8 dicas para organizar sua cozinha!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Cozinhar é preciso, organizar também é. Para saborear a cozinha com mais tempo. Para dar mais tempo ao sabor das coisas. Um ambiente organizado sempre será uma receita de sucesso. Afinal, melhor do que começar, é fazer bem feito. E para ajudar você a fazer as suas atividades na cozinha sem a preocupação com os tipos de organização que poderão ser feitos, nós, hoje, ajudaremos você a deixar sua cozinha perfeita com algumas dicas de organização que você poderá seguir e, se preferir, nos ajudar com outras dicas no final do artigo. Afinal, o que vale mesmo é encontrarmos juntos as melhores formas de deixar o nosso lar sempre perfeito.

A cozinha é o lugar da casa onde geralmente passamos por experiências que sempre ficam na memória. Seja por aquela receita simples e fácil que você encontrou no youtube, seguiu o passo a passo, mas nem por decreto deu certo, ou por outros pratos mais elaborados que, com o seu toque particular encontrou um sabor inesquecível. No final de tudo, o melhor da cozinha são as boas histórias. Não perder tempo com a procura de utensílios específicos ou com a sensação de desorganização dos armários é muito importante, afinal, isto poderá atrapalhar suas experiências ou, em dias que demandem comidinhas rápidas, mas que podem atrasar só porque você não lembra onde deixou os temperos. 

Os eletrodomésticos também demandam organizações específicas que podem servir como atalhos nos momentos em que o seu tempo está mais corrido. Saber utilizar estes atalhos fará muita diferença no prato final. E é sobre estas e outras boas dicas que mostraremos alguns ótimos projetos que você poderá encontrar aqui mesmo, no homify, para ter sempre boas referências nos momentos de organização e reorganização do lar. 

Por isso, venha conosco. Temos certeza que as receitas do dia a dia ficarão ainda mais fáceis com uma cozinha bem organizada e decorada do seu jeito. Aproveite nossas dicas, inspire-se e tenha novas experiências fantásticas em sua cozinha!

Prateleiras

Cozinha High Tech: Cozinhas modernas por Teia Archdecor
Teia Archdecor

Cozinha High Tech

Teia Archdecor

Prateleiras são sempre bem-vindas em qualquer ambiente. Da sala ao banheiro, apostar em prateleiras para melhoras a organização do lar é sempre uma ótima ideia. Além de proporcionar um melhor alinhamento entre os elementos que fazem parte da decoração, as prateleiras oferecem a facilidade de manter visualmente fácil todas as coisas das quais você precisa – principalmente as que mais usa no dia a dia. Para que você acerte em cheio no uso das prateleiras, tenha sempre em mente o espaço disponível de sua cozinha e utilize nas prateleiras os objetos que combinem com o ambiente em questão. 

Neste projeto do escritório Teia Archidecor, de Santo André (SP), o ambiente clean da cozinha com predominância em cores brancas tem no conjunto de prateleiras uma ótima combinação com o ambiente. Os objetos com cores bem organizadas e agrupadas, deixa o ambiente visualmente mais agradável e organizado. 

Bancada clean

bancada é onde você se organizará a todo o momento nos preparos de refeições. Seja para cortar os alimentos ou separar os utensílios dos quais irá precisar, manter uma bancada clean ou seja, livre de muitos objetos, irá ajudar você a ganhar tempo e, de quebra, deixará a cozinha com um visual perfeito. 

Neste incrível projeto, a utilização da bancada contínua que serve como espaço para a pia, o fogão planejado e mesa de refeições, tem um formato em U, que permitirá a você separar de melhor forma as coisas das quais precisa. Combinando o branco do tampo com a madeira crua dos elementos, esta cozinha é perfeitamente aconchegante e acolhedora. A decoração com as flores viradas ao contrário traz criatividade ao ambiente, deixando-o com um visual singular.

Panelas e talheres

Uma boa dica é manter as panelas e talheres sempre próximos ao fogão. Seja por meio de armários ou ganchos que suspendem os utensílios, este tipo de organização ajudará na rapidez do seu raciocínio para que os pratos fiquem prontos mais rápidos.

Um lindo exemplo de cozinha com decoração criativa, organizada e inspiradora é este projeto da arquiteta Sílvia Cabrino, de Campinas (SP). Com a utilização de uma antiga grade de muro que seria inutilizada, a arquiteta usou cabos de suspensão e ganchos para compor a organização dos utensílios da cozinha, facilitando o uso no dia a dia. Uma ideia fantástica! 

Compartimentos amplos

A cozinha é um cômodo do lar que conta com cada vez menos espaços nos projetos de imóveis. Aproveitar bem cada canto disponível para guardar os objetos é essencial. Uma das formas de fazer isto é apostar em compartimentos amplos, como, por exemplo, armários e gavetões. O ideal para os armários é projetá-los de uma forma que estejam na altura do teto. Isto evitará pequenas sobras de espaço que seriam importantes em um ambiente pequeno. Os gavetões devem ser largos e fundos para que utensílios possam ser guardados sem o risco de que se misturem no abrir e fechar das gavetas. 

Um bom exemplo de cozinha bem organizada é este projeto da arquiteta Taísa Festugato, que utilizou bem os espaços do ambiente sem abrir mão da beleza na decoração, com a soma de cores vivas ao balcão preto. Um resultado bonito, organizado e ótimo para o dia a dia.

Refeições

Espaço Gourmet Integrado e Sala de Almoço: Cozinhas modernas por Régua Arquitetura
Régua Arquitetura

Espaço Gourmet Integrado e Sala de Almoço

Régua Arquitetura

Se você prefere fazer suas refeições em uma mesa e não sobre o balcão da cozinha, a opção por um conjunto de mesa e cadeiras deverá ser somada de forma suave ao ambiente. Mesas redondas são ótimas para locais onde não é possível utilizar os cantos das paredes. Deixe a cadeiras posicionadas em uma distância mínima de 90 centímetros de outros móveis. Isto facilitará o deslocamento pelo espaço. A posição ideal da mesa é o local onde a visão de todo o ambiente seja possível. 

Uma ótima referência é este projeto do escritório Régua Arquitetura, de Jundiaí (SP), que posicionou a mesa de forma alinhada à ilha da cozinha, com tonalidades de cores parecidas com o restante do ambiente e em uma posição confortável para todas as posições das cadeiras.

Acomodando alimentos

Para ganhar tempo com as refeições do dia a dia, uma boa dica é separar os tipos de alimentos que você consome na sua rotina no lar. Se possível, separe suas refeições em armários diferentes. Um para as refeições que tomam maior parte no seu tempo, outro para pães e outros alimentos do café da manhã e outro, menor, para lanches rápidos. É uma ótima forma de ganhar tempo e matar sua fome de uma forma rápida. 

Eletrodomésticos

Geladeira, fogão e micro-ondas devem ficar próximos uns dos outros, contanto que geladeira e fogão não fiquem um ao lado do outo. Isto evitará que a temperatura do fogão sobrecarregue a geladeira. Ter estes eletrodomésticos próximos, deixará tudo mais próximo à sua mão, agilizando muito mais o seu tempo. 

Um ótimo exemplo de organização é esta cozinha da arquiteta Fabiana Rosello, de São Paulo (SP).

Temperos

Deixe sempre os temperos juntos em prateleiras ou compartimentos próprios para organizá-los. Neste belo projeto do escritório Minuscoli Martini Arquitetos, de Porto Alegre (RS), a utilização de prateleiras para os temperos e plantas ficou perfeito e organizado para um sabor ainda mais especial nas refeições. 

E você, tem boas dicas para a organização da cozinha? Conte para nós!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!