SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como proteger sua casa e evitar acidentes durante os temporais

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Proteger é amar. Proteger algo que é parte do que foi ou é um sonho, é amar os seus próprios esforços para cada conquista. E sabemos muitas que, muitas vezes, a casa é uma conquista pessoal, sonhada, batalhada e alcançada a custo de muito esforço. Depois de alcançado, não há nada melhor do que protegê-la e conservá-la para que o seu uso esteja sempre dentro das melhores condições e, assim, possa até durar a vida toda. 

Um dos principais problemas climáticos no Brasil é a força com a qual as chuvas chegam. Por ser um país muito quente e úmido, o acúmulo de grandes nuvens traz chuvas que assustam pela quantidade e poder destrutivo. É comum vermos belas casas com as estruturas danificadas por causa de infiltrações e ventos que chegam muitas vezes ao longo do ano. A proteção para o seu lar é fundamental. Materiais impermeabilizantes, telhados protegidos, para-raios, estabilizadores, ralos, calhas e outros equipamentos podem fazer muita diferença quando uma tempestade chega repentinamente. É preciso sempre estar atento para que os danos sejam nulos ou irrisórios. 

Se você e sua casa sofrem com a força das chuvas, este artigo chegará em ótimo momento. Aqui você encontrará algumas dicas básicas para proteger você e o seu lar durante as tempestades. São dicas que previnem os danos estruturais para a casa e também possíveis riscos aos quais você poderia correr no decorrer de uma forte chuva com presença de raios e trovões. Atente-se a cada uma das dicas e previna-se para que a tempestade passe sem deixar grandes marcas no seu lar e, principalmente na sua saúde.

Proteja os telhados

Os telhados são as estruturas mais atingidas durante a chuva. Quando a tempestade é mais forte e pode trazer chuvas de granizos, é preciso tomar todas as previdências para que telhas fiquem firmes e fortes e, assim, não ocorrerem vazamentos para o interior do imóvel. Uma boa dica é ficar atento à ocorrência das chuvas fortes e se prevenir cobrindo toda a estrutura do telhado com longas mantas ou lonas impermeabilizantes. Uma outra alternativa é trocar as telhas de cerâmica por telhas de cimento, que oferecem maior resistência e proteção ao teto da casa. 

Feche bem as janelas

A força de uma tempestade é medida também pela velocidade e potência dos ventos. Quanto mais forte os ventos, maiores serão as possibilidades de estragos. Isto somado à quantidade de chuva, poderá trazer estragos consideráveis ao seu lar. Por isso, é fundamental que você deixe as janelas bem fechadas e trancadas, a fim de evitar que elas se soltem ou batam com a força do vento. Uma boa solução, caso os vidros estejam sem a proteção das janelas, é aplicar uma camada de película protetora. Isto evitará que os vidros quebrem ou fiquem estilhaçados em casos de fortes impactos. 

Na imagem, um projeto belíssimo do talentoso arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris, de Americana (SP).

Tire os aparelhos das tomadas

Apartamento TJ: Salas de estar  por Bastos & Duarte
Bastos & Duarte

Apartamento TJ

Bastos & Duarte

Boas dicas não têm idade e sempre merecem ser reforçadas. A boa e velha dica de tirar os aparelhos eletrônicos das tomadas sempre merece ser levada a sério. Os prejuízos de uma tempestade são sempre maiores quanto à queima de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e que acabam recebendo altas descargas de energia. Estabilizadores são boas alternativas para evitar a queima dos aparelhos eletrônicos, mas, ainda assim, a melhor e mais segura indicação é retirar os aparelhos das tomadas. Deixe também, se possível, lanternas e pequenos geradores de eletricidade para situações emergenciais. 

Na imagem, um projeto da dupla de arquitetos Bastos & Duarte, de Salvador (BA).

Evite o contato com objetos metálicos

Assim como a dica anterior, esta também é muito conhecida. No entanto, muitas pessoas ainda sofrem acidentes durante as tempestades por tocarem em simples objetos metálicos do lar, como por exemplo, torneiras. A forte incidência de raios durante chuvas torrenciais pode fazer com que ao tocar no teto ou em regiões próximas, os raios sejam conduzidos para objetos metálico – um condutor natural de energia. Por isso, o toque com qualquer objeto metálico deve ser evitado em qualquer parte da casa. Se possível, peça a um profissional a instalação de um bom para-raios no alto de seu telhado. Alguns aparelhos eletrônicos vêm com um fio de aterramento, que evita acidentes elétricos. Não deixe de instalar este fio como manda o manual de fábrica de cada aparelho.

Evite banhos durante as tempestades

Embora muitas pessoas levem como um mito, tomar banho durante a ocorrência de uma tempestade pode ser perigoso caso o chuveiro não esteja com o fio de aterramento devidamente instalado. Descargas elétricas estão sempre na iminência de ocorrer e a precaução é o melhor remédio para situações que podem resultar em acidentes. No banheiro, evite tocar nas partes metálicas. Prefira o uso quando a tempestade chegar ao fim. Sabemos o quanto é gostoso tomar um bom banho quente, principalmente se a chuva forte e gelada nos pegou desprevenidos na rua. Mas, roupas secas e uma boa toalha felpuda e macia irá ajudar você a manter seu corpo aquecido enquanto a chuva não passar.

Paredes e teto

Salas de estar  por CATO creative
CATO creative

Living Room

CATO creative

Chuvas, umidades e desgaste do tempo pode comprometer a estrutura das paredes e do teto. Como dissemos no início deste artigo, manter o telhado bem protegido com mantas ou mesmo lonas, poderá garantir uma estrutura mais forte à casa, fazendo com que o seu lar possa sempre estar perfeito para sua moradia por longos anos. Caso note a presença de manchas escuras e úmidas nas paredes, localize a origem da infiltração e providencie a aplicação de material impermeabilizante na estrutura danificada. Isto evitará que a umidade se espalhe ao longo da parede, evitando o apodrecimento interno da estrutura e trazendo riscos à sua casa e móveis.  

Mantenha a limpeza dos ralos e calhas

É fundamental que a estrutura de calhas e ralos estejam sempre limpos para que a água não fique acumulada e, assim, inundações ocorram. Mantenha uma limpeza rotineira destes lugares e reforce a supervisão em antecedência ao prenúncio de chuvas torrenciais. O piso deverá ter sempre um caimento que faça a água escoar pelo ralo, evitando grandes poças no quintal ou varanda. Para as piscinas, uma alternativa eficaz é utilizar lonas que fiquem sobre a estrutura, evitando que dejetos trazidos pela chuva sejam acumulados no local.

Na imagem, um refrescante e elegante projeto da arquiteta Renata Matos, de Natal (RN). 

Você tem alguma dica especial para os períodos de chuvas?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!