A casa que você queria ter

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O que uma casa deveria ter de tão especial para ser chamada de a casa dos sonhos? E, como seria a casa dos seus sonhos? Certamente as respostas são as mais variadas possíveis, já que cada pessoa tem uma personalidade única e suas próprias necessidades e seus próprios desejos. Mas já que é tão complicado descrever a casa ideal, que tal se utilizarmos um exemplo concreto, uma casa existente, para materializar a ideia da casa dos sonhos? Para isto, temos que viajar para Simbithi Eco State, na África do Sul, para apresentar a Casa Albizia, a casa que todo mundo gostaria de habitar.

A Casa Albizia foi projetada pelo arquiteto Tyrone Reardon, do estúdio Metropole Arquitetos. O projeto é caracterizado pela forma moderna e arrojada e pela paleta de materiais naturais e rústicos e de texturas variadas, que realçam a exuberância e a sofisticação do edifício, que situa-se na parte superior de uma encosta, desfrutando portanto de vistas estonteantes para o seu entorno montanhoso. Espaçosa, aconchegante e com uma área de lazer incrível, a Casa Albizia parece materializar a ideia de casa dos sonhos de qualquer pessoa. 

Se você não resiste a uma casa moderna e charmosa com espaços amplos e acolhedores e uma área de lazer invejável, confira as imagens e detalhes a seguir e renda-se aos encantos e ao charme irresistível desta casa dos nossos sonhos

Fachada principal

A aparência da casa é bastante extravagante, resultado da ousadia estrutural e do jogo volumétrico, realçado pela diversidade de materiais. O projeto inspirou-se no estilo “Googie”, criado pelo arquiteto americano John Lautner, autor do projeto da loja de café “Googies”, em West Hollywood, em 1949. O estilo googie é uma variação estética da arquitetura moderna, inspirada no entusiasmo pelos avanços tecnológicos e representou a fascinação da sociedade dos anos 50 pela era da máquina, cujos ícones eram o automóvel, os aviões, a televisão, o cinema e os foguetes. Esta estética futurista fica bem evidente na fachada principal da edificação.

fachada posterior

Porém, na fachada posterior o edifício caracteriza-se pela transparência e leveza. Todos os ambientes, sociais e privativos, se abrem para a paisagem natural. Localizado no alto de uma encosta, o edifício tira proveito das vistas estonteantes para as montanhas circundantes e proporciona aos moradores a sensação de convivência com a natureza. Obviamente, os quartos, situados no pavimento superior, desfrutam das melhores vistas.

A entrada principal

A entrada principal evidencia a diversidade de materiais e a riqueza de texturas do edifício. Pórticos revestidos de pedras, que suportam os volumes do segundo pavimento, amplos planos de vidro e painéis de madeira materializam a composição estética da casa. Uma marquise metálica e uma passarela, que atravessa um pequeno espelho d’água, marcam o acesso principal. Desde a entrada, a paisagem do outro lado já se revela aos nossos olhos.

Living room

A casa dos sonhos não pode pecar na qualidade dos acabamentos. Esta é uma das lições deste projeto. A qualidade dos materiais de acabamentos resultou em ambientes funcionais, elegantes e aconchegantes. O destaque é o uso intensivo da madeira, que trouxe requinte e aconchego para os ambientes. No living room, o forro de madeira ganhou inclusive uma iluminação especial que realça sua textura refinada. Os ambientes são, além de amplos, integrados entre si e à paisagem natural circundante.

Cozinha

A cozinha integrada ao living room e ao espaço exterior é simplesmente encantadora. Organizada de forma linear, com armários de madeira aparente e laqueados em branco, a cozinha conta ainda com uma bancada em forma de ilha, laqueada em branco, que realça a funcionalidade e o estilo moderno do ambiente. As portas móveis de vidro trazem a paisagem para o interior da cozinha e inundam o espaço de luz natural.

Sala de jantar

A sala de jantar é simples, mas cheia de charme e encantos. Ligada diretamente a um pequeno pátio, com deck de madeira, jardins verticais e uma árvore, a sala de jantar é impecável em sua combinação de móveis, acessórios, cores e estilos. Além do aparador de madeira, uma estante com nichos, que deixam os objetos à mostra como artigos decorativos, agrega funcionalidade e charme ao ambiente. O destaque é o conjunto de mesa Tulipa e cadeiras Tulipa, nas cores branca, que realçam a elegância e a sofisticação da sala de jantar.

Sala de Tv

No pavimento superior, além dos dormitórios, o projeto criou uma sala de Tv privativa, cujas superfícies parecem estar em movimento. O destaque é o painel de madeira, que dialoga com o piso e dá mais aconchego ao ambiente. Ao fundo, vemos o corredor, decorado com fotos dos momentos agradáveis da família.

Quarto

Os quartos gozam das melhores vistas para a paisagem. E, o projeto explorou justamente esta relação do espaço interno com o espaço externo, buscando criar uma sensação de continuidade e integração. Neste quarto, o destaque é o papel de parede colorido que dá mais personalidade e alegria ao ambiente.  

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Suíte master

Na suíte master a área de dormir e o banheiro estão integrados, formando um único e amplo espaço. Enquanto o piso do banho é composto de madeira, o piso do dormitório é revestido de carpete. O destaque são os elementos em marcenaria, que agregam conforto e funcionalidade ao ambiente, includindo um painel de madeira com uma lareira embutida. A cabeceira de madeira divide a zona de dormir da zona do banho e ainda serve como suporte para objetos decorativos.

Banho da suíte

O banheiro do casal abriga também o closet. O ambiente não poderia ser mais charmoso e encantador. Lavatório, área de banho e sanitários formam ilhas isoladas, o que gera muito mais comodidade para os casais. A banheira de estilo free standing, situada livremente no espaço, como um objeto decorativo, realça a elegância e a sofisticação do ambiente.

Para obter inspiração e dicas para incrementar a decoração do banheiro, leia este artigo.

Área de lazer

Vista de sua fachada posterior, a casa dos sonhos parece flutuar no ar, devido à estrutura arrojada e robusta dos volumes do pavimento superior. Como vimos, todos os ambientes da casa abrem-se para a paisagem. Na parte posterior da casa estão situados os ambientes sociais da área de lazer, espaço gourmet, piscina e espaço lounge.

Espaço gourmet

Toda a casa dos sonhos contém espaços confortáveis para receber amigos e familiares. Nesta casa o espaço gourmet está integrado a um bar, a uma sala de estar e ao living room da residência. O deck de madeira e a vista deslumbrante para a paisagem tornam o espaço gourmet um verdadeiro espaço de relaxamento e contemplação.

Piscina e jardim

Situado um pouco afastado da residência principal, este anexo serve de espaço lounge e área privativa para os momentos de maior descontração e intimidade, garantindo a comodidade  e a privacidade dos moradores.

O que uma casa deve ter para ser a sua casa dos sonhos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!