10 maneiras criativas de ter um aparador

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Apesar do aparador para sala de estar servir de suporte para apoiar os elementos disponíveis no espaço, ele não deve ficar decorado de forma exagerada. Uma das dicas primordiais é tentar trabalhar com o mínimo de objetos possíveis na hora de decorar o móvel. Deixe o seu bom gosto tomar conta de você na hora de fazer as combinações.

O itens que fazem a composição do aparador para sala não precisam seguir uma simetria,. Pelo contrário, é válido que elas tenham tamanhos diferentes para dar uma sensação de movimento e modernidade. Castiçais, vasos com flores e plantas, porta-retratos e garrafas são opções de itens decorativos para enfeitar o aparador para sala.

Há uma variedade de aparadores para sala disponíveis. Sua maioria é fabricada em variados tipos de madeira. Algumas peças ousam e combinam materiais. Os modelos de aparadores se distinguem ainda quanto ao tamanho, formato, cor e número de compartimentos. Há móveis que se destacam com o design moderno. Outros preferem seguir um desenho mais simples para não causar tanto impacto na decoração do ambiente. Aqui você fica por dentro de algumas dicas de como decorar este belo e versátil móvel.

Décor romântico

Sala de estar  por IMAGO DESIGN
IMAGO DESIGN

Industrial design – Doimo sofas -Metropolis

IMAGO DESIGN

Nesta sala de esta ao lado, encontramos um ambiente com clima industrial e moderno. O mobiliário produzido em linhas retas e simples traz este aspecto atual. Para deixar o ambiente mais aconchegante e trazer um contraste de elementos, a aposta da decoração do aparador para a sala foi em um aspecto romântico. Os elementos misturam pinturas de retratos clássicos, vasos delicados e buquês de flores. Este décor cria um ambiente descontraído e cheio de personalidade no local.

Décor descontraído.

Neste canto de sala de estar ao lado, temos um clima delicado e jovial. A parede em lilás acinzentando traz um charme e um toque de leveza. Ela atua muito bem junto com o piso em placas de madeira de Marfim. O aparador escolhido para esta sala foi confeccionado pelo estúdio de design alemão Reditum. A peça é um apanhado ou um aglomerado de nichos em madeira. Todos seguem tamanhos variados e criam movimento no local. O design da peça contribui para a decoração descontraída e informal da mesma. Em cada compartimento, temos um elemento diferente. Encontramos livros, vinis, vaso com flor

Décor clássico

A sala de estar projetada pelo escritório Vaiano e Rossetto Arquitetura e Interiores, segue uma decoração recheada de elementos rústicos, como tijolos nas paredes, madeira no mobiliário e fibra nos revestimentos. O clima geral é campestre com toques contemporâneos. A aposta do aparador para sala foi em uma peça que segue um desenho tradicional e com detalhes cheios de originalidade em sua base. Uma dica válida é decorar o aparador para sala com bandejas que recebam itens em vidro e metal. Misturar estes materiais com vaso e com plantas verdes também causa uma mistura interessante e cheia de vida.

Decór minimal

Casa de Campo Quinta do Lago - Tarauata: Sala de estar  por Olaa Arquitetos
Olaa Arquitetos

Casa de Campo Quinta do Lago – Tarauata

Olaa Arquitetos

Nesta casa de campo projetada pelo escritório Olaa Arquitetos, temos um canto de sala de estar que segue um clima elegante e refinado. A parede texturizada em marrom e a luz indireta trazem um charme extra ao recinto. Na decoração do aparador para sala, o estilo abraçado foi ultra minimal. O móvel foi decorado apenas com três elementos assimétricos. Uma importante questão para ambientes pequenos é não exagerar na quantidade de itens. Mesmo em ambientes amplos, usar de poucos artigos traz um clima sofisticado e há menos riscos de errar na composição.

Décor artístico

Apartamento Sabará: Sala de estar  por Zemel+ ARQUITETOS
Zemel+ ARQUITETOS

Apartamento Sabará

Zemel+ ARQUITETOS

Nesta sala de estar de clima descolado e divertido, a arquitetura foi feita Paula Zemel e Renata Vicente de Azevedo. A decoração do ambiente é recheada de quadros que retratam ilustrações cheias de cores e formas. O mobiliário foi todo feito em variados tipos de madeira. Os itens escolhidos para enfeitar o aparador de sala são livros dos mais variados tipos. Peças retrôs também marcam presença no local, como o abajur retro futurista em plástico laranja. Os livros e revistas são itens que decoram e que podem ser armazenados nos aparadores. A foto foi feita por Maíra Acayaba.

Décor urbano

Esta sala de estar projetada pelo arquiteto Maurício Karam conta com uma mistura de estilos. A presença marcante do concreto colocado ao lado de molduras clássicas e luminárias de luz indireta. O piso em madeira de taco envernizado, trazendo um efeito preto brilhante acentua o clima atual. No décor do aparador de sala, a escolha foi em uma aparência urbana e cosmopolita. Itens clássicos como quadros e vasos com flores foram dispostos no local. No entanto, são peças produzidas em tons escuros ou praticamente monocromáticas. Elas trazem um quê industrial e auxiliam no ar urbano.

Peça que fala por si

Nesta sala de estar marcada pelos itens em branco e pelo mármore disposto ao redor,  o ambiente é refinado e bem arejado. As cores claras e neutras que foram utilizadas trazem um clima leve e de tranquilidade no lar. A escolha do aparador para sala foi em uma peça com design rebuscado e que chama muita atenção onde fica disposta. O desenho em linhas rebuscadas e com detalhes em rococó, ganha vida na cor azul royal. A peça, que fala por si só, não precisa nada a mais do que uma pequena bandeja em metal e duas velas com formato de flor para transformar o espaço em algo único.

Décor na medida

Nesta sala de estar decorada pela designer de interiores Liliana Zenaro, temos um clima campestre marcado por elementos cheios de textura e com um toque rústico. Tijolos, detalhes em bege e muita madeira tomam conta do ambiente. A aposta do aparador para sala foi em uma peça de design clássico. A altura média e as gavetas revelam um desenho tradicional. Uma dica para decorar estes aparadores convencionais é utilizar de vasos com formatos simples, um caminho de mesa em algum tecido de cor neutra e algum outro artigo em barro ou cerâmica.

Orgânico

Apartamento Madeira: Sala de estar  por Coutinho+Vilela
Coutinho+Vilela

Apartamento Madeira

Coutinho+Vilela

Neste canto de sala de estar projetada pelo escritório de arquitetura Coutinho+Vilela, o clima tem um toque especial de elementos que trazem uma sensação de sustentabilidade. A aposta do aparador para sala foi em um móvel que contrasta com o clima natural, sendo confeccionado em metal e revestido em cinza. No entanto, ele foi decorado com itens que trazem de volta o clima leve e natural. Vasos em vidro que recebem belas e vistosas plantas, um quadro de clima leve, livros e detalhes em verde são o suficiente para deixar o ambiente mais leve.

Décor de contraste

Nesta casa projetada pela arquiteta Consuelo Jorge,  temos um ambiente onde a ideia principal era um local que exalasse claridade. A paleta cromática usada foi monocromática. Ela  vai do branco ao cinza. As cores aparecem no local através de alguns detalhes no estofado. A escolha do aparador para sala foi em uma peça de design minimal em laca preta. Discreta, ela recebe um grande quadro de uma fotografia em preto e branco, que traz um clima artístico e moderno. Para dar mais charme ao ambiente, um conselho é usar elementos clássicos e cheios de personalidade. No caso, os castiçais em bronze trazem forma, brilho e cor ao local. Para mais dicas de aparador para sala, veja 10 aparadores belíssimos para salas de jantar.

Seu lar precisa de um toque de charme e graça? Você usaria algum desses aparadores para decorar a sua sala?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!