Residencia em Condomínio fechado: Terraços  por Lucia Helena Bellini arquitetura e interiores

8 dicas básicas para decorar a área de sua churrasqueira

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Sábado ensolarado. Vento fresco, dia perfeito. Você mal tomou seu café da manhã, mas já pensa novamente no programa para o fim de semana que mal saiu de sua cabeça durante a semana toda. Principalmente por conta da semana dura, corrida, que merece ser premiada.

A sua churrasqueira está pronta esperando para dar esse prêmio mais do que merecido. Você, na noite anterior, já comprou as peças de carne das quais mais gosta. Linguiças e cortes de frango complementam a escolha para o fim de semana perfeito com churrasco, bebida gelada e a presença de pessoas queridas. Tudo merecidamente alcançado por você.

Mas, antes de todo esse planejamento acontecer, foi preciso fazer um outro plano importante. A presença da churrasqueira no lar, muitas vezes é uma ideia antiga que demorou certo tempo para acontecer.

Depois de um trabalho duro, com diversas dúvidas e acertos, ter finalmente uma área para churrasco em casa irá, além de celebrar a presença de amigos e familiares, valorizar o seu imóvel. Ou seja, a churrasqueira só tem predicados positivos. E para quem já escolheu como ter a própria churrasqueia no lar, algumas dicas são importantes para serem seguidas e deixarem o espaço ainda melhor. 

Então, veja a seguir alguns pontos necessários não só para decoração de churrasqueira, mas também para que esse espaço seja mais funcional e agradável, de acordo com a quantidade de pessoas que costuma receber e a frequência de uso. Depois, confira imagens com dicas dos decoradores da homify sobre o que pode aplicar para garantir uma área de churrasqueira decorada e com tudo o que você merece que ela tenha. 

​O que não pode faltar em uma área de churrasqueira?

área para a churrasqueira é composta por uma diversidade de elementos complementares que melhoram muito o espaço. Para começar o planejamento, alguns itens são indispensáveis na decoração para área de churrasco. A presença de um bom jogo de mesa e cadeiras, as plantas que contribuem com o visual e com a limpeza do ar, paredes que sejam bonitas e fáceis de limpar ao mesmo tempo, e outros pequenos detalhes farão toda a diferença.

Se você estacionou ainda na ideia de apenas ter o espaço para churrasco, bem, é hora de ir além. Mais do que esses itens que citamos, as medidas para o bom funcionamento dessa área também merecem atenção especial.

A chaminé, indispensável para direcionar a fumaça da churrasqueira, deverá estar, no mínimo, a 50 centímetros acima da área onde será preparado churrasco. Esse é um ponto essencial que vem mesmo antes de pensar na decoração da área de churrasco. Principalmente se preferir construir uma churrasqueira ao invés de comprar uma pré-moldada.

O espaço para as grelhas, armários e balcões deverá ser condizente com a frequência de uso da área e a quantidade de alimentos a serem preparados. Esse ponto é importante e você só vai perceber isso quando começar a usar o espaço e sentir que não há o mínimo espaço em uma bancada para preparar os alimentos. Então, pense no que é necessário para você e, claro, que esteja dentro das suas possibilidades.

O entorno da churrasqueira deverá seguir um padrão de medidas que equilibrem bem o ambiente com os demais elementos. Não é tão difícil quanto parece.

E para mostrar essas dicas aplicadas trouxemos algumas ótimas opções que vão contribuir com o espaço da sua churrasqueira. Aproveite ao máximo cada uma delas e deixe as boas horas de churrasco ainda melhores. Venha conosco e inspire-se para o próximo churras!

1. Área coberta

É essencial que o espaço da churrasqueira mantenha uma área coberta. Isso evitará que você seja pego de surpresa em mudanças climáticas fortuitas, como chuvas torrenciais de verão ou a constante garoa fina de inverno.

Para isso, existem possibilidades que irão valorizar ainda mais o espaço e poderão ser excelentes alternativas para evitar o acúmulo de fumaça, proporcionar uma melhor iluminação no ambiente ou mesmo servir como conforto térmico. Escolha de acordo com o seu planejamento pessoal para o espaço.

Nesse projeto da arquiteta de interiores de Lúcia Helena Bellini, de São Paulo/SP, o teto branco com uma linda luminária centralizada sobre a mesa ficou perfeito para a decoração em tons amadeirados ao fundo. Charme e beleza na sua área de churrasco complementam a funcionalidade.

E não precisa se preocupar caso não tenha condições no momento para construir um espaço em alvenaria. Se você já colocou uma churrasqueira no jardim em uma área descoberta, pode investir em um toldo preso em estacas de madeira que sirva para o mínimo, que é proteger do calor excessivo e do sereno. Assim, seus convidados vão ficar mais à vontade, seja para um almoço ou jantar.

Para garantir que esse toldo fique mais bonito, como parte da decoração de churrasqueira, coloque fios de lâmpadas em volta das estacas de madeira. A iluminação suave cria uma clima muito agradável e acolhedor.

2. Paredes laváveis

No caso de você já ter uma área coberta construída, lembre-se que o uso contínuo da churrasqueira trará, inevitavelmente, o acúmulo de fumaça e gordura para o ambiente. Por isso, sempre que possível escolha itens decorativos e estruturais que facilitem a limpeza de sua área para churrasco. Existem no mercado muitas opções de revestimentos impermeáveis e de fácil limpeza que você poderá encontrar. 

Neste lindíssimo projeto do escritório Coppini & Khauam Arquitetura e Interiores, de São Bernardo do Campo/SP, a escolha por elementos de cor neutra possibilitou a soma de elementos escuros ao ambiente muito elegante. O revestimento impermeabilizado foi escolhido para garantir a limpeza fácil do espaço e também contribuiu com a decoração para churrasqueira, sem necessitar de vários pequenos elementos como enfeite.

3. Mesas e cadeiras

CRR | Churrasqueira: Terraços  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

CRR | Churrasqueira

Kali Arquitetura

Imprescindíveis no espaço, o conjunto de mesa e cadeiras será o centro dos bates papos, descanso, risadas e, claro, das refeições. Escolher um bom conjunto que seja confortável e fique bem na decoração de churrasqueira é um trabalho que vale muito a pena. A decoração será ainda mais valorizada com as boas escolhas. 

Uma dica interessante com relação a tamanho e espaço, é seguir esse belo projeto da Kali Arquitetura, de Porto Alegre/RS. A escolha por uma mesa redonda em um espaço pequeno ficou perfeita.

Com isso, as cadeiras poderão ser melhor distribuídas e haverá mais proximidade entre os presentes. O cuidado principal é para o modelo de cadeiras e assentos. Existem modelos bons e baratos feitos de plástico, que dão uma sensação de descanso para o ambiente.

Se quiser proporcionar mais conforto aos seus convidados, além de pensar no aspecto da decoração de área de churrasco, invista em cadeiras com encosto mais curvo e estofados em tecido impermeável para facilitar a limpeza.

4. Área de churrasco com balcão

casa Irani: Terraços  por arquiteto
arquiteto

casa Irani

arquiteto

O espaço para o balcão deverá ser amplo e confortável para a utilização da pia e preparo de alimentos. Estruturas de fácil limpeza, como o mármore, são ótimas para a decoração de área de churrasco, já que são pedras frias, lisas e são facilmente desengorduradas, além de muito bonitas. 

Nesse projeto da arquiteta Maria Ignez, de Sorocaba/SP, a escolha por um amplo balcão de mármore somado à moldura também em mármore da churrasqueira, formou um lindo conjunto para o espaço. A escolha por móveis de madeira maciça complementa a decoração com um toque rústico e muito acolhedor.

5. Decoração de churrasqueira em estilo rústico

O estilo rústico é sempre uma ótima opção para se basear na decoração para churrasqueira. Com móveis em madeira ou palha confortáveis e os tradicionais tijolos à vista, você terá uma área de churrasqueira decorada com muito conforto e convidativa aos amigos.

A presença de utensílios em barro e que rememoram o campo, fazem do ambiente um local sempre prazeroso, como nesse belo projeto da arquiteta Juliana Zanetti, de Barueri/SP.

Nesse modelo foi projetada uma área completa com uma parede de tijolos aparentes que abriga tanto a churrasqueira quanto um forno para pizza e um fogão a lenha. Assim, não precisa utilizar essa área externa apenas para o uso da churrasqueira. Muito mais possibilidades em um mesmo espaço, o que é um ótimo investimento.

6. Decoração de área de churrasco com plantas

A presença de plantas próximas ao ambiente onde os convidados vão estar é uma tradição na decoração de área de churrasqueira. Além de deixar o ambiente mais bonito, elas ajudam a purificar o ar do espaço, deixando o clima sempre agradável. Uma ótima dica é cultivar hortaliças próximas à churrasqueira. Isso dará opções sempre fresquinhas para as refeições. 

Nesse projeto da Lodo Barana Arquitetura e interiores, de Barueri/SP, a decoração com azulejos estampados e a linda presença de árvores floridas deixou o ambiente simplesmente perfeito.

7. Churrasqueira decorada com panelas de barro para o fogão a lenha

O fogão a lenha é sempre uma marca de comida caseira e fresquinha. Quem costuma ir ou mora no interior, sabe a diferença que faz almoçar em um espaço que tenha fogão a lenha e que use panelas de barro no preparo dos alimentos.

Por isso, se esses elementos fazem o seu estilo de servir aos amigos, opte em projetar um espaço próximo de sua churrasqueira para que o almoço tenha sempre um sabor especial. Um bom conjunto de panelas de barro darão o complemento perfeito à decoração, como nesse projeto da MMMundim Arquitetura e Interiores, de Belo Horizonte/MG. Beleza e funcionalidade sempre juntas.

8. Área de churrasco decorada com um verdadeiro espaço gourmet

Apartamento Vila Leopoldina 01: Terraços  por Officina44
Officina44

Apartamento Vila Leopoldina 01

Officina44

Com todas essas dicas somadas, o seu espaço deixará de ser uma área comum para churrasco, para se tornar uma verdadeira área gourmet, com muito charme para o uso e valorização ainda maior do imóvel.

Algumas dicas complementares para essa transformação de espaço é seguir esse projeto da Officina44, de São Paulo/SP, como referência. Lâmpadas de LED são excelentes para decorar o ambiente com cores e são de baixo custo.

Azulejos decorados são sempre uma boa pedida e você pode inclusive utilizar um revestimento adesivo para conferir esse efeito com economia e praticidade na aplicação.

Um frigobar poderá ser adicionado para facilitar o armazenamento de bebidas, bem como uma pequena adega climatizada, se for amante de vinhos. E a presença da madeira é excelente para marcar o ambiente com mais acolhimento. Nos pequenos detalhes é que você vai dando forma à sua decoração de churrasqueira, sempre priorizando o seu gosto e necessidades, nem que para isso tenha que ir fazendo um pouco de cada vez.

Qual destas é a churrasqueira mais perfeita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!