SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como instalar cortinas corretamente?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Todo mundo sabe que as cortinas têm o poder de mudar totalmente o visual de uma casa. Adicionar uma bela cortina na sua decoração vai trazer cores e beleza para a sua parede. Um cuidado especial com a área das suas janelas pode transformar totalmente um ambiente comum em um espaço aconchegante e cheio de estilo.

Atualmente, a maioria das pessoas tem usado painéis que vão até o chão pendurados em uma barra de ferro ou em alguma haste para cortinas com remates. O visual que se consegue obter com estes suportes é simples, mas pode também ter um efeito elegante. Se a sua janela contar com um estilo de arquitetura mais interessante é ainda melhor!

Geralmente, os suportes que penduram a cortina na parede fora da moldura da janela funcionam melhor. Eles permitem que o tecido da cortina caia de forma graciosamente. As cortinas longas são normalmente mais interessantes para cômodos com pé direto alto ou em ambientes vastos.

Apesar das pessoas saberem do potencial que uma cortina tem, elas não sabem como pendurar ou instalar a peça. Isso pode resultar em um ambiente bagunçado e no desperdício da beleza que o artigo pode oferecer para a sua casa. Para te ajudar a ter uma casa linda e organizada, selecionamos algumas dicas sobre como instalar uma cortina corretamente. Confira! 

Medir as janelas

A primeira coisa que você deve fazer quando começar a instalar cortinas é medir as suas janelas. Depois disso, se preciso faça ajustes dependendo de como você quer pendurar os suportes para a janela. Essa etapa anterior vai te poupar uma outra viagem na a loja de artigos para a casa, se as suas cortinas e bastões forem do tamanho apropriado para seu cômodo. Nesta sala de estar ao lado projetada pelo escritório Fernanda Andrade Arquitetura e Interiores, as cortinas brancas foram penduradas exatamente na área disponível da janela. Desta forma, a peça fica com uma aparência bonita e elegante, sem ter tecido sobrando ou arrastando pelo chão.

Bastão ou haste maior que a janela

Apartamento Jovem Empresário: Sala de estar  por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Apartamento Jovem Empresário

Stefani Arquitetura

Um erro que as pessoas costumam cometer quando vão pendurar uma cortina é instalar um bastão com a largura exata da janela. Ao instalar a haste da sua cortina, procure sempre deixar algum espaço de sobra. O bastão deve ser sempre mais largo que a moldura da janela. Um bastão mais largo dá a ilusão de que a janela é grande e permite a entrada de mais luz no recinto, sendo visualmente mais atraente do que uma cortina apertada. Um painel de cortina instalado na posição correta deve ter um espaço por volta de 30 cm de largura. A aresta vertical dentro da cortina fica normalmente de 8 a 10 cm dentro parte de vidro da janela.

Tamanho e largura

O acabamento de tamanho e largura de cortinas lisas ou forradas pode variar em questões de largura ou altura. Em alguns dos casos, a parte inferior da cortina encosta no chão cerca de 8 centímetros a mais do que as cortinas regulares. Outra maneira de ajustar a parte inferior da sua cortina com um painel é fazendo um acabamento chamado poça. Neste estilo de técnica, uma bainha não é sempre necessária. Uma cortina com excesso de tecido pode ser dobrada na parte que toca o piso. A barra dela pode ser feita antes de ser instalada. No entanto, comprar uma cortina menor do que o necessário vai ser desperdício de tempo e dinheiro, pois a situação não pode ser contornada com adaptações.

Ferro ou vapor na cortina

Para manter a cortina da sua casa sempre bonita e sofisticada você pode utilizar alguns truques simples que vão fazer toda a diferença na peça. Pressionar ferro passar roupa ou vaporizador sob a cortina de modo que não deixe dobras ou rugas vai deixá-la esticada e organizada. Muitas pessoas pensam que as dobras e rugas vão sair com o passar do tempo, mas normalmente não é o que acontece. Cortinas enrugadas deixam a decoração caótica e confusa. Não seja preguiçoso achando que o problema vai se consertar sozinho. Depois que você vaporizar sua peça vai ver como sua casa parece mais limpa e bem decorada.

Pendurar o bastão no teto

Apartamento Jovem Empresário: Sala de estar  por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Apartamento Jovem Empresário

Stefani Arquitetura

Pendurar o bastão para cortinas em uma parte mais alta que a janela pode proporcionar uma ilusão de altura na sua casa. Esta é a regra mais importante para se lembrar quando se está pendurando uma cortina. O bastão ou haste deve ser pendurado no mínimo de 8 centímetros e no máximo de 30 centímetros acima da parte superior da moldura da janela, na maioria dos casos. Quando esta regra é ignorada, a cortina fica pendurada só um pouco acima da moldura e fica com uma aparência barata ou nada profissional. Vale muito mais a pena planejar o processo todo antes do que acabar com um resultado sem sucesso. 

Material

O material de que sua cortina é feita sempre indica quanto tempo ela vai durar. Tecidos leves permitem a entrada de mais luz, mas são mais frágeis. Tecidos grossos podem ser pesados e difíceis de limpar. Se elas são muito pesadas limitam a forma como vão ser sobradas. Se as janelas ficam abertas sempre, as cortinas leves não vão resistir ao vento. Os tecidos mais aderidos são voil, blackout, seda, shantung, linho, sarja e richalieu. Cada um deles tem sua peculiaridade, basta ver qual é a necessidade do seu cômodo. Para mais dicas, confira Como escolher a cortina certa para a sala.

Você sabe instalar cortinas corretamente?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!