Casa mediterrânea espetacular

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Se tem um estilo de vida que nos encanta é o estilo mediterrâneo. O clima é descrito como um dos mais agradáveis do mundo, devido às temperaturas mais quentes do que no resto da Europa, propício ao cultivo de alimentos, que incrementam a gastronomia da região, cujo prestígio é reconhecido em todas as partes do mundo, e que proporcionam um cenário relaxante e idílico para locais e turistas desfrutarem o ano inteiro. A arquitetura local é reflexo destas condições favoráveis e da atmosfera encantadora. As casas possuem espaços amplos e abertos, formas simples e tradicionais, materiais rústicos e superfícies neutras, quase sempre brancas.    

Homify apresenta hoje a Casa do Largo, situada na pequena cidade de Silves, no Algarve, em Portugal, que foi completamente renovada pelo estúdio Stuidoarte. O projeto de renovação buscou preservar a essência da construção existente e valorizar os seus elementos tradicionais, como forma de respeito à tradição e ao contexto urbano, já que as construções locais são semelhantes. No interior da residência, o projeto focou na funcionalidade dos ambientes e na sensação de conforto, além de garantir que cada espaço tivesse uma identidade própria conforme os gostos e personalidades dos clientes. 

Se você aprecia o estilo mediterrâneo e gostaria de trazer um pouco deste estilo para a sua casa, confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa espetacular, que combina tradição e modernidade de modo a agregar funcionalidade e conforto aos moradores sem perder o seu charme e seu encanto originais.

Casa em estilo mediterrâneo

Casa do Largo homify Casas rústicas

Um dos destaques do projeto de renovação é o respeito ao estilo tradicional da edificação e a preservação da sua essência e de seus traços originais. Apesar da sua beleza ter permanecido intacta, após cerca de cento e quarenta anos de vida, o edifício original demandava algumas modificações e reparos de modo a restabelecer sua condição de moradia confortável e funcional. O proprietário pretendia transformar a antiga moradia em uma hospedagem para acolher os turistas que visitam a região em busca dos encantos das praias do sul de Portugal. o grande desafio do projeto, portanto, era conciliar o novo uso sem comprometer a identidade do edifício histórico.

Sala de estar

Casa do Largo homify Salas de estar modernas

O estilo mediterrâneo é facilmente identificado pela combinação de superfícies neutras, caixilhos de madeira, luz natural abundante e móveis de madeira. Na sala de estar, as superfícies brancas das paredes contrastam com o piso de revestimento cimentício. O piso cimentício agregou praticidade, devido à facilidade de manutenção, e evidenciou a presença do novo, dando um toque de modernidade ao ambiente. O sofá de design moderno e cor neutra dialoga com a arquitetura do edifício e realça a sensação de aconchego do ambiente. As almofadas coloridas dão toques de cor e criam uma atmosfera descontraída. Afinal, estamos só a a alguns metros do mar.

Cozinha e sala de jantar

Casa do Largo homify Cozinhas modernas

A cozinha e a sala de jantar foram integradas e compõem um mesmo ambiente. Na cozinha, móveis planejados, como a bancada feita de concreto aparente agregaram praticidade e rusticidade ao ambiente. Já a sala de jantar é composta de uma mesa de jantar de madeira, de cadeiras sortidas, de design e cores contrastantes, e de dois pendentes que realçam a elegância e o charme do ambiente.  

Pátio central

Casa do Largo homify Portas e janelas industriais Metal

Cozinha e sala de jantar abrem-se para o pátio central, através de amplos planos de vidro incolor. Os caixilhos metálicos na cor preta marcam outra intervenção do projeto. O pátio central foi criado para otimizar o aproveitamento da luz natural no interior da casa e também serve de espaço de estar ao ar livre. Bem ao estilo mediterrâneo, o pátio combina superfícies brancas e materiais naturais, como o piso de pedras portuguesas.

Dormitório I

Casa do Largo homify Quartos modernos

Como a residência foi renovada a pedido do seu proprietário para servir de hospedagem para turistas e viajantes, os três dormitórios receberam atenção especial. Todos os quartos possuem banheiros integrados. Neste dormitório, o piso de ladrilhos deu lugar ao piso de revestimento cimentício, sendo apenas um recorte do piso antigo preservado. O mobiliário de madeira dialoga com a estrutura de madeira da cobertura e dos caixilhos, realçando a sensação de aconchego do ambiente. 

Dormitório II

Casa do Largo homify Quartos modernos

O piso de revestimento cimentício e as superfícies brancas são presença marcante em todos os ambientes. Neste dormitório o lavatório foi integrado a zona de dormir. O banheiro possui revestimento em ladrilhos hidráulicos coloridos, que dão personalidade e um toque de tradição ao ambiente. 

Para obter mais dicas de como incrementar a decoração do seu quarto, leia este artigo.

Antessala

Casa do Largo homify Salas de estar modernas Sofás e divãs

A suíte principal é acessada por uma antessala. Um espaço de estar simples e aconchegante, ideal para momentos de intimidade e conversas mais pessoais. O ambiente possui mobiliário de madeira de cor azul. O destaque é o sofá com estofado estampado, de cores e desenhos variados, que realçam o charme e a elegância do ambiente. 

Suíte principal

Casa do Largo homify Quartos modernos

A suíte principal nos brinda com esta decoração simples e charmosa, com destaque para a cama em dossel, feita de madeira, que dialoga com a estrutura da cobertura de madeira, pintada de branco. A cor azul é empregada para dar mais vivacidade e personalidade ao ambiente. Além das luminárias e de um espelho de madeira, cortinas azuis controlam a luminosidade no ambiente.    

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

O caminho para a cobertura

Casa do Largo homify Varandas, alpendres e terraços modernos

A Casa do Largo guarda ainda uma grande surpresa. Para desvendá-la é necessário subir a escada que dá acesso à cobertura. O revestimento cimentício da escada evidencia que trata-se de um novo elemento, resultado do projeto de renovação do edifício. O que podemos encontrar lá em cima? Subamos logo e acabemos com todo este suspense. 

Terraço com vista fantástica

Casa do Largo homify Varandas, alpendres e terraços modernos Madeira Efeito de madeira

No topo da residência, somos surpreendidos pelo amplo e belo terraço, situado na cobertura. Além do deck de madeira e da vista privilegiada para a paisagem circundante, o espaço guarda ainda uma banheira de hidromassagem, cercada de seixos brancos. Já pensou relaxar na banheira apreciando as vistas magníficas das praias do sul de Portugal? Isto e muito mais você desfruta nesta casa mediterrânea transformada em hospedagem, que nos faz sentir como se estivéssemos em casa.

Em qual destes dormitórios você se sentiria mais em casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista