Quartos de bebê: 10 nichos sensacionais

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Planejar a decoração de quartos de bebê é sempre uma delícia. Afinal, não é apenas um novo cômodo que estamos planejando, mas uma nova vida que está entrando em nossa residência. A alegria de se ter bebê em casa é até difícil de descrever. As crianças trazem uma nova visão de mundo para os pais, fazem com que eles revejam e repensem suas prioridades, ensinam o desapego e o carinho sem limites. 

O quarto do bebê deve ser, antes de tudo, um ambiente que transmita segurança, acolhimento e conforto. Ainda sem saber exatamente onde estão, os pequenos precisam saber que ali é o local no qual eles podem confiar, onde o papai ou a mamãe irão acompanhar o seu crescimento. Até por isso mesmo, a decoração dos quartos do bebê deve envolvê-los numa atmosfera de familiaridade, sem esquecer dos elementos lúdicos fundamentais para o seu desenvolvimento físico, motor e psicológico. 

Nestas horas, os nichos e as prateleiras surgem como uma solução das mais interessantes e criativas, já que permitem que o designer brinque com a decoração, adicionando aqui e ali toques de versatilidade sem ocupar espaço.  Confira 10 ideias bem criativas em que nichos ou prateleiras fazem o sucesso nos quartos de bebê.

Aconchego perfeito

Abrimos nossa viagem entre os quartos de bebês com este projeto da arquiteta Juliana Farias, de Recife. Aqui temos um quarto que se destaca pela atmosfera de aconchego e segurança, representada tanto pelos tons pastéis na decoração como pelas diversas almofadas espalhadas pelo ambiente, tornando-o perfeitamente adequado para um bebê. O nicho na cor pink se destaca justamente pelo contraste com os tons leves da decoração. Tomando parte da parede, este nicho possui spots embutidos que valorizam os objetos nele colocados, como quadros, ursinhos e objetos de decoração.

Circulares

O quarto não é de bebê, mas não poderíamos deixar passar esse projeto tão criativo quanto divertido. Aqui, a ideia dos nichos normalmente retangulares foi adaptada para peças circulares, nas quais foram colocados bonecos de personagens da Disney. É interessante perceber que essa proposta pode ser reinventada para quaisquer ambientes e quaisquer temáticas da decoração. No lugar dos personagens da Disney podem ser colocados super-heróis, ursos de pelúcia ou até mesmo bonecas. Tudo depende do bom gosto dos pais.

elhor estilo

Layout

Mais uma ideia de nicho que pode ser aproveitada em um quarto de bebê. A proposta aqui foi brincar com o painel branco no estilo cerca que está posicionado ao lado da cama. Os nichos de madeira – dois nichos grandes horizontais e um nicho pequeno vertical – parecem estar encaixados no painel, o que permite que sejam colocados na altura ou na posição que for mais interessante ou conveniente. Mais tarde, a própria criança pode escolher onde que colocá-los. É uma peça que ganha pontos justamente por sua versatilidade e possibilidades de layout.

Acrílico

Quarto de bebê: Quarto de crianças  por LM Arquitetura
LM Arquitetura

Quarto de bebê

LM Arquitetura

Aqui temos um nicho que se notabiliza por sua elegância, discrição e estilo. Cada vez mais comuns nos projetos de quartos de bebê, os nichos em acrílico são uma opção que mescla a leveza e a transparência em um conjunto irresistível. Numa sacada das mais inteligentes, os nichos parecem sair das molduras dos quadros na parece, como se fossem cenas de livros de história nos quais os personagens ganhassem vida. O conjunto ganha ainda mais cor pelo belo efeito do móbile de aviões que repousa acima do berço. Investindo nos tons azuis e vermelhos, este projeto de design é dos mais arrebatadores.

Embutido

Outra ótima opção para trabalhar com os nichos é colocá-los embutidos na parede, o que dá uma sensação muito interessante de profundidade na peça, além de ocupar o menor espaço possível dentro do quarto. Para quem tem quartos com dimensões menores, essa é uma ideia na qual vale a pena pensar. Todo o ambiente é dominado pelos tons brancos, o que traz uma atmosfera de tranquilidade e leveza. O toque de delicadeza vem das diminutas figuras que são posicionadas nos nichos, quase mini brinquedos – mas que, por segurança, ficam em posição elevada no quarto. O conjunto delicado se finaliza com as também pequenas pecinhas penduradas na parede – espelhos, bonecas e lembranças.

Paris!

Quarto infantil  por ATELIER FB
ATELIER FB

Chambre d'enfant

ATELIER FB

Na hora da decoração do quarto de bebê, tão interessantes quanto os nichos são os conjuntos de prateleiras, que podem ter o mesmo efeito e a mesma delicadeza sem perder a essência do projeto. Aqui neste belo quarto de bebê em Paris temos as prateleiras distribuídas à frente de um papel de parede dos mais interessantes, que mostra as fases da lua sobre um fundo lilás. A bela janela que se abre para a paisagem parisiense e o ar de modernidade de todo o projeto fazem deste quarto um belo exemplo – e com certeza um dos mais charmosos que já vimos por aqui.

Animação

Sejamos sinceros. Se você não soubesse que é uma foto real, daria até para pensar que estamos vendo um quarto feito para alguma animação infantil em 3D, tal a beleza e a delicadeza deste ambiente. Os pequenos móveis estão dispostos de forma a garantir um excelente espaço de circulação pelo quarto. O tom claro das paredes contrasta com o tapete multicolorido e com os diversos objetos e adesivos distribuídos pelo espaço. O nicho deste quarto de bebê tem portas de correr em acrílico, um item a mais de segurança para completar este quadro perfeito.

Árvores

Árvores, corujinhas e outros bichinhos: Quartos de bebê  por Lígia Bisconti
Lígia Bisconti

Árvores, corujinhas e outros bichinhos

Lígia Bisconti

Este quarto em tons pastéis traz uma sensação de harmonia e felicidade que são quase palpáveis. A iluminação suave traz para o bebê a segurança e o aconchego que ele tanto necessita. Um dos pontos interessantes deste projeto é a parede lateral, repleta com painéis decorativos no formato de árvores dos mais diversos tamanhos. O nicho acomoda-se acima do sofá, sendo ocupado por bichinhos de pelúcia. Reparem como o nicho branco parece sair do nicho maior de madeira, numa sensação curiosa de movimento. Diversos elementos em vermelho criam um sutil mas inteligente contraste com os tons leves do projeto.

Clássico

A bancada e a luminária não escondem o apelo clássico deste belo quarto. O belo papel de parede lembra em muito as mantas ou os cobertores com os quais os bebês são cobertos nos momentos de frio. Aqui, no lugar dos nichos, temos duas prateleiras na cor branca que abrigam pequenos ursinhos e pelas delicadas. Como de costume, essa decoração pode ser ajustada de acordo com a idade e o desenvolvimento do bebê, criando um espaço ao mesmo tempo aconchegante e dinâmico.

Nichos coloridos

Aqui nosso bebê já cresceu um pouco, mas a proposta é mais do que válida. Este quarto de menina foge do estilo clássico ou romântico ao investir em cores fortes, papéis de parede de estampas coloridas e elementos visuais contrastantes como os tapetes ou os nichos coloridos que abrigam os brinquedos. Perceba como os nichos são distribuídos de forma pouco uniforme, criando uma sensação de desequilíbrio – mas que ainda assim está absolutamente em harmonia com toda essa cor e essa energia presente no ambiente. O detalhe da cama com dossel e o cantinho da beleza fecham esse conjunto fascinante.

Ótimas ideias para o quarto do bebê, não? Conte para a gente o que você achou destas ideias, assim como suas sugestões ou dúvidas.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!