Casa com tempero mexicano

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O que fazer com o seu imóvel de cinquenta anos que já não corresponde às suas necessidades? Vender para a aquisição de uma casa nova ou empreender uma reforma? Os proprietários desta casa preferiram reforma-la e o resultado, que você confere a seguir, comprova que eles acertaram na escolha.

Homify apresenta hoje o projeto da Casa Valle, situada na cidade de San Pedro Garza Garcia, em Nuevo Leon, México. Trata-se de uma residência de cinquenta anos, que foi inteiramente renovada pelo estúdio de Bernardo Hinojosa e sua equipe. A Casa Valle esbanja tempero mexicano. O emprego de materiais naturais, como pedra e madeira, e a paleta de cores de tons terrosos realçaram a sensação de aconchego e o tempero mexicano, claro. A sua arquitetura se confunda com a paisagem e a paisagem se confunda com a sua arquitetura. Os jardins exuberantes e refinados integram-se perfeitamente aos espaços internos. Grandes aberturas, luz natural abundante e um novo mobiliário, de design refinado, tornaram os ambientes mais funcionais, elegantes e distintos.

Será a reforma compensou o investimento realizado pelos proprietários? Somente depois de conferir o projeto de todos os ângulos você poderá responder à questão. Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa com tempero mexicano e cheia de charme e requinte.

Arquitetura e paisagem

Obviamente, após a reforma, a casa ficou parecendo nova. Portanto, olhando para a casa hoje é impossível acreditar que a Casa Valle tem cinquenta anos. A casa não aparenta apenas ser nova, mas aparenta estar à frente do seu tempo. Três grandes blocos retangulares, conectados por um volume transversal, compõem a fachada principal da edificação. A volumetria pura dos blocos que compõem a residência evidenciam o estilo minimalista, bastante difundido pela escola modernista mexicana. Além do aspecto plástico, a arquitetura é complementada pelo paisagismo, elemento importante no desenho mexicano. O jardim e o espelho d’água dão as boas-vindas aos moradores e visitantes, dialogando com as pedras que revestem o bloco central.

Espaços abertos e grandes janelas

A arquitetura mexicana é caracterizada pela depuração estética, superfícies lisas e sem adornos, pelos espaços amplos, pátios abertos e pelas grandes aberturas. Os espaços abertos são um necessidade técnica, devido às altas temperaturas e ao clima hostil do país. Neste projeto, amplos espaços abertos e aberturas generosas proporcionam ao ambiente conforto térmico e integração com o espaço externo, marcado pelo jardim exuberante e generoso.

Neste ambiente, o espaço externo e o espaço interno se confundem e os moradores se sentem como se estivessem no meio do jardim. O pé-direito duplo e as amplas aberturas promovem a ventilação natural e realçam a monumentalidade do ambiente.

Hall de entrada

Ao entrar na casa, nos deparamos com um ambiente pequeno e elegante. O hall de entrada da Casa Valle contrasta com os espaços de convivência, marcados pela espacialidade monumental. Móveis de madeira preenchem o espaço, como o aparador de design moderno e a cadeira de arrojado. O toque de requinte e de cores é dado por uma tela abstrata.

Living room

O contraste entre o hall de entrada e o living room é proposital e tem o objetivo de causar surpresa no visitante, que após experimentar o espaço do hall de entrada, menor e fechado, é surpreendido com a espacialidade do living room, cujo pé-direito é amplo e integra a sala de estar e sala de jantar, além de abrir-se para o espaço exterior. Os móveis de madeira dialogam com a estrutura de madeira aparente da cobertura e realçam a sensação de aconchego. Obras de arte incrementam a decoração do ambiente, dando mais requinte e sofisticação.

Mais informações sobre projetos de salas de estar, você encontra aqui.

Dormitório I

Os quartos são os ambientes mais personalizados e aconchegantes da casa. Neste dormitório, o closet fica oculto pelas portas de madeira, customizadas, e de espelhos, que agregam elegância e funcionalidade ao ambiente. Cores neutras, com destaque para a parede da cabeceira da cama, deixam o espaço mais descontraído e acolhedor. Além da cama de estilo vintage, um sofá agrega conforto e versatilidade ao dormitório. E, o piso de porcelanato esbanja requinte e elegância.

Suíte master

A suíte máster é caracterizada pelos diversos elementos em marcenaria, como estantes e o rack, ao longo de todo o espaço, que dialogam com o forro de madeira e realçam a sensação de aconchego e intimidade do ambiente. A cabeceira da cama, com estafado em tecido branco, dá um toque de elegância e mais charme ao dormitório. E, para incrementar a relação com a natureza, um ampla abertura permite a integração da suíte com o jardim externo.

Quer mais dicas de decoração de quartos de casal apaixonantes? Então leia este artigo.

Varanda

Uma casa com tempero mexicano, como a Casa Valle, tem que ter amplos espaços de convivência abertos e integrados à natureza. Portanto, uma generosa varanda integra o living room ao espaço externo, criando uma sensação de continuidade e integração entre ambos. A varanda protege os planos de vidro dos raios solares, contribuindo com o conforto térmico do ambiente, e serve ainda de espaço de convivência e de estar. A sala de jantar pode estender-se para este espaço, quando o número de convidados for maior do que a sala de jantar pode acomodar.

Piscina

Ali, bem ao ladinho da varanda, encontramos as maiores atrações da residência, uma área de lazer deslumbrante e completa. Situado na parte posterior do terreno e com uma atmosfera muito intimista, a área de lazer conta com uma ampla piscina, de curvas sinuosas e de forma orgânica, uma banheira de hidromassagem circular e um deck de madeira. O paisagismo, bem ao tempero mexicano, trata de criar um ambiente relaxante e com clima tropical.

Para quem ainda tinha dúvidas sobre as vantagens de reformar o imóvel, a Casa Valle comprova que quando um profissional competente encarrega-se do trabalho de renovar e requalificar um edifício, os resultados podem ser nitidamente percebidos. Os moradores desta casa sentem-se como se estivessem habitando uma casa nova.

Você temperaria a sua casa com o tempero mexicano?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!