16 coberturas para melhorar a sua área externa | homify 16 coberturas para melhorar a sua área externa
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3644:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

16 coberturas para melhorar a sua área externa

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Jardins modernos por homify Moderno
Loading admin actions …

Nas áreas externas, as coberturas são responsáveis por proteger contra o sol, a chuva e o calor, além de servirem também como um elemento decorativo. Que as coberturas externas já deixaram de ser uma estrutura sem graça faz tempo, não é nenhuma novidade. Hoje em dia, há diversos tipos de desenhos para toldos e pergolados, que podem ser feitos em diversos materiais e cabem dentro até mesmo do menor dos jardins.

Por isso, hoje escolhemos 16 desenhos diferentes para te inspirar a desenhar uma cobertura atraente e interessante na sua área externa. Venha conosco e surpreenda-se!

Qual é o melhor tipo de cobertura para a área externa?

Projeto Residencial - Condomínio Quinta da Baroneza Varandas, alpendres e terraços modernos por AVR Studio Arquitetura Moderno
AVR Studio Arquitetura

Projeto Residencial – Condomínio Quinta da Baroneza

AVR Studio Arquitetura

O estilo de cobertura dá a personalidade para o projeto e faz toda a diferença para a valorização do espaço. É sempre interessante pensar em soluções que estejam de acordo com o estilo arquitetônico da casa ou apartamento, embora variações de estilos, quando bem equilibradas, trazem resultados interessantes.

Para escolher as telhas, leve em consideração, principalmente, a média de temperatura local. Caso more em regiões mais quentes, as estruturas com telhas térmicas, de cerâmica, ecológicas ou de concreto são excelentes soluções.

Se a ideia é aproveitar ao máximo a iluminação natural, a cobertura com policarbonato e vidro laminado são muito interessantes.

Para fazer a melhor escolho junto ao seu arquiteto, confira nossa página exclusiva com projetos para varandas.

Agora, vamos à lista!

1. Ripado de madeira

Varandas, alpendres e terraços modernos por homify Moderno

As coberturas de madeira adequam-se aos mais variados projetos, isto porque trata-se de um material natural cuja flexibilidade é bastante alta. Seja em obras modernas, rústicas ou clássicas, a madeira é sempre uma ótima ideia para deixar o terraço mais aconchegante!

2. Clássico

Se você gosta do estilo clássico, onde a harmonia esteja presente e os materiais tenham qualidade, então este tipo de cobertura é para o seu quintal. Muito além de apenas mais uma opção para proteger a área externa, esta solução é fácil de combinar com qualquer paleta de cores, bem como arquiteturas de diversos estilos.

3. Com metal e madeira

Outdoor Living Pod, Louvered Roof Patio Canopy Installation in Findon, West Sussex. Jardins modernos por homify Moderno
homify

Outdoor Living Pod, Louvered Roof Patio Canopy Installation in Findon, West Sussex.

homify

Juntos, a madeira e o metal sempre levam à perfeição. A pérgola que vemos é ideal para espaços amplos, seja na fachada frontal ou posterior. Trata-se de uma estrutura imponente, perfeita para ambientes modernos. Tal solução ficou especialmente atraente nesta casa, pois seus materiais entram em total harmonia.

4. Com lona ou tecido

Toldos para terraza o pérgola Jardins modernos por TOLDOS SPANNMAXXL.de Moderno Madeira Efeito de madeira
TOLDOS SPANNMAXXL.de

Toldos para terraza o pérgola

TOLDOS SPANNMAXXL.de

Se o seu jardim pede por uma alternativa mais despojada, mas que seja funcional, pode-se optar pela lona para cobrir o seu pergolado. Naturalmente, este elemento não conta com a mesma vedação do vidro ou policarbonato, porém seu efeito é muito mais leve, além de também ter boa durabilidade. Quanto ao tipo de lona, há diversas opções, como acrílica, de poliéster, vinil ou PVC.

5. Com vidro temperado

Manutenção de paisagismo e jardim vertical. Jardins modernos por homify Moderno
homify

Manutenção de paisagismo e jardim vertical.

homify

Já este tipo de cobertura é perfeita para filtrar o sol sem abrir mão do mesmo. O vidro temperado, como o que vemos nesta imagem, é um material resistente e decorativo que conta com um tratamento termoquímico para aumentar a sua resistência.

6. Para que entre um pouco de luz

Ainda para manter uma boa iluminação, pode-se fechar o ambiente com tábuas mais largas de madeira. Apesar deste tipo de pérgola filtrar menos a irradiação solar e a chuva, cria-se um espaço bastante acolhedor.

7. Um trançado encantador

Varandas, alpendres e terraços modernos por homify Moderno

Nós amamos esta opção! A madeira é um dos materiais preferidos para este tipo de estrutura, a fim de cobrir um terraço com estilo. Neste caso, o elemento mostra-se bastante decorativo e também ajuda a proteger o espaço.

8. Uma estrutura grande

Em casos de varandas amplas e espaçosas, também pode-se encontrar excelentes opções para torna-las mais aconchegante. Neste caso, a cobertura foi feita com tecido, que ao mesmo tempo decora e protege da insolação.

9. De metal

Ao lado da madeira, o metal é um dos materiais construtivos mais utilizados para estruturar coberturas externas. Afinal, é um material leve, fácil de instalar e de aspecto moderno. 

10. Muito moderno

Com este telhado flutuante, o terraço da casa ganhou um aspecto especial. Aqui, temos uma ótima alternativa para aproveitar todo o espaço e garantir a melhor qualidade. Por ser uma estrutura maior, pode-se ter certeza de que haverá sombra o suficiente.

11. Para ter tudo protegido

O telhado de policarbonato é perfeito para esta situação, onde a madeira tomou toda a proeminência do terraço. O policarbonato é um plástico rígido, resistente e durável, e neste caso foi instalado em uma estrutura de madeira. Este tipo de solução é a mais recomendada para varandas com mobiliário, pois garante a sua proteção.

12. Com luz

Um projeto fabuloso, com iluminação que deixa qualquer um de boca aberta. Uma estrutura que serve para grandes espaços e combina com o estilo rústico da casa. Para resplandecer também durante a noite, um projeto de iluminação foi elaborado.

13. Um desenho lindo

Casa Bosque das Mansões II Varandas, alpendres e terraços modernos por ANNA MAYA ARQUITETURA E ARTE Moderno Madeira Efeito de madeira
ANNA MAYA ARQUITETURA E ARTE

Casa Bosque das Mansões II

ANNA MAYA ARQUITETURA E ARTE

A verdade é que um terraço pode completamente com uma cobertura como esta, que conta com partes abertas e fechadas. Um desenho personalizado que é extremamente decorativo.

14. De bambú

Se você gosta de projetos diferentes, este telhado de bambu é insuperável. Trata-se de um recurso renovável e sustentável, leve e decorativo. Outra das suas vantagens é a sua durabilidade e resistência.

15. Rústico

Se você gosta de espaços rústicos e a mistura de madeiras, esta é uma das coberturas que você deve ter. Uma alternativa pouco explorada, não pelo material utilizado, mas pela sua forma original.

16. Com curvas

Como dissemos no início do livro de ideias, os pergolados podem variar muito tanto no material quanto nas cores utilizadas, assim como em sua forma. Este telhado curvo com madeira e policarbonato é tão decorativo quanto prático. Pode ser instalado bem como visto nesta foto, de forma a proteger o terraço contra o sol. 

Lindas ideias para decorar varandas e terraços

E se depois de tantos projetos incríveis você quer ver ainda mais soluções para ter a melhor varanda do mundo, e de quebra você ainda ama ideias com madeira, saiba que aqui temos a solução perfeita para você.

Como prova disso, confira o nosso artigo sobre as 21 melhores ideias para varandas e terraços com teto de madeira e se apaixone ainda mais!

Qual destes projetos você mais gostou? Deixe um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!