6 dicas caseiras para adubar o seu jardim!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Nascer, crescer, florescer, renovar. O ciclo de vida de uma planta é algo inspirador, assim como sua beleza. E isso faz das plantas uma companhia sempre perfeita para o lar. Se você é uma pessoa apaixonada por estas amigas verdinhas, hoje nossa dica será muito valiosa, não só para você, mas, também, para que as plantinhas de sua casa possam renovar o próprio ciclo de vida muitas vezes, com um caule forte, folhas sempre bonitas e flores apaixonantes.

As plantas, assim como nós, dependem de algumas vitaminas essenciais para estarem sempre lindas e fortes. Entre os elementos principais para que as plantas estejam sempre fortes, podemos citar: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, cobre, zinco, boro, manganês e molibdênio. Os vasos onde as plantas são vendidas em supermercados ou casas específicas deste ramo, muitas vezes não contém uma quantidade suficiente de proteína a longo prazo para manterem as plantas fortes. Por isso, apenas regar a planta e deixá-la no sol não é o suficiente para que ela esteja saudável. Periodicamente é necessário adubar as plantas. 

Os adubos um conjunto de elementos que se somam e levam alimento para as plantas ficarem nutridas. Existem adubos orgânicos e minerais que podem ser encontrados facilmente no mercado em geral. No entanto, há quem prefira fazer o próprio adubo e, assim, evitar produtos industrializados que muitas vezes podem vir com conservantes e outras composições que a longo prazo poderão prejudicar a saúde da planta, ou até mesmo a sua, quando o cultivo é de hortas ou outras espécies comestíveis.

Para ajudar você a ter alternativas possíveis para dar um alimento saudável para as suas plantas, hoje iremos ensinar a você como utilizar alguns produtos de origem orgânica que poderão fazer da sua planta mais forte. São restos de alimentos, reutilização de elementos e outras possibilidades fáceis de encontrar aí mesmo na sua casa. Esperamos que você possa aproveitar as nossas dicas e, assim, deixar o seu pequeno jardim ou horta com uma aparência sempre saudável. Aproveite e venha conosco!

1. Prepare o solo

Jardins modernos por Deck-linéa
Deck-linéa

Palissade IdéAl – Deck-linéa

Deck-linéa

Antes de começar a fertilização do solo, é preciso prepará-lo para receber os nutrientes e, assim, você dar à sua planta uma fonte saudável de alimentação para que ela cresça forte. Você poderá ter em mãos um saco de um bom substrato, que é uma terra já com a composição adubada. Ou, caso não tenha em mãos o substrato, você deverá ter em mãos: terra, areia e húmus de minhoca.

Para preparar o solo, você deverá misturar as seguintes proporções: 3 partes de terra, 1 parte de húmus de minhoca e 1 parte de areia. Misture tudo muito bem e você terá a terra já rica em nutrientes para a sua planta. 

Para fazer o plantio em um vaso, acrescente ao fundo do caso uma camada de argila expandida, após a argila, coloque uma camada de areia fina e adicione a mistura de areia. Coloque a muda escolhida sobre o centro do vaso e complete com a areia que você preparou. 

2. Adubando com casca banana

Se após ver o nosso primeiro passo a passo para deixar a terra do seu vaso ou canteiro bem preparada para a sua plantinha, você se lamentar por não encontrar com facilidade os húmus de minhoca, a nossa próxima dica será para que você use a casa de banana como um excelente adubo rico em potássio para a sua horta. 

Para preparar o adubo, junte uma boa quantidade de cascas de banana e leve ao micro-ondas por cerca de 4 minutos. As cascas de bananas deverão sair com uma aparência escura, mas não completamente torradas e nem moles. Elas deverão estalar nas suas mãos. Esfarele toda a quantidade obtida e junte em um pequeno saco plástico. Adicione o preparo a cada 40 dias sobre o vaso e regue. 

Dica: faça o mesmo processo com os talos do cacho de bananas e utilize como uma camada seca sobre a terra do seu vaso. Isto dará proteção para as raízes e servirá como um adubo de absorção lenta para a planta, fazendo com que ela esteja sempre bem nutrida. 

3. Adubando com água de ovos cozidos

Embora não percebamos, muita coisa utilizada em nossa cozinha pode ser reaproveitada para fortificar nossas plantas. O cozimento de alimentos é uma destas forma. Quando você for cozinhar os ovos, deixe a água utilizada para o cozimento esfriar e utilize-a para regar suas plantas. Embora o ovo tenha uma casca rígida, eventualmente esta casca se quebra o racha, deixando que escape fluídos da clara e gema na água de cozimento. Esta água será uma excelente fonte de proteínas para a sua planta. Faça o teste! 

4. Adubo com cascas trituradas de ovos

Assim como a água para o cozimento dos ovos é uma excelente fonte de proteínas para regar as suas plantas, as cascas dos ovos também serão uma excelente alternativa para adubar a terra nos vasos. 

Para aproveitar as cascas de ovos, coloque-as no forno por poucos minutos e as deixe secar. Após isto, utilize um processador para triturar as cascas dos ovos. Já com as cascas bem trituradas, espalhe uma colher de sopa sobre a terra de cada vaso. A absorção de proteínas para o solo será ótima para manter a planta forte. Repita dosagem de cascas de ovos sobre o vaso em um intervalo de 60 dias ou quando já não for mais possível enxergar os resíduos das cascas sobre a terra do vaso.

Na imagem, um projeto com lindas e saudáveis plantas da MC3 Arquitetura, Paisagismo e Interiores, de Santo André (SP).

5. Água de aquário

Saindo da cozinha e indo para a sala, muitas pessoas têm no lar o hobby de cuidar de peixes. Além de embelezar a decoração do lar e ter peixinhos para acalmar o ambiente, os aquários precisam ser periodicamente limpos. E sempre que for limpar o aquário do lar, lembre-se de utilizar uma pequena quantidade nos vasos de plantas. A água do aquário é repleta de dejetos orgânicos que poderão conservar nutrientes aproveitados pelas plantas. O seu jardim certamente ficará tão lindo quanto este jardim vertical do escritório A Varanda Floricultura e Paisagismo, de Santo André (SP).

6. Compostos orgânicos

Jardins de inverno rústicos por Westbury Garden Rooms
Westbury Garden Rooms

Traditional Conservatory

Westbury Garden Rooms

Como dissemos anteriormente, as plantas reaproveitam diversos nutrientes que muitas vezes dispensamos em nossa cozinha. 

Borra de café, cascas de frutas e legumes, talos de legumes e outros itens que não tenham recebido a adição de temperos, açúcares e sal, são excelentes formas de deixar o seu jardim bem nutrido. Seque os itens que você deseja reutilizar e triture-os, adicionando uma quantidade de colher de chá sobre a terra das plantas. O resultado aparecerá em pouco tempo e deixará você muito orgulhoso da sua horta ou jardim. 

Faça as experiências e conte para nós! 

E você, tem alguma dica especial para adubar as suas plantas? Conta pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!