o que, de outra maneira, poderia ser opressivo. O aproveitamento do espaço, neste caso, é total.

Com escada lateral

No projeto realizado pela Cerejeira Agência de Arquitetura, o beliche do quarto infantil conta com uma larga escada lateral em madeira, mesmo material das duas camas. A escada tem corrimão de metal com design superleve e clean. O mesmo material aparece na cama superior como proteção contra quedas. A beleza deste beliche está nas suas linhas puras, na sua simplicidade e no uso da madeira, que é utilizada nos demais móveis e no piso, proporcionando um ambiente aconchegante. A parede azul dá um toque de cor ao espaço, enquanto as gavetas sob a cama inferior permitem organizar melhor as coisas. Neste quarto sobra espaço e o beliche é um convite à brincadeira.

Com terceira cama embutida

Nesta casa de praia, o quarto das crianças foi pensado para acomodar quatro pessoas. Assim, além da cama lateral, o espaço conta com um beliche totalmente branco, que apresenta não apenas duas camas, mas três: a terceira vem embutida debaixo da cama inferior. Como não poderia deixar de ser, o beliche tem uma escadinha vertical para a cama superior, que também tem proteção contra quedas. A predominância do branco no quarto serve de fundo para a decoração mural em azul e amarelo que cobre toda a parede. Uma mesinha de canto em acrílico transparente na cor amarela complementa o ambiente claro e levemente vibrante.

Em metal branco

Projetado para crianças maiores, este quarto pequeno recebeu um beliche com estrutura metálica pintada de branco e afixada na parede. Os colchões e roupas de cama também são brancos, o que confere leveza ao conjunto. O toque de cor aparece nas paredes pintadas em lilás, nos abajures na mesma cor e nos nichos alaranjados ao fundo do quarto. O piso de madeira proporciona aconchego ao espaço.

Planejado I

Quarto infantil  por Toca Fusta
Toca Fusta

Litera adaptada

Toca Fusta

Neste quarto de meninas, o beliche foi planejado junto com o armário e a bancada de estudos. Assim, o móvel aparece acoplado ao armário e a escada que leva à cama superior apresenta gavetões, assim como a parte inferior do beliche. As cores básicas são branco e rosa, mas o papel de parede listrado em tons de bege, laranja, verde e marrom serve de fundo para o beliche, proporcionando um ar alegre ao ambiente. Com a opção pelo beliche, o quarto ganha espaço para brincadeiras e outras atividades. 

Como sofá

O beliche branco deste quarto de menina faz as vezes de sofá, com muitas almofadas brancas, rosas e verdes. A estrutura do móvel é leve, com escadinha lateral discreta, e, portanto, também perfeito para receber visitantes para passar a noite. O tom de verde das paredes, aliado ao piso de madeira claro, torna o ambiente leve e delicado, com ares românticos. 

Com tablado

Neste quarto infantil em estilo colonial, o beliche branco conta com janelinhas redondas na estrutura e com uma escada que vai dar em um tablado traseiro ao lado da cama superior. Assim, o beliche não está colocado junto à parede, mas afastado dela. A cama inferior é arrumada como um sofá e a cama superior recebe uma barra circular que vai de um lado a outro dela, com o objetivo de proteger a criança contra quedas. Os demais móveis – armários superiores e mesa de estudos – também são brancos, mas a parede lateral apresenta papel de parede estampado em tons de verde e bege, enquanto a parede do fundo é pintada de bege. Outras cores aparecem nas almofadas e no encosto da cadeira. O efeito é suave, simples e agradável.

Colorido

Quarto infantil  por ZENZEROdesign
ZENZEROdesign

child's bedroom

ZENZEROdesign

O beliche desta imagem é planejado em madeira clara, com destaque para as linhas arrendondadas e as cores harmoniosas, como verde limão e azul escuro. A escadinha vem com gavetas verde limão e a cama superior conta com proteção feita em metal branco. Na cama inferior há um pequeno nicho em azul escuro, a mesma cor da parte de baixo da cama e da cabeceira da cama superior. A roupa de cama listrada, em tons de verde e de azul, combina perfeitamente com o móvel, assim como os nichos acima da mesa de estudo. O resultado é um quarto leve e vibrante, do jeito que as crianças gostam.

Com nicho I

CASA MP: Quarto infantil  por Mutabile
Mutabile

CASA MP

Mutabile

Aqui neste quarto infantil a proposta muda um pouco: o beliche tem cama superior, mas a inferior aparece na horizontal do móvel, deixando um espaço no nicho para uma mesa de estudos e sua cadeira. É o beliche perfeito para quem não divide o quarto com um irmão, mas recebe amiguinhos para passar a noite. O beliche branco segue a predominância da cor no ambiente, que contempla a outra mesa de estudos, a cômoda e a cortina em painel. As paredes pintadas em azul celeste contrastam agradavelmente com a cadeira amarela e com a estrutura inferior da segunda mesa de estudos. Por fim, o piso em madeira traz calor ao ambiente.

Com nicho II

Este quarto infantil apresenta um tipo diferente de beliche, em que a estrutura conta com duas camas superiores e nichos na parte inferior, seja para abrigar uma mesa de estudo, seja para guardar brinquedos. Neste caso, o beliche tem estrutura em madeira com uma escada entre as duas camas e respectivos nichos. A roupa de cama laranja combina com o tapetinho redondo na mesma cor, assim como com a cadeira verde limão e as banquetas azuis, cores que dão um toque vibrante ao espaço. O papel de parede delicado complementa a decoração. Para outras dicas sobre beliches, leia este artigo

Qual é o beliche mais interessante para o quarto dos seus filhos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!