Como faxinar sua casa em 3 horas

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Não tem milagre. Nós sabemos que uma faxina completa pode durar até um dia inteiro. Por isso, esta dica de hoje é para uma faxina rápida, que ajudará você a organizar sua casa em dias que receberá uma visita que chegará em pouco tempo! 

Receber visitas é tudo de bom. Ter amigos no lar para conversas alegres e de boas memórias, receber o carinho da família e receber inesperadas, mas de agradáveis visitantes, é sempre um bom jeito de deixar o dia melhor. No entanto, sempre que estamos relaxados no conforto de nossa casa, é comum que as coisas nem sempre fiquem organizadas como gostaríamos. A preguiça e a procrastinação reinam em dias que parecem perfeitos para deixar o tapete fora do lugar, a louça na pia e a cama com o maior número de roupas possíveis. Tudo fora do lugar e você sem a mínima pressa de organizar. Afinal, bagunçar o lar e aproveitar a TV não é das piores programações, principalmente no fim de semana. Mas, de repente, o telefone vibra e você recebe o recado na tela de mensagens: Hey! Estou chegando em 3 horas!. É aquele familiar de quem você tanto gosta, mas que nunca imaginou que fosse visitar você justamente hoje. É preciso pensar rápido. É preciso mostrar que o seu lar está, pelo menos, organizado. O que fazer?

O nosso roteiro para uma faxina rápida e dinâmica irá ajudar você. Saber organizar as ideias para programar um início, meio e fim, dará um senso de tempo perfeito para o pouco intervalo que você tem desde a chegada da mensagem até o final da arrumação. Temos certeza de que você conseguirá.

Como sabemos que todos os tipos de boas dicas são sempre bem-vindas, trouxemos alguns passos que serão muito úteis em uma faxina rápida no seu lar para salvar a imagem de uma pessoa bagunceira, que, eventualmente, todos somos, mas não gostamos de admitir. Utilize luvas de borracha, prepare seus equipamentos, seu cronômetro e aproveite mais estas dicas!

1. Prepare-se em 10 minutos

Sim, é difícil levantar e sacudir a preguiça do sofá, mas sabemos, você consegue. Por isso, prepare seu espírito desafiador, o seu relógio e os utensílios de limpeza do seu lar. O primeiro passo é desligar a TV. Afinal, quando o tempo é curto, toda distração é perigosa. Separe sacos de lixo, produtos multiuso, pá de lixo, vassoura, aspirador de pó, bucha ou pano macio e espanador e prepare o cronômetro do seu relógio. Anote em um caderno ou em mente cada passo em cada móvel a ser limpo. Seja rápido, mas completo. Nada poderá ficar para trás. Lembre-se: sua visita está chegando e você quer mostrar que sua casa é organizada, bonita e que você é uma pessoa caprichosa.

2. Varrer e recolher em 35 minutos

Corredores e halls de entrada  por Chase Furniture
Chase Furniture

Innovative storage solutions.

Chase Furniture

O que nos dá a sensação de casa bagunçada são as coisas que percebemos fora do lugar. Por isso, este é o primeiro passo. Recolha e guarde todos os objetos espalhados no lar. Copos limpos no armário, toalhas de banho no varal, objetos no lugar, cadeiras organizadas, calçados guardados e etc. Faça isto de maneira a deixar a organização visível, ainda que depois você precise reorganizar os objetos nos lugares corretos. O importante é deixar a sensação de organização no espaço. Pegue a pá, o saco de lixo e a vassoura e varra os espaços. Acumule os sacos de lixo em um mesmo local para jogar todos fora de uma só vez. 

3. Organize e limpe a sala em 30 minutos

Para organizar a sala já sem os objetos espalhados à sua vista, arraste levemente os móveis de lugar para varrer. Utilize um aspirador de pó para limpar os sofás e os cantos das paredes. Tome cuidado para não aspirar grandes objetos. Com um pano, passe lustra-móveis nos lugares em que você precisar remover poeiras e em seguida lustre com um pano seco. Separe um balde com água e o limpador multiuso, torça um pano de chão limpo dentro do balde e passe suavemente sobre todo o piso. É importante deixar as janelas abertas para que o vento sopre e seque o chão rapidamente. Você poderá também utilizar um ventilador para acelerar a secagem do chão, se desejar. 

4. Limpe sua cozinha em 40 minutos

A cozinha é o local onde, provavelmente, você terá o trabalho mais pesado. Gorduras poderão ser localizadas no piso, pia e eletrodomésticos. Por isso, prepare um balde com água e um bom desengordurante – que poderá ser o detergente neutro – e deixe separado. Com um pano, passe álcool sobre os eletrodomésticos. Após isto, utilize um limpador multiuso para limpar o fogão e a parte externa da geladeira. Deixe a pia por último pelo fato de sempre aparecerem algumas louças a serem limpas no decorrer da faxina. Agora varra o chão e em seguida passe o pano. Se preferir, jogue o produto de limpeza diretamente sobre as áreas mais engorduradas e passe o pano úmido. Para secar mais rápido, utilize um ventilador. 

5. Organizando o quarto em 30 minutos

Para o quarto, preocupe-se em retirar todas as coisas de cima da cama e guarde rapidamente nas gavetas e prateleiras. Troque os lençóis e fronhas e aspire todos os cantos do quarto. Para os vidros da janela, utilize um pano umedecido com álcool. Passe aspirador nos tapetes e abra bem as janelas. Por fim, passe pano umedecido com um bom desinfetante para deixar brilho e perfume agradável no quarto.

6. Limpando o banheiro em 20 minutos

Com a ajuda da mangueirinha do chuveiro, espalhe rapidamente água pelo banheiro, depois deixe acumular um pouco da água em um balde. Jogue detergente ou sabão em pó em todo o banheiro. Com uma vassoura específica para limpeza, esfregue todo o espaço. Coloque um pouco de água sanitária e sabão em pó no vaso sanitário e deixe agir. Enquanto isso, enxague o banheiro com água. Volte para o vaso e esfregue o sabão em pó, enxaguando em seguida. Passe álcool no espelho e box. Por fim, utilize um pano umedecido com desinfetante para secar o banheiro.

7. Arrumando a varanda/quintal em 10 minutos

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

Varra o espaço e junte as folhas. Coloque água em um balde e jogue por todo o espaço, para remover o resto da sujeira – se preferir, utilize sabão em pó. Passe álcool nas mesas e cadeiras. Alinhe os vasos de flores. Passe um pano umedecido com desinfetante. 

Sua varanda ficará tão fresquinha, organizada e linda quanto esta projetada pela Bender Arquitetura, de Curitiba (PR).

7. Finalize em 5 minutos!

Salas de jantar rústicas por Marcello Gavioli
Marcello Gavioli

BioMalta RAL 7010 Grigio Tenda

Marcello Gavioli

Tudo bonitinho e no lugar? Agora basta espalhar um pouco de spray aromatizador de ambiente, sentar e esperar a sua visita chegar para aproveitar o seu lar novinho em folha. 

E você, tem dicas para uma organização rápida em casa? Conte para nós!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!