Quais as diferenças entre os tipos de tintas para paredes e móveis?

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
BEACH HOUSE, Arquitetando ideias Arquitetando ideias Salas de estar tropicais
Loading admin actions …

Uma das soluções mais práticas e comuns para deixar a casa mais bonita é optar por pinturas internas ou externas. Contudo, para o consumidor comum, esse pode ser um grande desafio, já que existe uma grande variedade quanto aos tipos de tintas que podem dar diferentes efeitos na decoração do lar. 

Passando por tintas que podem ser laváveis até soluções que deem acabamento brilhante, como o verniz, as possibilidades de incrementar o lar são muitas e, certamente, merecem atenção especial. 

E é pensando em ajudar os consumidores comuns que hoje trouxemos uma breve descrição sobre os principais tipos de tintas que podem ser utilizadas não só para pintar paredes, como até mesmo para reformar móveis. Por isso, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre esse universo e começar a se planejar prontamente quanto ao desejo de dar novas cores à decoração do seu lar. 

Siga conosco e inspire-se!

1. Látex PVA

O látex é a tinta mais comum para a pintura de interiores. A sigla PVA que nomeia o tipo da tinta vem da principal substância de fabricação, o Acetato de Polivinila. 

Solúvel em água, o látex PVA garante ótimo rendimento e pode ser facilmente limpo caso respingue em outros revestimentos que estejam no ambiente. Além disso, é um tipo de tinta que seca bem rápido e quase não tem cheiro. Embora seja ótima para uma pintura nova ou a cobertura de uma antiga tinta, não é recomendado que seja utilizado em ambientes úmidos, como o banheiro. 

2. Tinta laqueada

pintura laqueada pode ser aplicada com tinta laca comum ou chinesa ou, ainda, com esmalte acrílico. É ideal para pintar móveis, contribuindo para um resultado brilhante e muito interessante. A tinta laca é de origem automotiva e, além de ser perfeita para madeira, poder ficar muito bem também em superfícies metálicas ou de vidro. 

São dois os tipos de tinta laqueada: uma que é à base de água e a outra que é à base de poliuretano. Ambos os tipos têm fácil aplicação e podem ser diluídos, aumentando o rendimento. 

Para que o resultado seja perfeito, recomenda-se lixar muito bem as superfícies para evitar imperfeições. O resultado geralmente é um objeto de superfície lisa e renovada. Para quem deseja repaginar móveis, é um investimento que, certamente, vale a pena. 

3. Tinta acrílica

Semelhante à tinta látex, o principal diferencial das tintas acrílicas é sua impermeabilidade, o que faz dela uma ótima opção também para ambientes úmidos e pinturas externas. 

Diferente da tinta látex, a tinta acrílica pode ser lavada para que o ambiente fique limpo e seu acabamento é mais brilhante. Embora o preço seja mais caro, é uma ótima opção para dar ótimo acabamento ao visual do lar. 

4. Tinta esmalte

Por ser à base de óleo, a tinta esmalte não pode ser diluída em água, o que diminui seu rendimento. Assim como a tinta laca, é um tipo de tinta muito interessante para renovar peças de madeira ou ferro, com o diferencial de ter acabamento brilhante ou opaco, sendo uma opção interessante para renovar móveis, janelas e portas. Não é uma tinta recomendada para pintar paredes, já que além de pouco rendimento, sua película pode trazer bolhas às superfícies porosas. 

5. Verniz

O verniz é uma opção excelente para proteger madeiras e proporcionar diferentes tons de cores para as superfícies. É uma opção perfeita para trazer belíssimo acabamento a móveis, batentes de janelas, portas e outros materiais em madeira. Seu aspecto pode ser fosco ou brilhante, garantindo um resultado que traz elegância e brilho quando bem aplicado. Recomenda-se sempre manter uma pequena lata de verniz em casa para manter as superfícies em madeira sempre em boa aparência. 

6. Epóxi ou poliuretano

COZINHA homify Cozinhas modernas Concreto Cozinha pequena

Por fim, falamos da tinta epóxi, que pode ser uma opção muito interessante para dar acabamentos brilhantes. É um tipo de tinta que pode ser encontrado em diferentes tipos, sendo alguns interessantes para piso, paredes ou outros objetos, como caixas d'água. 

O epóxi demanda mão de obra especializada, já que deve ser diluído em solventes específicos e pode trazer bolhas ou rugas nas superfícies. São tintas específicas para acabamentos em locais com grande umidade, portanto, cozinha, banheiro, piscinas e pisos externos estão entre as principais aplicações. Na imagem, podemos observar a parede amarela pintada em epóxi, contribuindo perfeitamente para a decoração da cozinha. 

Saber escolher o tipo de tinta certo para os tipos de locais e aplicações é um fator decisivo para evitar gastos extras e garantir ótimo acabamento. Para isso, é sempre importante lembrar de que consultar um bom profissional faz toda a diferença. 

Como escolher a cor de tinta certa para cada ambiente da casa

Agora que você já sabe as principais características de cada tipo de tinta para paredes e móveis, é interessante entender o que levar em conta caso decida pintar apenas um ambiente da casa. 

No corredor de entrada, por exemplo, o ideal é escolher uma tina que ofereça bom rendimento e seja altamente resistente. As tintas acrílicas nas versões fosca, acetinada e a semi-brilho. 

Entre os tipos de cores ideias, estão as cores neutras que transmitam tranquilidade e conforto, como bege e tons claros. Além disso, a combinação com o porcelanato é sempre uma boa pedida.

Como escolher a cor de tinta certa para a sala de estar

Por ser um ambiente de socialização, a sala de estar pede soluções que remetam conforto imediato aos moradores. A tinta acrílica proporciona ótima resistência a esse espaço e deve ser considerada. 

Quanto a cor, tons aconchegantes, como o amarelo e bege, podem funcionar muito bem. Além disso, o uso de cores claras proporciona ótimo aproveitamento da iluminação natural nesse espaço e traze sensação de maior espaço livre. Contudo, cores fortes também podem ser consideradas, já que reforçam a personalidade dos moradores. A dica nesse caso, é escolher cores mais fortes para apenas uma parede, geralmente as de fundo.

Como escolher a cor de tinta certa para a cozinha

Na cozinha, o ideal é que o tipo de tinta escolhido seja lavável. Isso garante facilidade para limpeza, além de garantir maior resistência à umidade. Epóxi e Metalatex são boas escolhas. 

Quanto as cores, vale seguir essas dicas: cozinhas pequenas precisam ter sua iluminação otimizada, o que pede o uso de cores claras. Contudo, vale a pena pensar em soluções mais fortes, como a escolha do vermelho, que aquece o espaço e pode proporcionar bons resultados. Além disso, revestimentos coloridos proporcionam um toque criativo que fazem a diferença para deixar as experiências culinárias mais leves. 

Como escolher a cor de tinta certa para o quarto

O quarto é o espaço onde a escolha de cores para a tinta é mais livre. Afinal, é preciso garantir que esse espaço remeta a personalidade de seus moradores. Ambientes jovens, por exemplo, podem usar cores mais diversificadas, como amarelo, azul ou outros tons coloridos que deixem o espaço mais alegre e criativo.

Se a ideia é garantir aconchego, nada melhor do que apostar em cores claras e neutras para compor a decoração colorida por meio de almofadas e outros elementos que possam ter cores variadas. 

Quanto ao tipo de tinta, a acrílica em acabamento fosco ou acetinado proporciona um toque aveludado. 

Qual o tipo de tinta que você mais utiliza? 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista