Salas de estar modernas por Brown + Brown Architects

10 estantes perfeitas para inspirar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Estantes são indispensáveis na decoração de uma casa ou apartamento, seja para receber pequenos objetos, seja para exibir fileiras de livros. Ou as duas coisas ao mesmo tempo.

O que não dá para negar é que uma bela estante repleta de livros, revistas, discos, DVDs, CDs, porta-retratos, álbuns de fotografias e obras de arte, entre outras coisas, sempre é um deleite para os olhos. Ficamos por dentro dos interesses dos moradores, das suas paixões, das suas preferências em matéria de arte e diversão.

Aquele último lançamento do cinema ou o livro de que todos estão falando pode estar em uma estante encantadora na sua casa. Ela pode ser grande ou pequena, pode ser um móvel separado ou planejado, pode ser de madeira ou outro material, pode ser colorida, branca ou preta. E com muito mais detalhes.

Para que você possa escolher a estante que mais combina com as suas necessidades, selecionamos imagens de várias partes do mundo. Encante-se com as nossas sugestões!

1. Embutida na parede I

Salas de estar modernas por Brown + Brown Architects
Brown + Brown Architects

South Crown Street Living Room

Brown + Brown Architects

Nesta residência histórica britânica, o mesmo recurso da imagem anterior foi escolhido para a organização dos livros: as estantes embutidas na parede totalmente branca. Elas ladeiam uma grande lareira de mármore cinza azulado. O sofá comprido, de linhas retas e revestimento azul escuro, e a poltrona quadrada, de estofado escuro e pés de metal, contrastam com o piso de madeira clara e a grande mesa de centro de madeira avermelhada. Simplicidade, conforto e leveza resultam desses arranjos.

2. Embutida na parede II

sala de estar deste apartamento parisiense, com pé direito duplo, ganhou três estantes brancas embutidas na parede, duas das quais se prolongam bastante no alto, recebendo objetos e quadros. Na parte inferior das estantes, o que se destaca são mesmo os livros. O espaço, claro e agradável, conta com plantas altas e com um jogo de sofá e poltronas em couro castanho, além de uma mesa de centro em madeira. Como resultado, o ambiente encontra o equilíbrio entre leveza e solidez e entre modernidade e sobriedade. 

3. Sinuosa

Loft do Mirante: Salas de estar modernas por Neoarch
Neoarch

Loft do Mirante

Neoarch

Elegante, sofisticada e original, esta estante chama a atenção pelo design ondulado e sinuoso. Seu tom neutro compõe lindamente com o grande sofá claro da sala de estar que, na verdade, é mais uma sala de TV. O piso escuro ajuda a destacar tanto o sofá quanto a estante, que recebe livros de maneira comedida. Excelente peça de decoração para qualquer sala de estar ou biblioteca, graças à versatilidade do material em que é confeccionada e à beleza do seu design.

4. Campestre

Este lindo móvel antigo, em estilo campestre e pintado em azul pastel, cheio de gavetas e prateleiras, é uma estante charmosíssima nesta sala de estar em estilo escandinavo. O toque de cor fica por conta dos livros. Já a poltrona em fibras naturais recebe assento peludinho e tapeçaria com padronagem geométrica, além de uma almofadinha com estrela, nas cores branca, azul claro e cinza. As luminárias de piso, de mesa e de teto são simples e despojadas, enquanto a mesinha redonda branca e azul escuro exibe um vaso solitário com flor. Tudo aqui é mínimo – mas não menos bonito e interessante!

5. Minimalista

Nesta sala de estar na Suíça, a decoração é marcada pelo estilo minimalista. Assim, tendo como fundo o piso de madeira clara e as paredes e o teto de concreto, a estante preta e retangular tem linhas retas e estrutura prática, recebendo basicamente livros. Os sofás em tons neutros que a circundam acabam por destacá-la no espaço. Toques de cor  e de arte são dados pelas telas encostadas na parede do fundo e discos de vinil estão enfileirados no chão, ao lado de um dos sofás. No teto, as luminárias claras e redondas dividem o espaço com um pendente geométrico em madeira. 

7.Trompe l'oeil

Neste projeto de Stuchi Leite Projetos, a sala de estar foi renovada com a criação de um mezanino para abrigar o home office, o que foi permitido pela retirada da antiga escada em L e pela instalação de uma escada reta. A estante branca, com nichos escuros e cinzas, serve de trompe l'oeil para a escada, ou seja, oculta-a do olhar das pessoas.O uso de detalhes em laranja no mezanino harmoniza-se perfeitamente com a estante em estilo moderno, dando ao ambiente um toque de cor vibrante. 

6. Planejada

Nesta sala de estar em estilo moderno, a estante de madeira toma toda uma parede e é planejada, tendo ao centro um painel preto para o home theater e equipamentos. O sofá cinza grafite é convidativo, assim como a cadeira arredondada branca com pés em madeira. O tapete claro e a bancada branca atrás do sofá complementam a decoração do espaço, que recebe muita luz natural através da ampla porta-janela. 

8. Estilo biblioteca I

Aqui nesta casa em estilo moderno na Áustria, a biblioteca é o centro do espaço. Assim, as estantes em madeira tomam toda a parede de um lado a outro do pavimento inferior, atravessando a sala de estar e a de jantar, como também se estendendo ao longo da escada que leva ao segundo pavimento. Como os ambientes são interligados e o mobiliário é todo claro, assim como o piso em madeira, a sensação é de leveza e também de algo vibrante, graças ao colorido dos livros e ao enorme painel no pé-direito duplo. É a biblioteca que qualquer amante de livros gostaria de ter!

9. Estilo biblioteca II

Também na Áustria, esta casa com inspirações modernas apresenta uma bela estante-biblioteca em concreto queimado. A sala de estar com sofás e poltronas brancos dá apoio aos leitores que se aventurarem entre os títulos disponíveis. O toque de cor fica por conta do tapete azul bebê e da lombada dos livros. Ao fundo, a sala de jantar clara recebe, como a de estar, toda a iluminação natural. Um ambiente leve, despojado e, ao mesmo tempo, aconchegante.

10. Totalmente branca

Esta estante totalmente branca e com todos os nichos praticamente do mesmo tamanho é o complemento perfeito para uma casa ou apartamento onde reina a monocromia. No caso desta casa italiana, os móveis – sofá, poltrona, mesa de jantar – são todos brancos, mas alguns têm detalhes em preto (como a poltrona) ou são totalmente pretos (cadeiras, mesa de centro, luminária de piso). O teto, sem forro, também é branco, mas o piso em madeira mesclada dá um toque natural no ambiente. Para outras dicas sobre estantes, leia este artigo

Qual é a estante que você gostaria de ter na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!