7 segredos de design para uma casa linda!

7 segredos de design para uma casa linda!

7 segredos de design para uma casa linda!

Eduardo Prado Eduardo Prado
Google+
Loading admin actions …

Toda beleza tem seus segredos. Tratando-se da beleza do lar, por meio das decorações, bem, os segredos são extensos. Acompanhar os grandes profissionais do universo da decoração e as dicas que fazem do lar um local único, é uma boa forma de conhecer um pouco mais destes segredos que sempre deixam muito mais feliz a moradia no lar. Aqui, no homify, você encontra todos os dias alguns artigos com muitas dicas, composições e projetos incríveis de ótimos profissionais e muitas ideias para deixar a sua casa cada vez mais maravilhosa. Aproveitar um tempinho conosco é mergulhar sempre em casas e decorações maravilhosas espalhadas ao redor do mundo e, em cada uma destas viagens, descobrir ideias perfeitas para servirem como base no seu lar. Nós amamos o que fazemos, e temos a certeza de que vocês amam aproveitar o tempo em ambientes incríveis que trazemos especialmente para vocês.

Falando de coisas que gostamos, das casas que amamos, e das decorações pelas quais suspiramos, trouxemos neste artigo alguns princípios básicos na decoração de interiores que ajudarão muito a você organizar e reorganizar a decoração do seu lar quantas vezes desejar. É um ótimo guia com dicas iniciais para que você saiba os caminhos mais perfeitos e bonitos para deixar tudo muito bem decorado.

Para saber um pouco mais sobre estas dicas, venha conosco e aproveite cada uma delas. Temos certeza que a sua percepção sobre as formas de decorar o seu lar ficará ainda melhor! 

Aproveite!

Harmonia

A harmonia é fundamental para que a composição dos elementos seja sempre a melhor possível. Um ambiente com uma composição harmônica, trabalha os móveis de modo com que fiquem somados uns aos outros e nunca disputem o espaço. A sensação agradável e acolhedora sempre estará presente em ambientes que, visualmente, nos tragam conforto visual. 

Neste belo projeto da arquiteta Pauline Kubiak, de Curitiba (PR), notamos um ótimo exemplo de harmonia entre as peças presentes. Com equilíbrio na composição do sofá e poltrona e cores que trazem pequenas mudanças suaves entre os tons do tapete e dos demais elementos, a sala de estar traz sensação de movimento e amplitude pela utilização de linhas paralelas dos tapetes que parecem dialogar perfeitamente com as luminárias em LED no teto. O toque perfeito, fica por conta da grande luminária e da poltrona centralizada no espaço.

Ritmo

O ritmo no ambiente é a forma com que a decoração faz seus olhos percorrem pelos espaços. É possível dar diversos ritmos a um ambiente utilizando elementos com texturas e desenhos ou curvas. Papeis de parede, azulejos, móveis minimalistas e luminárias são excelentes exemplos. 

Um ótimo exemplo é também este projeto da Maxma Studio, de Porto Alegre (RS). A composição da sala de estar com elementos que trazem movimentos ao ambiente é de grande riqueza e perfeito para uma observação mais atenta. A ponta da estante, com formato de losangos, leva nossos olhos em direção ao teto do espaço, enquanto que, no fundo da sala, o formato da luminária em uma posição centralizada nos faz ter a percepção mais completa do espaço. Dicas funcionais e ótimas para a decoração de sua sala.

Unidade

Quando falamos sobre unidade na decoração, nos referimos à sensação de continuidade que o ambiente tem por meio da composição de elementos do espaço. A unidade pode ser um conjunto de itens com cores semelhantes, a composição com estampas e cores parecidas, faixas de azulejos que seguem pelo ambiente e outros detalhes que, ainda que não se repitam de maneira igual, trazem a nítida sensação que são continuações de um espaço para o outro. Assim é este lindo projeto, que tem na sala de estar um incrível e elegante sofá branco que começa na posição centralizada frente a estante e parece nos guiar até o fundo da sala, onde a presença do branco é intensa, assim como na cadeira, paredes e tetos. A utilização por uma composição quase toda formada com a soma do preto e o branco, fizeram do local um ambiente singular.

Contrastes

Os contrastes são imprescindíveis para a decoração. Com eles, o ambiente ganha mais vida e dinamismo para ser ainda mais interessante e criativo. Uma ótima soma no uso de contrastes para o ambiente, são as decorações em preto e branco – uma soma sempre perfeita e atemporal para qualquer ambiente. No entanto, os contrastes com cores vivas também nos levam a resultados incríveis. Pisos, revestimentos, móveis e objetos podem ser utilizados para contrastar com os demais elementos do ambiente. Tudo de forma equilibrada e que não destoe muito de todo o ambiente.

Neste elegante projeto do escritório Bastos & Duarte, de Salvador (BA), os quadros do ambiente oferecem opções de contrastes ótimos entre si. Esta forma de utilizar elementos artísticos na decoração, valoriza o ambiente, deixando-o mais interessante e permitindo que os contrastes mais fortes não interfiram na decoração. A utilização das cores preta em contraposição ao amarelo, assim como a de cores mais vivas, deixou o ambiente jovial e muito acolhedor. 

Equilíbrio

O equilíbrio na decoração pode ter alguns diferentes estilos. O simétrico traz uma divisão imaginária do ambiente e repete os elementos em contraposições. Assimétrico, quando não qualquer simetria na divisão do ambiente, mas a posição dos móveis oferece um conforto visual de linhas parecidas quando imagina-se a sala divida ao meio. E radial, quando o movimento está direcionado a um ponto de atenção em um centro onde a decoração é em formato circular. 

Neste ótimo projeto da dupla de talentosos arquitetos, Antônio Ferreira Júnior e Mário Celso Bernardes, de São Paulo (SP), podemos notar que há uma repetição quase simétrica dos elementos no ambiente. Na parede, os quadros ajustam de forma a ocuparem espaços parecidos, enquanto que, com as poltronas colocadas no centro da decoração, as posições são parecidas e trazem uma divisão igual de espaços no ambiente.

Centro de Interesse

É importante que os elementos da decoração não entrem em competição quanto ao fato de chamar a atenção. Por isso, a posição de elementos que se sobressaem de forma suave é uma ótima forma de criar um centro de atenção no espaço, assim como é este lindo conjunto de quadros deixados em posição simétrica na parede em tom escuro. Assim, neste projeto do arquiteto Politi Matteo, de São Paulo (SP), podemos afirmar a presença de duas dicas importantes: a da cor escura na parede de fundo para dar a sensação de profundidade no ambiente e a utilização dos quadros perfeitamente alinhados, que dão a sensação de organização ao espaço. 

Dê o seu toque especial

No final de tudo, o mais importante é aplicar as dicas das quais você mais gostou, somando a isso o seu toque e personalidade empregados no ambiente. Afinal, a decoração nada mais é do que uma parte visível de suas experiências, como na utilização de elementos musicais, objetos clássicos ou hobbies que são marcas importantes na sua vida.

Na imagem, um projeto incrível do escritório Piloni Arquitetura, de São José do Rio Preto (SP).

Gostou das dicas? Que tal deixar a sua?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!