Modos inteligentes e românticos para transformar a sua cama

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Acho que todas nós temos um segredinho que trazemos da infância, ainda do tempo das bonecas, dos castelos e dos vestidos de princesa. Esse segredinho nada mais é do que o sonho de um dia ter uma cama totalmente romântica, com direito a fitas, rendas e bordados e, ainda mais, com dossel. 

A gente cresce, os gostos mudam, as prioridades também e só algumas de nós ainda alimentam o sonho de adolescente, claro que em uma versão mais adulta. Então, a gente descobre que, sim, é possível ter aquela cama romântica, mesmo casada, mesmo com filhos, porque ser romântico é um modo de ser, não uma criancice.

Além disso, hoje em dia, a infinidade de produtos voltados para um público desbragadamente romântico é interminável. Roupas de cama, colchas, edredons, cobertas, cortinas, dosséis, lustres, papéis de parede, móveis clássicos, tapetes felpudos, espelhos – tudo isso está por aí agora mesmo para uma caçada divertida e criteriosa em nome de um quarto romântico. Junte as suas amigas mais próximas que também já sonharam com a mesma coisa e saiam para pesquisar. Aposto que vão amar o que vão encontrar por aí. Só falta a desculpa para sair e ir atrás!

Ah, e não se contentem com as lojas convencionais. Existe uma infinidade de lojas e feiras artesanais que vendem produtos exatamente do jeitinho que vocês querem, com elementos únicos como crochê, renda, plissados, patchwork, seda, cetim e outros tecidos e texturas, por preços muitas vezes mais em conta do as lojas comuns. Vale a pena explorar essas lojas e feiras, na cidade ou na região, para encontrar produtos que ninguém tem igual e que vão dar ao seu quarto aquele ar romântico puro e ingênuo que já não se encontra mais.

Assim, em homenagem a todas as mulheres românticas do Brasil, vamos dar umas dicas sobre como transformar a sua cama de forma inteligente em uma cama assumidamente romântica. Uma cama para noites apaixonadas e deliciosas noites de sono. 

O dossel

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil: Quartos  por Samara Barbosa Arquitetura
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

O luxo do luxo do quarto romântico é o icônico dossel, que habita nossas fantasias de aventuras medievais ou vitorianas. A verdade é que o dossel dá uma elegância e uma sofisticação ao quarto que nada mais dá. As cortinas translúcidas brincam de esconde-esconde com a gente e provoca a imaginação. Se você tem esse sonho, vá em frente e instale um dossel na sua linda cama e passe todas as noites em um ambiente delicado, protegida por tecidos delicados e instigantes. E deixe todas as suas amigas morrendo de inveja!

A colcha

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil: Quartos  por Samara Barbosa Arquitetura
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

A colcha – que, hoje em dia, é cada vez mais substituída pelo edredom – tem um encanto atemporal de quando ainda era feita à mão. Esta colcha combina com a cortina e vem cheia de debruados que formam um desenho único e delicado. A colcha vai muito bem nos dias mais quentes, dando à cama aquele toque de rusticidade e suavidade que se espera dela. São muitos os tipos de tecidos e padrões que você pode escolher para a sua colcha, como florais, xadrez, bordados, e assim por diante. E as cores também podem ser suaves, mas também mais calientes, como vermelho e laranja. Você pode comprar pronta em lojas artesanais, mas quem sabe você não se entusiasme e faça a sua própria?

A roupa de cama

Dormitório Casal - Vista 1: Quartos  por Daniela Hescheles Arquitetura
Daniela Hescheles Arquitetura

Dormitório Casal – Vista 1

Daniela Hescheles Arquitetura

Se quiser ser romântica, capriche na roupa de cama para o seu quarto. Tecidos macios e sensuais ao tato, como seda, veludo e até linho, dá aquela incrementada na cama. Não se esqueça dos edredons ou cobertas, todos suaves ao tato, convidando para se aninhar na cama languidamente. Os tons neutros como branco, bege, azul claro, verde claro, rosa claro e violeta claro são perfeitos chamarizes para corações românticos. Saiba que uma cabeceira capitonê tem um charme antigo que remete a outras épocas e outras aventuras. Planeje suas noites românticas com a infinidade de roupas de cama nesse estilo disponíveis nas lojas, prontinhas para transformar sua cama em um ninho de amor. 

Os travesseiros

Não tem coisa mais linda e romântica do que aquela profusão de travesseiros e almofadas na cabeceira da cama. Eles dão um ar palaciano e, quanto mais diversos melhor. Use crochê, renda, seda, cetim, brocado e uma infinidade de tecidos leves e encorpados que, juntos, dão a impressão das Mil e Uma Noites. Pode não ser prático para a hora de homem, mas quem é que está mesmo com a praticidade? Procure misturar texturas e padrões, mas mantenha uma paleta de cores, de preferência claras e neutras. O projeto desse quarto para lá de romântico é de Piloni Arquitetura.

As cortinas

Polígono um ambiente para cada um - Ambiente CASA COR SC 2015: Quartos  por Spengler Decor
Spengler Decor

Polígono um ambiente para cada um – Ambiente CASA COR SC 2015

Spengler Decor

Para completar, cortinas ornamentadas e pesadas deixam o quarto ainda mais românticos. Use braçadeiras, fitas, borlas, sempre complementando uma cortina mais leve e delicada. Use cores neutras ou, então, brocado e veludo. O caimento das cortinas é o segredo, portanto não descuide do projeto das cortinas. Procure harmonizá-las com a cama e toda a roupa que a guarnece. E se quiser dar um toque ainda mais romântico, instale um lustre de cristal. É claro que há vários tipos de quartos românticos e, em um xadrez, um lustre com pequenas cúpulas claras, pode ficar muito melhor. Para outras dicas sobre quartos românticos, leia este artigo.

Como tornar seu quarto romântico?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!