Cozinhando e jantando com muita classe

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Não é porque você tem uma cozinha pequena integrada com a sala de jantar que você não pode receber amigos para uma reunião com muita classe. Tudo que é possível fazer em uma cozinha grande é possível fazer em uma pequena, desde que ela seja planejada para atender as diferentes funções do processo de cozinhar e de servir.

A sua cozinha pequena pode ter a elegância e a sofisticação de qualquer outra de proporções mais avantajadas. Comece pensando no piso, que pode ser discreto ou exuberante. A parte que divide a cozinha da mesa ou bancada vai dar o tom do espaço, com o uso de madeira ou de outros materiais, como mármore ou granito. Os dois lados podem ser concebidos para ser continuidade um do outro ou podem ser totalmente diferentes um do outro. 

Saber providenciar mobiliário que economize espaço, servindo para guardar louças, utensílios e mantimentos, é meio caminho andado para ter as coisas à mão sem fazer aquela bagunça. Falando em bagunça, mantenha a sua cozinha compacta sempre limpa e organizada e aposte em equipamentos que minimizem os odores, como as coifas e os exaustores. 

E dê um toque todo especial ao ambiente investindo em uma iluminação planejada, única, que dê brilho e leveza à sua cozinha americana ou compacta. Saiba mais sobre o assunto no artigo a seguir.

E como dividir o ambiente?

Cozinha Gourmet: Cozinhas modernas por Adoro Arquitetura
Adoro Arquitetura

Cozinha Gourmet

Adoro Arquitetura

Dependendo do tamanho do espaço, a cozinha pode contar com uma ilha central com cooktop e uma bancada comprida ao lado dela para abrigar as cadeiras. Se não quiser ilha central, o espaço pode ser dividido apenas pela bancada de refeições. Esta pode contar com cadeiras normais ou banquetas altas. Há quem coloque uma mesa em prolongamento da ilha central, que é servida como uma mesa comum. Outro elemento que ajuda a separar os ambientes da bancada da pia e da ilha central é a coifa, que dá um toque moderno ao ambiente. Mas o mais importante é que você escolha aquela divisória que for mais bonita e prática para a sua cozinha, levando em conta o projeto que tem em mente.

Um piso de destaque

Para chamar a atenção dos seus convidados, escolha um piso diferente, que reflita a sua personalidade. Pode ser algo cheio de cores, que alegre as noitadas, ou algo discreto e sofisticado, que impressione pela elegância. A única coisa que você não pode esquecer é que ele seja prático, fácil de limpar e que se conserve como novo por muito tempo. Pisos existem vários no mercado: madeira, azulejo, lajota, porcelanato, mármore, granito, cerâmica hidráulica, concreto, cimento queimado. Uma infinidade de opções que podem fazer a festa dos seus olhares. Um deles vai encantar você e ser o eleito para a sua cozinha.

Mesmo estilo ou estilos diferentes nas duas áreas?

Tudo vai depender das suas escolhas. Se escolher um estilo só, a decoração vai ficar mais equilibrada e o próprio espaço vai parecer maior. Isso porque vai haver continuidade em elementos como cores, mobiliário, iluminação, materiais e revestimentos. No caso de dois estilos diferentes, as áreas parecerão menores, mas terão diferentes personalidades, o que pode ser estimulante e convidativo. Diferentes cores poderão resultar em um ambiente charmoso ou até exótico, impregnando o espaço com uma atmosfera única. Assim, pesquise bem as suas possibilidades e, principalmente, as suas tendências para um modo ou outro de decorar. Siga a sua intuição e pergunte aos amigos. Você pode ter respostas surpreendentes.

Mobília que economiza espaço

Qualquer cozinha pequena ou compacta precisa investir em mobiliário que permita economizar espaço para a maior quantidade de coisas possível. Entre essas coisas estão pratos, pratos de sobremesa, pires, xícaras, chaleiras, leiteiras, travessas, talheres, formas, panelas, pequenos eletrodomésticos, utensílios os mais variados, latas, vidros, jarras, cumbucas, canecas, taças, copos, xícaras de café, sem falar dos mantimentos de todos os tipos. Geralmente, a bancada da cozinha conta com compartimentos para muitas dessas coisas, assim como os armários superiores organizam o restante. Procure aproveitar cada cantinho para encaixar compartimentos para todas essas coisas e pequenos eletrodomésticos. Você vai ver que tem muito espaço disponível em um mobiliário planejado. O projeto desta cozinha é de Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes.

Mantenha tudo sempre arrumado e limpo e minimize os odores

Para tudo ficar perfeito, você deve instalar coifas e exaustores para evitar que a fumaça e a gordura tomem conta dos seus belos móveis, além de incomodar as pessoas com odores desagradáveis. O investimento vale a pena, porque a limpeza vai ser muito mais fácil. Falando em limpeza, estabeleça uma rotina diária, semanal e mensal para dar conta das tarefas a serem realizadas na sua cozinha.Não desanime: uma limpada diária, como lavar a louça, limpar o fogão, passar a vassoura e o pano de chão não vai lhe tomar muito tempo e vai deixar a cozinha um brinco. A cada 15 dias, dedique-se a fazer uma limpeza completa na geladeira e a reorganizar os armários. Siga um sistema que privilegie o prazo de validade dos produtos, de modo a ter só produtos em bom estado nos seus armários. E, uma vez por mês, dê uma bela limpada no fogão para não acumular gordura. Se quiser dar um toque especial na sua cozinha, coloque arranjos de flores nas bancadas ou nas mesas. Vai ficar com outra cara. Para outras dicas sobre cozinha, leia este artigo. 

Iluminação atraente

Uma iluminação especial faz toda a diferença sobre uma mesa de jantar, mesmo que seja uma bancada alinhada a uma ilha central. Você pode usar pendentes modernos, com os formatos bem diferentes, ou então um belo lustre contemporâneo em cascata de cristal. Pendentes redondos de cobre dão calor e vibração ao espaço. Já estruturas modernas com formas variadas em prata e preto dão um ar contemporâneo. Mas é bom que o espaço tenha iluminação no teto como spots, assim como iluminação localizada nas áreas de trabalho da cozinha para que o processo de cozinhar seja facilitado. Na hora do jantar, deixe apenas a iluminação da mesa acesa para enfatizar os pratos e dar um clima intimista ao encontro dos amigos.

Qual é a sua dica para um jantar em um espaço pequeno?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!