Casa de pedras rústica e mágica

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

As casas antigas despertam nossa atenção pela sua capacidade de resistir ao tempo e evocar épocas passadas. Elas são verdadeiras testemunhas materiais do passado, no qual as pessoas empreenderam grandes esforços para edificar suas construções e escrever sua história, que buscamos compreender justamente através da preservação da memória, da paisagem, da história e do patrimônio cultural. Hoje em dia, quando a palavra de ordem é a sustentabilidade, é ainda mais importante a conservação do patrimônio, de modo a reduzir a pegada ambiental do setor da construção civil.    

Por esta razão viajamos para o velho continente, para destacar uma vez mais uma residência feita de pedras. A La Croisee, como é chamada, está situada em Torteval, na ilha de Guernsey, no Reino Unido. Mas você deve estar com a seguinte dúvida. Pode uma construção antiga se adaptar à vida contemporânea e oferecer conforto e praticidade à uma família moderna? Tire suas dúvidas e confira com seus próprios olhos como a residência La Croisee, com algumas poucas alterações, a cargo do estúdio CCD Arquitetos, tornou-se um lar funcional e aconchegante, sem perder a sua essência tradicional e seu charme irresistível.

Curioso para saber como a nova intervenção afetou a antiga construção e quais as mudanças que foram realizadas para modernizar o edifício histórico? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa de campo linda e charmosa, que nos conta uma parte importante de um passado rural, bucólico e mágico.

Uma testemunha do passado

Casas rústicas por CCD Architects
CCD Architects

La Croisee

CCD Architects

A casa de fazenda La Croisee foi inteiramente renovada e repaginada, sem perder contudo sua essência arquitetônica e seu estilo rústico e tradicional. O projeto de renovação preservou os edifícios existentes, projetou uma nova ligação, feita de vidro, entre o celeiro antigo e a construção principal, repaginou a decoração dos ambientes e elaborou um novo esquema de paisagismo. Vamos ver como o antigo casarão tornou-se atualizado e prático?

Parte da edificação original

Casas rústicas por CCD Architects
CCD Architects

La Croisee

CCD Architects

Quem observa o edifício sente como se estivesse voltado no tempo. A residência destaca-se na paisagem rural pela sua imponência e pela exuberância de suas superfícies de pedras. Pela beleza e aparência fresca de suas paredes de pedras e das esquadrias de madeira, já notamos que o projeto tratou de restaurar o aspecto original das paredes e renovar as janelas.

As marcas de sucessivas alterações

Casas rústicas por CCD Architects
CCD Architects

La Croisee

CCD Architects

O edifício existente passou por diversas alterações e ampliações ao londo do tempo. Algumas ampliações acabaram destoando do estilo da construção original, feita de pedras, mas testemunham os diferentes layers que ao longo do tempo moldaram a composição atual do edifício. A estrutura feita de pedras constitui o edifício original, o edifício de paredes brancas corresponde à ampliação feita anteriormente e o volume de vidro, com caixilhos de madeira, que liga a casa ao antigo celeiro, cuja cobertura é composta de palha natural, faz parte do projeto de renovação e ampliação atual. Outra novidade é o projeto paisagístico que buscou valorizar os espaços externos e sua relação com os ambientes internos.

Living room

Salas de estar rústicas por CCD Architects
CCD Architects

La Croisee

CCD Architects

Se existia algum receio de que a renovação de uma construção antiga, feita de pedras, comprometesse a funcionalidade e o conforto de uma família moderna, esta imagem do interior do living room dissipará quaisquer dúvidas e desconfianças. A estrutura do edifício original foi preservada, o que significa que a estrutura de madeira aparente da cobertura e o piso de madeira continuam agregando charme e aconchego ao living room. O sofá de design contemporâneo e cores neutras dialoga com os móveis antigos de madeira, que realçam o aspecto rústico e tradicional do ambiente. E, as telas e a lareira agregam personalidade e requinte ao ambiente.

Biblioteca

Escritórios  por CCD Architects
CCD Architects

La Croisee

CCD Architects

E o que dizer desta biblioteca, charmosa e funcional, que pode também servir para receber alguns poucos convidados? A biblioteca ou sala de estudos conta com uma estante extraordinária, do chão ao teto, que deixa os livros à mostra como objetos decorativos, incrementando a decoração do ambiente. Esta estante é o sonho de qualquer colecionador de livros e amante da leitura. O mobiliário de design clássico dá mais charme e elegância ao ambiente, cujo destaque é a janela bay, que serve ainda como assento almofadado, para ler e apreciar ao mesmo tempo a vista da paisagem natural circundante.

Dormitório

Quartos  por CCD Architects
CCD Architects

La Croisee

CCD Architects

O dormitório comprova que o edifício histórico adaptou-se perfeitamente ás necessidades da família, não deixando nada a desejar para as casas atuais e modernas. Situado no pavimento superior, o quarto é caracterizado pelos planos inclinados da cobertura, pela estrutura de madeira aparente da cobertura e pela presença do mobiliário de madeira de estilo rústico, que dialogam com o piso de madeira e realçam a sensação de aconchego e o atmosfera campestre do ambiente.

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Jardim de inverno

Jardins de inverno rústicos por CCD Architects
CCD Architects

La Croisee

CCD Architects

Uma das principais alterações do projeto foi a criação de uma ligação entre a casa existente e o antigo celeiro. Esta ligação é marcada agora por um volume de vidro e caixilhos de madeira, na cor azul, na parte externa, e branca, na parte interna. Ao criar uma passagem protegida entre o celeiro e a residência, buscou-se aproveitar esta ligação como uma área útil, um espaço de estar, com iluminação natural abundante e integrado ao jardim da residência. A luminosidade é controlada através de venezianas de tecido retráteis, que realçam o charme e agregam funcionalidade ao ambiente. Imagina reunir os amigos e familiares para um café no fim de tarde neste ambiente confortável e com vistas privilegiadas para a paisagem bucólica da fazenda?

Jardim e área de lazer

Casas rústicas por CCD Architects
CCD Architects

La Croisee

CCD Architects

As áreas externas e o jardim receberam atenção especial. Portanto, o projeto paisagístico é um dos destaques do projeto de renovação da casa de campo. O projeto criou áreas de estar externas, integradas aos jardins, ao redor de toda a residência. As áreas externas e os jardins são um convite para desfrutar os dias de sol e de temperatura agradável ao ar livre, respirando o ar puro do campo e contemplando a paisagem bucólica. 

Para obter mais dicas para arrasar na decoração do seu jardim, leia este artigo.

Você demoliria esta casa ou teria feito como os proprietários fizeram, renovando-a completamente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!