Apartamento N | H: Salas multimídia modernas por Only Design de Interiores

Feng Shui: 8 cores para você aplicar em sua casa!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O mundo seria muito chato se fosse apenas em preto e branco, pois na sabedoria chinesa, cada cor representa um elemento da natureza e transmite um tipo de energia. Agora, se você está pensando em pintar algum cômodo da sua residência, antes de escolher uma cor – saiba o significado e as influências energéticas de cada tonalidade. Seguindo o ensinamento chinês, cada cor deve ser observada, pois a cor está ligada diretamente ao seu estado de espírito. 

O objetivo do feng shui é atrair a energia positiva às diferentes partes de uma casa – tudo através das cores associadas aos elementos da natureza: fogo, terra, metal, água e madeira. O efeito das cores não é apenas simbólico, mas terapêutico e repleto de energias e sensações. Por isso, um ótimo exercício para você escolher a tonalidade de um ambiente é fazer uma lista das suas cores prediletas.

Porém, não decida de imediato pela cor – observe as sensações que cada uma desperta em você e também procure mais sugestões com um designer de interiores. É importante observar a sensação que ela provoca, pois as paredes são guardiãs do ambiente, ou seja, ficam marcadas pelas vivências de cada pessoa dentro da residência. Então, nada melhor do que renovar a energia do seu lar, principalmente com uma cor que ofereça tranquilidade e harmonia.

Confira as 8 cores para você aplicar em sua casa, claro, seguindo os critérios fundamentais do Feng Shui. Ah, não esqueça que as cores deste ano são: rose quartzo e azul claro. Aproveite e renove o seu lar!

Primeiro, Conheça o Papel Central da Cor no Feng Shui

Reforma Apartamento Brooklyn: Sala de estar  por Estudio MB
Estudio MB

Reforma Apartamento Brooklyn

Estudio MB

A cor exerce um enorme impacto no Feng Shui porque tem um certo tom vibracional que o chi capta e distribui de volta ao ambiente. A escolha da cor certa (ou errada) pode ter um tremendo impacto em seu estado de espírito e como você se sente equilibrado.

Portanto, embora seja útil conhecer os princípios técnicos, você também deve considerar como eles vão funcionar em um espaço específico. E é aí que entra o nosso princípio favorito do Feng Shui: há sempre um remédio para contrabalançar algo 'errado'.

Dicas para Escolher as Cores no Feng Shui

As dicas de cores feng shui que estamos apresentando neste livro de ideias,  ajudarão você a encontrar as tonalidades que transmitem tranquilidade e também as cores da sorte, com o objetivo de criar uma boa energia em seu lar. Em seguida, certifique-se de trocar e experimentar diferentes tonalidades até encontrar a cor certa para a sua casa!

As melhores escolhas de cores são baseadas na teoria dos 5 elementos Feng Shui. Cada cor é considerada uma expressão de um desses 5 elementos: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira. Cada um desses, governa uma área específica da sua casa.  Quando a sua escolha de cor é focada em fortalecer e nutrir o elemento feng shui da área que você está decorando, isso resulta em uma boa energia. Escolha as cores do feng shui de acordo com a energia que você precisa e traga-as para o seu espaço.

1 – Feng Shui na Sala de Estar com a Cor Azul

Bom, acredito que você esteja lembrado que o azul é a cor deste ano, pois em sua mais profunda essência, o azul transmite tranquilidade, harmonia e paz. Cada tonalidade tem uma simbologia, por exemplo, o azul escuro simboliza as profundezas das águas do mar, a sabedoria, o poder da intuição e do inconsciente; o azul claro simboliza paz e espiritualidade angelical e o azul esverdeado é muito positivo, associado à natureza e ao elemento madeira, assim representa juventude e desenvolvimento. 

Sem dúvida o azul é uma ótima cor para salas, quartos de casal, quartos de criança, biblioteca, sala de estudo e espaço de meditação. Você também pode complementar sua decoração com itens na cor azul.

2 – Feng Shui na Sala com a Cor Violeta

O violeta, ou roxo, associa-se à moderação, espiritualidade e lucidez. Pode ser uma boa opção para pintar alguma das paredes ou ter um incrível sofá na sala de estar. Também é a cor de grandes ideais e das pessoas de sorte. O roxo inspira dignidade, autoridade e respeito, além disso, tem uma conotação espiritual muito forte e representa a profundeza das meditações e o silêncio das preces. Com certeza é uma cor que você não pode deixar de fora na sua decoração. Encontre o equilíbrio no poder das cores. 

Confira nosso outro artigo com mais sugestões de cores para pintar a parede da sua pequena sala.

3 – Decoração Feng Shui na Sala com a Cor Vermelha

O vermelho é uma cor que estimula o fluxo de energia universal, mas é muito intenso para as paredes, por isso é preferível usar com moderação, mas nada impede que você abuse nos objetos decorativos ou têxteis. Ou se ama o vermelhão – pinte uma parede com a tonalidade.

A simbologia do vermelho é a cor do sucesso e da fama, regido pelo elemento fogo. Como você pode observar o tapete do Oscar é vermelho, pois representa o sucesso e fama, como mencionado. É uma cor poderosa! É importante você saber também que nos quartos não é muito indicado, apesar da cor simbolizar a paixão, pois é uma cor muito energética e pode causar insônia, além da irritabilidade. 

4 – A Cor Laranja na Cozinha

A cor laranja pode ser utilizada para pintar uma das paredes da sala de estar, cozinha ou destacar o ambiente. Claro que você também pode escolher utilizar a tonalidade em uma peça divisória, pois o efeito de positividade é o mesmo. O laranja representa o fogo e deixa seu ambiente aconchegante e alegre.

5 – A Riqueza está com o Amarelo

APARTAMENTO PK: Cozinhas ecléticas por Bastos & Duarte
Bastos & Duarte

APARTAMENTO PK

Bastos & Duarte

A cor amarela é muito é constante na decoração, pois não é atoa que representa o poder e riqueza, pois lembra o ouro. É a tonalidade da concentração e da comunicação, além de ser associada à tolerância e à sabedoria vindas de experiências anteriores. 

O amarelo representa o elemento terra e sua estabilidade – acelera a energia, por isso é uma ótima escolha para estimular a alegria e espontaneidade dentro do seu lar. Claro, além de transmitir uma sensação de vivacidade. O projeto da foto foi desenvolvido pelo escritório Bastos & Duarte, localizado em Salvador.

6 – Branco da Paz

Branco – a cor da paz, da pureza, da purificação, da espiritualidade, da limpeza. Mas é bom ter cuidado, pois ambientes predominantemente brancos podem acelerar o chi – energia vital, e causar muita ansiedade. Ou seja, sempre é preciso equilibrar as cores e também o seu estado de espírito.

A cor branca é excelente para portas, janelas, molduras, tetos e paredes, pois espaços pequenos tornam-se amplos. E  você pode usar o branco para destacar objetos e quadros coloridos. A tonalidade branca deixa o espaço clean, mas lembre-se de incorporar objetos coloridos na sua decoração. 

7 – O Significado da cor Cinza Segundo o Feng Shui

Salas de jantar campestres por massivum
massivum

Esszimmerstuhl Washington

massivum

A cor cinza deixa o ambiente harmonioso,  além disso, estas cores associam-se ao elemento natural da Terra. O significado da cor cinza é, segundo o feng shui, ajudar a reforçar as relações pessoais e a adquirir estabilidade na vida cotidiana. É uma cor que você com certeza irá querer na parede da sua casa.

Uma sala de estar cinza como esta, pode ser um santuário absoluto. Escolha tons mais claros para um equilíbrio com os tons mais profundos, obtendo uma vibração de reforço de metal mais intensa. Mesmo um quarto simples ganha mais elegância com o cinza.

8 – Feng Shui no Quarto com a Cor Verde

O verde é considerado a cor da sorte e os tons verde, assim como o marrom representam madeira – este elemento natural. A cor verde serve para fomentar o crescimento e a segurança dentro da sua casa. Ambas as cores são excelentes para a maioria dos ambientes. O verde expressa também a esperança, por isso podemos usá-lo para pintar as paredes dos quartos ou móveis. 

E aí?! Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!