Um apartamento eficiente e moderno com apenas 46 m²

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Apartamento studio aconchegante e descolado, Studio Elã Studio Elã Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Frequentemente, os apartamentos pequenos representam um verdadeiro obstáculo na arquitetura de interiores. Desenhar plantas compactas que contenham tudo o que for necessário para um dia-a-dia confortável é um desafio, mas algo indispensável. Portanto, exige o auxílio de um profissional experiente, alguém que conheça as respostas mais adequadas, de preferência envolvendo soluções inteligentes e multifuncionais.

Com isso em mente, hoje selecionamos uma residência que conta com apenas 46 m², cujo projeto foi resolvido a partir de uma planta aberta, onde os ambientes integrados encontram unidade, mas também funcionam de maneira independente. Desde móveis planejados e funcionais, até uma área de estar ao ar livre, este projeto traz grandes ideias para pequenos espaços.

Acompanhe-nos neste tour e conheça dicas imperdíveis para casas pequenas!

Quarto

Antes de mais nada, é interessante saber que este projeto foi desenvolvido para um morador jovem, com perfil descolado e rotina agitada. Sendo assim, trata-se de um apartamento que coloca a funcionalidade em primeiro lugar a fim de atender as necessidades do cliente, que gosta tanto de ambientes confortáveis para momentos mais íntimos, quanto de espaço para receber os amigos.

Como vemos, o projeto desenvolve-se a partir de uma planta completamente aberta, ou seja, com exceção do banheiro, todos os ambientes são integrados. A partir desta perspectiva, nota-se um truque básico para cômodos pequenos: espelhos que vão de piso a teto. Estes elementos parecem duplicar o espaço graças a sua superfícies reflexiva. Além disso, reflete a iluminação, deixando os espaços mais claros, e o armário fica mais discreto.

Terraço

Do lado de fora há uma pequena surpresa: uma área de estar ao ar livre, confortável e convidativa. Já que se trata de um ambiente pequeno, existe certa dificuldade em aproveitar o solo para plantar um jardim, porém tal aspecto não elimina a possibilidade de executar um paisagismo atraente. O muro verde é uma alternativa que vem sendo cada vez mais utilizada no paisagismo contemporâneo, principalmente em casas pequenas. E para trazer ainda mais vida, a mureta lateral conta com uma pintura personalizada, oferecendo mais singularidade ao espaço.

Cozinha

A cozinha fica  próxima ao terraço, sendo integrada com o mesmo a partir de uma porta e uma janela ampla. A mesa serve tanto para refeições quanto como bancada de apoio, facilitando a rotina dentro do ambiente. Sob ela há duas luminárias de desenho contemporâneo, cuja leveza é incrível. E finalmente, a parede principal foi pintada com tinta lousa para criar uma atmosfera mais despojada e criativa.

Móvel planejado

Um móvel planejado cria unidade entre todos os espaços internos, desde o hall de entrada até a cozinha. Esta peça aproveita toda a altura disponível no apartamento, desde o piso até o teto. Por um lado, nichos abertos são combinados com outros fechados, oferecendo mais dinamismo e um efeito decorativo muito interessante. Por outro lado, os armários no topo são discretos e oferecem bastante área de armazenagem para peças pouco utilizadas, como roupas de cama.

Hall de entrada

Por fim, visitamos o hall de entrada, um ambiente compacto e aconchegante. A porta principal conta com um desenho feito especialmente para o projeto, e assim como vimos no terraço, torna o ambiente único, além de criar uma atmosfera alegre. Já o painel ripado de madeira natural que reveste a parede do banheiro, oferece um clima cálido, principalmente com o efeito da iluminação direcionável. 

O que você mais gostou neste projeto? Deixe um comentário!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista