Como cultivar vegetais em uma horta pequena?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Muitos vegetais deliciosos e nutritivos podem ser plantados em uma pequena área de cultivo ou em um jardim vertical. Tomates, abobrinha, batatas, muitos tipos de folhas e pimentas podem crescer de forma saudável e prática em espaços apertados. Para obter total sucesso, garanta que você vai fazer o melhor uso do espaço que disponível com técnicas de plantio inteligentes e com as culturas apropriadas para o recinto.

As empresas que produzem sementes estão frequentemente produzindo novas variedades de vegetais que podem ser cultivadas como plantas anãs em pequenas áreas e até mesmo em vasos. Mesmo algumas das plantas maiores aparecem em variedades que podem ser cultivadas em locais pequenos e compactos. Pode-se optar por uma muda de vegetal maior e um par de plantas anãs para ter uma horta perfeita.

Cultivar seus próprios vegetais te proporciona alimentos frescos e saudáveis dentro da sua própria casa. Praticar esta técnica também permite que você passe algum tempo ao ar livre e no sol. Se você tiver apenas um pequeno jardim para utilizar, não é problema! Certas estratégias te permitem plantar alguns tipos de legumes e ter uma alimentação com mais qualidade. Confira as nossas dicas e ideias!

Planeje a área

Jardim  por Fertiles
Fertiles

Bar et banc

Fertiles

Certifique-se de que a área que você selecionou para a sua horta recebe por volta de 5 horas de sol todos os dias. Muitos vegetais precisam de sol constante para crescerem fortes e saudáveis. Se você só tem um pequeno espaço para cultivar legumes, é importante escolher sementes de vegetais que crescem rápido. Para ter uma horta sempre ativa, você pode ter mudas de outros vegetais em modo de espera. Assim, quando colher uma leva, pode plantar as outras mudas diretamente no solo. Além disso, se você deixar os tocos das raízes de ervilhas no chão depois de ter removido o resto da planta, pode alimentar e fortalecer outros vegetais, como tubérculos. 

Prepare o solo ou terra

Morar Mais por Menos 2015: Jardim  por Fadel Arquitetura
Fadel Arquitetura

Morar Mais por Menos 2015

Fadel Arquitetura

Antes de começar o processo de semear, é muito importante que você prepare o seu solo ou a terra do suporte onde vai plantar os vegetais. Deve-se cultivar vegetais em uma área que tenha um solo com pelo menos 15 a 30 centímetros de profundidade. Você pode limpar o solo removendo blocos duros de terra, farpas, folhas e outros detritos em sua área de plantio. Nivelar a superfície com um instrumento pode ajudar a fazer as plantas crescerem com mais facilidade. Espalhe adubo sobre o solo e remova qualquer traço de sujeira que o adubo possa ter carregado. Neste jardim projetado pelo escritório Fadel Arquitetura, não temos área com solo. No entanto, vasos e potes de diferentes tamanho se espalham pelo local.

Escolha os vegetais

Jardim  por Roundhouse Architecture Ltd
Roundhouse Architecture Ltd

Laundry Cottage, Glen Dye, Banchory, Aberdeenshire

Roundhouse Architecture Ltd

Antes do plantio, pense com cuidado sobre o que você quer que cresça na sua horta pessoal. Quase todos os legumes podem ser cultivados em áreas menores, mas já que o espaço é compacto, não faz sentido plantar o que você não pretende comer. Também vale a pena pensar em vegetais menores ou folhas. Evitando assim que se use uma grande quantidade de espaço. Uma boa idéia é escolher vegetais que são caros para comprar nos supermercados ou que sejam melhores quando consumidos frescos. Os que crescem rápido também são uma ótima opção. Leguminosas, como ervilhas e feijão, têm um alto teor de açúcar e crescem rápido. 

Horta vertical

Jardim  por Mono Studio
Mono Studio

Huerto urbano 45/90

Mono Studio

Para otimizar espaço no ambiente escolhido faça uma horta vertical. Incluir uma treliça ou um painel na parede vai te proporcionar mais área para plantar vegetais, como feijão, pepinos, tomates e ervas. Estes funcionam muito bem em espaços pequenos e verticais. Variedades anãs de vegetais crescem em cercas, principalmente se ficaram próximas ao sol. Muitas folhas de salada, como rúcula e alface americana, são caras em supermercados e podem ser plantadas nestes espaços. As folhas são fáceis de crescer e ocupam muito pouco espaço. Eles podem ainda ser cultivadas entre outras plantas, para otimizar o espaço do solo.

Use vasos ou caixas

Se você ficar sem espaço em seu jardim ou na área que você escolheu, introduza recipientes coloridos e resistentes para plantar seus vegetais e folhas. Você pode até combinar algumas culturas em um mesmo pote, caso seu suporte seja grande o suficiente. Se vai plantar em caixas maiores, não plante em linhas. Opte por marcar quadrados de espaço em seu palete ou caixa. Assim você vai poder cultivar diferentes tipos de vegetais, fazendo uma seção para o tomate, uma área para os pepinos e etc. Desta maneira, você terá mais espaço para usar e mais variedade. Sua rotina alimentícia se tornará mais rica em nutrientes e mais interessante!

Misture mais de um vegetal

Muitas culturas que, eventualmente, levam uma grande quantidade de espaço, como tomates e batatas, não usam todo o espaço até que tenham atingido o tamanho adulto. Você pode aproveitar esta questão para plantar ao lado outros vegetais, como os rabanetes, que são conhecidos pelo seu rápido crescimento. As folhas de salada ou beterrabas podem ficar no solo intercaladas entre as mudas de plantas maiores. No momento em que o espaço for necessário para as plantas maiores, os vegetais mais rápido já estarão nas suas receitas ou refeições. Também vale a pena testar o cultivo de feijão entre o milho ou incluir sementes de alface entre as mudas de tomate e espinafre. Para mais dicas, confira 11 passos para criar uma horta na sua varanda.

Você faria uma horta em seu jardim? Quais vegetais plantaria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!