10 cortinas que irão transformar a sua sala

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

É comum ouvirmos dizer que a cortina é a moldura da decoração. Faz todo o sentido. Após o projeto arquitetônico e o design de interiores, a cortina chega justamente para fechar aquele conjunto tão bem planejado. Até por isso, é importante que a escolha da cortina correta para cada ambiente seja tão cuidadosa quanto a decoração principal. 

Se formos pensar, a cortina é o elemento da decoração que define não apenas a forma como a luz irá entrar em nosso ambiente, mas define também toda sua atmosfera. Uma cortina esvoaçante evoca um ar romântico ou a sensação de movimento. Uma cortina de estampas coloridas é capaz de transformar ambientes neutros ou sisudos em espaços alegres e descontraídos. 

Como veremos neste artigo, o tom de cor da cortina pode refletir tanto um sentimento de paixão como traduzir a filosofia de vida sustentável do morador. Acompanhe o homify agora com 10 modelos de cortinas capazes de transformar a sua sala – e descubra se algum deles pode vir a ser a sua próxima aquisição.

Laranja

Loft Sustentável - Ambiente da Casa Cor SC  2015: Sala de estar  por Studium Saut Arte & Interiores
Studium Saut Arte & Interiores

Loft Sustentável – Ambiente da Casa Cor SC 2015

Studium Saut Arte & Interiores

Aqui temos uma cortina que se aproveita do pé direito alto da casa para se estabelecer como um dos pontos de referência deste belo, eclético e moderno ambiente. A decoração da sala trabalha com móveis de design moderno e peças – como a mesa de centro e o aparado – de inspiração rústica. Para um ambiente tão diferenciado, nada melhor que uma cortina de tons laranjas, com voil transparente fazendo o contraponto. Perceba que o tom da cortina encontra ressonância no tapete da sala, como se um desse continuidade ao outro, num belo efeito visual e estético.

Tranquilidade

Salas de estar minimalistas por Tony Santos Arquitetura
Tony Santos Arquitetura

Projeto de Interiores

Tony Santos Arquitetura

Outra cortina que se aproveita de um pé direito alto para se destacar como uma das peças mais importantes da decoração. Este projeto do escritório Tony Santos Arquitetura, de Londrina, investe nos tons claros e neutros, criando um ambiente que traz uma sensação de calma e tranquilidade. A cortina de voil branco corre sobre um varão que cruza todo o espaço da sala, permitindo que a luz entre no ambiente de forma difusa e suave. O ótimo projeto de iluminação e a decoração quase minimalista completam este belo e harmônico conjunto.

Duas cores

Um espaço contemporâneo mas repleto de elementos futuristas. Em mais uma sala absolutamente eclética, temos uma cortina fantástica que se adequa com precisão a proposta do design. Elementos de linhas ousadas como a lareira e as luminárias mesclam-se com sofás e painéis de inegável ar vintage. Nesse conjunto inesperado, a cortina de tecido chega com duas cores, bege na parte superior e uma faixa na cor preta, uma combinação que traz um toque de estilo e sofisticação todo pessoal.

Tons beges

Apartamento Vila Grimm: Salas multimídia modernas por LEDS Arquitetura
LEDS Arquitetura

Apartamento Vila Grimm

LEDS Arquitetura

Esta sala apresenta vários elementos dignos de atenção. O conjunto de mesas de centro tem um toque absolutamente charmoso em sua combinação de tons claros e escuros.  O rack e seu painel fazem outra parceria que transpira elegância e sofisticação. Tudo isso, como dissemos, é emoldurado por uma cortina de tecido de tons bege completamente harmonizada com a decoração, criando um ambiente único que traz uma grande sensação de acolhimento – mas repleto de estilo.

Floral

A cortina deve sempre se adaptar ao ambiente em que se encontra. Neste exemplo, temos uma sala de estar que investe nos tons claros e descontraídos, com móveis na cor amarela, paredes com tijolos à vista e tapetes estampados. O projeto de iluminação direciona a luz a pontos específicos da sala, criando um dinamismo inédito para o ambiente. A cortina, como não poderia deixar de ser, segue a linha da decoração, investindo em florais de tom vermelho contra um fundo branco. Um espaço absolutamente simpático e aconchegante.

Romance

Há uma atmosfera de romance no ar. O clima bucólico deste ambiente desperta sentimentos até no mais frio dos mortais. Dentre os vários projetos de cortinas e cortinados que o homify tem em suas páginas, difícil imaginar um tão singelo quanto esse. A banqueta e as cadeiras de viés tradicional entram em harmonia com elementos nostálgicos como quadros e molduras antigas. A pequena janela abriga um vaso de flores vermelhas, que também podem ser vistas no tecido desta cortina absolutamente irresistível – que, juntamente às almofadas, cria uma atmosfera de leveza e jovialidade.

Verde

Salas de jantar modernas por Loft Design System Deutschland
Loft Design System Deutschland

Modell Nr. 27 Wave LOFT DESIGN SYSTEM

Loft Design System Deutschland

Um ambiente para quem aprecia o verde. Este espaço bastante curioso traz a cor verde espalhada em diversas peças, traduzindo uma filosofia de vida voltada à sustentabilidade e à responsabilidade ecológica. O verde está presente na toalha de mesa e no tapete – e, se formos um pouco mais além, até mesmo nas cadeiras, cujos encostos lembram os galhos entrelaçados de uma árvore. Como não poderia deixar de ser, a cortina também chega na cor verde, completando esse conjunto tão curioso quanto criativo.

Padrões

Uma sala de estar de toada rústica, com piso e paredes de madeira, uma simpática lareira e móveis com revestimento de pátina branca. O despojamento definitivamente está no ar. O projeto de design investe em um padrão comum de cores e desenhos – onde predominam o branco, o verde e o azul – para todas as peças da sala, como as almofadas, os quadros nas paredes e, obviamente, para a cortina, cuja cauda se estende pelo chão criando um curioso efeito de cascata.

Paixão

Salas de estar modernas por Kaaten
Kaaten

Cortinas rojas – Kaaten

Kaaten

O ambiente, moderno, investe em móveis de tons neutros, mas insere diversos elementos de cores fortes para criar uma sensação de contraste e diversidade, como as gavetas do rack – cada uma com uma cor, textura e puxador diferente. Percebam que ainda há um espelho cuja moldura de madeira é das mais rústicas possíveis. Em um ambiente tão rico assim, nada melhor do que fechar com uma cortina de tecido vermelho, trazendo aquela sensação de energia e paixão que tanto nos faz bem.

Nostalgia

Esta sala de estar traz um projeto que investe em muita luz natural e em elementos de decoração que remetem ao clássico. O mobiliário de cores neutras garante a sensação de elegância e sofisticação, no que é auxiliado pelo ótimo conjunto de cortina e voil. Com uma estampa floral de tons levemente avermelhados, a cortina emoldura a sala com uma fineza peculiar, remetendo a uma nostalgia típica dos anos 50 e 60. Um espaço perfeito para um chá das cinco.

Você acabou de conferir 10 ótimos modelos de cortinas. Ficou com alguma dúvida? Mande sua pergunta ou sugestão para a gente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!