Pequenas grandes mudanças!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Muitas vezes, a gente pensa que só uma grande reforma daria jeito na decoração da nossa casa ou apartamento. A gente olha e logo desanima e tem até vontade de mudar de casa para não ter que lidar com reformas. 

Mas, em muitos casos, tudo que falta é um toque particular, uma mudança aqui, outra ali, um enfeite ali mais adiante. Pelo menos, até termos fôlego e dinheiro para uma empreitada de maior envergadura. São as chamadas pequenas grandes mudanças que transformam a casa sem tanto investimento ou empenho, mas que têm efeito de renovação. 

Por exemplo, já pensou em reorganizar a decoração da sua sala de estar pelas regras do Feng Shui, a milenar arte chinesa de harmonização de ambientes? Ou então escolher uma parede para pintar em uma cor inusitada e estimulante? 

Por outro lado, você pode investir em uma bela peça de design e transformar a cara toda o ambiente. Já outras vezes, basta se livrar de tudo aquilo que anda sobrando na cozinha. Ou reorganizar o guarda-roupa de um jeito diferente. Ou comprar roupa de cama nova, trocar o tapetinho e a cortina (se tiver) do banheiro, trazer a natureza para dentro de casa, trocar as molduras dos quadros. Enfim, pequenos gestos realizáveis com pouco tempo e pouco dinheiro, mas que vão deixar a sua casa em estado de graça. 

Acompanhe nossas sugestões e inspire-se para novas ideias e novas mudanças!

Reorganize a sua sala de estar com Feng Shui

O Feng Shui é uma técnica oriental antiquíssima para a harmonização dos ambientes. Ele acredita que é possível manipular a energia do lugar de modo a eliminar energias negativas e estimular as positivas. Cada parte da casa, de acordo com um instrumento específico, o baguá, vai corresponder a uma área da vida e, portanto, para ter aquela área funcionando bem, várias medidas devem ser tomadas na disposição de móveis, objetos, plantas, eletrodomésticos, enfim, tudo. Nessa sala de estar, o Feng Shui aparece na simetria dos objetos e móveis que aparecem em pares, no uso de cores claras ou tons suaves de azul, na opção pela madeira para os móveis e piso, entre outras coisas. Pesquise mais sobre Feng Shui e aprenda como limpar áreas problemáticas e valorizar áreas favorecidas.

Pinte uma parede em uma cor diferente e inusitada

Ateliê do Mestre Cervejeiro: Salas de estar modernas por Sarau Arquitetura
Sarau Arquitetura

Ateliê do Mestre Cervejeiro

Sarau Arquitetura

Uma forma bem fácil e barata de causar impacto é pintar uma das paredes da sua sala de estar, de jantar ou quarto em uma cor diferente e inusitada. O resultado vai ser um ambiente vibrante e estimulante, que dependendo da cor, poderá dar mais destaque a quadros, fotografias, móveis e esculturas. Inclusive pode fazer uma bela dobradinha com árvores baixas e outros arbustos. Mas lembre-se de que, no quarto, as cores devem ser mais suaves e relaxantes para que você possa ter uma boa noite de sono. A cozinha é outro cômodo que fica bem com cores fortes, como amarelo, por exemplo. Ou quem sabe uma parede de lousa para dar um toque divertido? Novamente, pesquise – hoje em dia tem até aplicativo para ver a parede com a cor antes de pintar – e divirta-se em ousar.

Compre uma incrível peça de design

Às vezes, tudo que falta é uma bela peça de design para chamar a atenção dos convidados. Pode ser moderna, rústica, industrial, escandinava, minimalista, clássica, eclética – não importa. Só o que importa é que você fique encantada e motivada com o objeto e não veja a hora de expô-lo no espaço. Se puder, dê destaque à peça com recursos de luz, de modo que ela seja o centro da decoração. Procure combiná-la com outros objetos complementares ou então com plantas e flores. E tenha prazer em curtir esse presente que está dando a si mesma.

Livre-se das coisas inúteis da sua cozinha

Quem gosta de cozinha, geralmente gosta muuuuito. Consequentemente, acumula mil e uma coisas de que não precisa ou que acaba tendo em duplicata ou mais. Que tal fazer uma triagem bem generosa e separar as melhores peças de que vai se desfazer para oferecer como agrado ou presentinho para as amigas mais chegadas? Faça um chá de cozinha às avessas, com você presenteando as amigas com objetos de cozinha. Depois, você vai ver que a cozinha ficou muito mais enxuta, mais prática e com mais espaço para novas engenhocas e utensílios que você não tem ainda. 

Troque o tapetinho e as cortinas do banheiro

Se o seu banheiro ainda tem cortinas na banheira, troque-as por um modelo novo, bem diferente daquele que ainda está lá. E aproveite e troque o tapetinho em frente à banheira, com cores e estampas combinando com as cortinas. Você vai ver que o banheiro ganhará cara nova, além de descontração e despojamento próprios desses acessórios. Mas você pode encontrar modelos mais românticos ou delicados que vão dai um toque todo especial ao seu banheiro. Lembre-se de que essas cortinas, longe de serem antiquadas, têm um charme simpático que torna o banheiro um lugar com um arzinho retrô e único.

Deixe a natureza entrar na sua casa

Quer uma casa cheia de vida e beleza? Deixe a natureza entrar. Em todos os ambientes. Vasos de flores coloridas na mesa da sala de jantar e na mesa de centro, arranjos florais mais inspirados nos aparadores e buffets, cestos de fibras naturais com flores do campo na cozinha, arbustos e pequenas árvores nos cantos das salas, até mesmo um jardim de inverno no vão da escada e em uma entrada de carro fora deiuso, pequenas violetas nos cantinhos das salas e dos quartos, deslumbrantes orquídeas sobre a cômoda do quarto e no aparador do corredor, enfim, ideias é o que não falta. E se você tiver um jardim, capriche no paisagismo e faça do lugar um espaço de relaxamento e contemplação. Sua casa será muito mais fresca e orgânica e todos vão desfrutar disso.

Troque os quadros ou as molduras

Renovação de ambiente: Salas de estar modernas por Politi Matteo Arquitetura
Politi Matteo Arquitetura

Renovação de ambiente

Politi Matteo Arquitetura

Uma ideia bem radical é trocar totalmente os quadros da sua sala. Se tem telas, troque por fotografias ou então litografias. Capriche nas molduras e não se esqueça da composição. Mas você ainda tem outra opção: troque as molduras dos seus velhos e queridos quadros. Com certeza, vai ficar tudo com cara de novo e, se você tem uma parede colorida contra os quadros, uma sugestão é trocar a cor da parede também. É verdade que a gente se apega às nossas coisas do jeito que estão, mas aqui a solução de mudança é tão prática e fácil que vale a pena tentar. O projeto é de Politi Matteo Arquitetura e pode inspirar você.

Invista em um enxoval para o quarto de cair o queixo

É tanta coisa que vai acontecendo, tantas providências a tomar, consertos, gastos extras, enfim, despesas e mais despesas, que a gente fica sempre adiando aquele sonho de ter roupas de cama deslumbrantes, que deixem a sua cama um lugar de sonho e afeto. Pois está errado! A estratégia é comprar uma ou duas peças por mês, compondo um belo enxoval para a cama. Você pode reunir as amigas e fazer a tarde da cama dos sonhos, explorando lojas as mais variadas. Ao final de alguns meses, você terá roupa de cama totalmente nova, bonita, romântica ou sofisticada!

Reorganize seu guarda-roupa

Quartos  por homify

Uma coisa que vai fazer muita diferença é você fazer aquela bela triagem nas roupas, nos calçados e nos acessórios e doar o máximo que puder. Depois disso, vai sobrar espaço no seu armário para novas peças e para organizar as peças existentes, que podem ser dispostas por cor, por tipo de vestimenta, por roupas de trabalho e de passeio, por roupas de estação, enfim, de mil e uma maneiras. Pode ter certeza de que o guarda-roupa vai ganhar cara nova e mais: você vai ganhar roupas novas que tinha esquecido que tinha! Reorganizar o guarda-roupa é adentrar a caverna de Ali Babá e sair com tesouros escondidos. Ou , pelo menos, trocáveis com as amigas mais próximas. Para outras dicas sobre arrumação, leia este artigo.

Qual é a sua pequena grande mudança?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!