Linda casa de madeira econômica e ecológica!

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Em Alicante, Espanha, uma pequena casa reivindica uma forma diferente de se fazer e construir arquitetura. Com 51 metros quadrados, um único andar e a madeira como material principal, permitiu-se ser construída em apenas 10 dias! E ainda: dois trabalhadores, sem equipamentos especiais ou guindastes e escavadeiras, conseguiram realizar este protótipo pré-fabricadas de habitação sustentável. A leveza e a simplicidade do seu sistema construtivo são o resultado de um projeto genial, com oficina de fabricação meticulosa e montagem controlada.

Esses recursos, juntamente com a sua qualidade ecológica, convertem esta casa de madeira em uma obra de grande interesse para o presente e também para o futuro!

A ideia

A ideia surgiu em oposição à maneira de construir de alto preço, pouca especialização e má qualidade que atualmente se encontra demasiadamente generalizada. Assim nasceu o protótipo desta casa de madeira que visa melhorar os seus efeitos para se tornar uma alternativa sustentável e economicamente interessante. Por esta razão que se elegeu a madeira como material principal, graças à suas múltiplas aplicações: estrutura, revestimentos, acabamentos… Tudo isso reunido em um design moderno, onde impera a simplicidade de composição: um volume regular que se eleva sobre o terreno.

O material

A madeira não somente acrescenta calor à casa através de suas qualidades técnicas, como também dá ao edifício um caráter de sustentabilidade por ser um recurso natural inesgotável de um balanço energético equilibrado em sua produção e processamento. Além disso, painéis fotovoltaicos inseridos nacobertura e um  sistema de esgoto autônomo fazem deste apartamento legitimamente autossuficiente: purifica suas águas residuais e gera sua própria energia para água quente.

O interior

No interior, os 51 metros quadrados hospedam um programa completo. A planta está dividida em duas áreas, do dia e da noite, organizadas paralelamente. A primeira, que é acessada a partir da porta da frente, acomoda despensa,  cozinha, sala de jantar e sala de estar. Na outra ponta da casa, é onde se encontra a área da noite, composta por dois quartos e um banheiro. O esquema é simples, garantindo que os espaços tenham a circulação fluida e mais livre possível.

O quarto

As fachadas são projetados para permitir à casa desfrutar de luz natural, mas controlando o seu impacto. Desta forma, um sistema de ripas de madeira horizontais regula a radiação solar que penetra no quarto e fornece a privacidade necessária ao interior.

A construção

A estrutura foi construída em quatro sapatas de concreto que, posteriormente, receberam diferentes painéis de parede e cobertura construídos em oficina. Estes painéis são placas de multicamadas que consistem em madeira tratada pelo calor dotadas de uma subestrutura vertical em ripas de madeira. Entre as vigas e pranchas exteriores se colocou uma barreira de vapor e lã de rocha. Nos interiores, foi usado uma tinta preparada em látex branco.

Desafios transpostos

O piso foi concebido em forma de placas macho e fêmea feitas de painéis aglomerados e acabados com uma capa de 2mm de micro cimento colocadas em sanduíche juntamente com madeira, isolamento e mais madeira. Estes elementos discretamente se apoiam sobre a trama estrutural do piso inferior. Na cobertura, foi utilizado o mesmo sistema de ripas, tábuas e depois finalizado com aglomerados e lâmina impermeável. Tudo isso pela autoria da empresa espanhola especializada DMP Arquitectura.

Se você se interessou por este tipo de construção, indicamos mais uma leitura especial:

Casas inteligentes: a tendência que vai mudar sua vida!

Gostou deste projeto? O que você acharia de morar em uma casa como esta?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!