Poltronas charmosas para salas de estar!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

As poltronas para a sala de estar precisam ser escolhidas a dedo, pois elas geralmente imprimem uma marca de personalidade no ambiente. É verdade que, muitas vezes, elas fazem parte de um jogo composto ainda de um ou mais sofás no mesmo modelo.

Mas isso não é uma regra: de fato, hoje em dia, quanto mais diferentes as poltronas dos sofás, mais se conquista um toque único, até artístico. De qualquer modo, o efeito estético é totalmente outro – e vale a pena. 

Uma forma de escolher a poltrona para sala é estar atento aos materiais empregados na estrutura, assim como às texturas e estampas nos estofados. Os estilos podem variar, mas geralmente conforto é algo que se busca em qualquer circunstância.

Na sequência de imagens que propomos a seguir, há poltronas para todos os gostos e para os mais variados estilos de sala. Aproveite as dicas para se inspirar!

Em material natural

Neste bucólico cenário na Alemanha,  a sala de estar da casa conta com uma belíssima poltrona em material natural, com design moderno e arredondado, além de assento macio e de lã crua. A poltrona para sala contrasta de maneira agradável do sofá preto em couro, onde pequenas almofadas com estampa preta e branca estão dispostas displicentemente. A peça se harmoniza também com o tapete em tom neutro sobre o piso de madeira. As grandes janelas com esquadrias em madeira enquadram a paisagem, trazendo para dentro da sala a beleza imponente da natureza. Precisa mais?

Confortável na medida

Já em Porto Alegre, RS, a sala de estar – que é integrada à sala de jantar e partilha com ela uma ampla janela sobre a cidade – conta com uma poltrona larga e confortável, na qual predominam as linhas retas, o revestimento aveludado e a cor bege escura, a qual acompanha a paleta de cores em tons neutros que aparecem no sofá, nas almofadas, nas paredes, no tapete e no piso. A poltrona para sala é bonita, mas o conforto é a sua qualidade mais evidente – o que é perfeito em um espaço tão arejado e claro, onde é possível admirar o nascer e o pôr do sol no rio Guaíba. A imagem é de Christian Jung.

Em estilo moderno

Nesta linda sala de estar onde imperam os tons neutros (branco, bege, creme, madeira) nas paredes, no tapete, nas cortinas e no piso , as poltronas arredondadas com pés em madeira e revestimento em listras pretas e brancas são o contraponto ideal para o sofá branco de linhas retas, que não aparece na imagem. A padronagem das poltronas para a sala dão um toque moderno ao ambiente, assim como a mesa de centro de vidro e metal. Junto a elas, a lareira com moldura branca é perfeita para os dias e as noites de inverno.

Em estilo contemporâneo

Há quem prefira investir em originalíssimas peças de design, como estas imponentes poltronas em estilo contemporâneo, com linhas sinuosas e revestimento preto. Neste caso, as poltronas para a sala complementam as mesas de centro em nogueira natural, também obras de renomado designer brasileiro. A luminária de piso preta, assim como o tapete e as cortinas em tons neutros, finalizam a decoração do espaço. O projeto é de Consuelo Jorge Arquitetos.

Assimétricas

Neste apartamento de um casal jovem e que adora receber amigos, a área que compreende a sala de estar e a sala de estar tem vários móveis adequados para acomodar as pessoas, entre sofás, poltronas e cadeiras. Mas as poltronas para a sala que mais se destacam são duas assimétricas com revestimento cinza. Ou seja, cada uma delas tem um braço em lados opostos. Isso significa que, quando unidas, as duas poltronas formam um pequeno sofá de dois lugares. As almofadas coloridas dão um toque alegre às peças, assim como o tapete listrado em azul claro e cinza. Ao fundo, um quadro com tons amarelos e azuis enfeita a lareira moderna.

Brancas com pés em metal

A sala de estar desta casa foi renovada para ficar mais moderna e receber mais cor. Assim, o sofá em branco gelo e as poltronas brancas com pés em metal e linhas retas servem de pano de fundo para outros objetos, como as almofadas com estampas azuis, a mesa de centro azul brilhante, os dois pufes redondos também azuis, o quadro colorido e a mesa lateral amarela. O ambiente é moderno, mas sem frescuras, dando vista para o jardim, bem atrás das poltronas espaçosas.

Coloridas I

Nesta sala de estar em que predominam a madeira e os tons neutros como branco, cinza e bege, as poltronas em modelo clássico com pés em madeira surgem em azul pastel, proporcionando um colorido suave ao ambiente. A mesa redonda em madeira, guarnecida com flores claras, dá um toque romântico às poltronas para a sala. O sofá cinza claro, por sua vez, exibe almofadas em tons neutros, incluindo diferentes tons de azul, enquanto a estante branca apresenta pequenos objetos e fotografias. O resultado é um ambiente com um leve ar retrô, mas, ao mesmo tempo, clean.

Coloridas II

Já nesta sala de estar em Portugal, as poltronas em estilo moderno amarelas quebram a monotonia e a sobriedade do preto, cor presente no sofá, na mesa de centro, na parede lateral e no quadro sobre as duas peças. Graças às poltronas para a sala, o ambiente ganha calor e aconchego, o que não é pouco!

Colorida III

Sala de estar: Salas de estar modernas por Estúdio 102
Estúdio 102

Sala de estar

Estúdio 102

Neste ambiente totalmente moderno e criativo, a poltrona para a sala se destaca pelas linhas arrojadas, pelos pés pretos e pelo belo tom de azul, que, por sua vez, dialoga com o tom azul esverdeado da parede lateral. A poltrona recebe uma bela almofada preta e branca com grafismos, a qual também dialoga com a estampa preta e branca da parede ao fundo e com o piso listrado em branco e vermelho. O resultado é um ambiente dinâmico e requintado, apesar dos ares despojados.

Em estilo clássico I

Apartamento 902: Salas de estar modernas por Neoarch
Neoarch

Apartamento 902

Neoarch

Com uma vista do mar ao fundo, esta sala de estar não precisa de muita coisa para se destacar. Mas as duas poltronas em estilo clássico conseguem chamar a atenção com seu uso equilibrado de cores como branco, preto e cinza e de estampas listradas e florais. As linhas sinuosas e os pés pretos trabalhados tornam as poltronas para a sala ainda mais atraentes. Elas se harmonizam perfeitamente com o sofá em tom cru, coberto com almofadas pretas e bege. O tapete claro e o piso em madeira suavizam a estamparia, também permitindo uma decoração equilibrada.

Em estilo clássico II

APARTAMENTO CLÁSSICO: Salas de estar clássicas por Apê 102 Arquitetura
Apê 102 Arquitetura

APARTAMENTO CLÁSSICO

Apê 102 Arquitetura

As duas poltronas da imagem são perfeitas para acompanhar a bela peça em madeira que serve de aparador nesta sala rigorosamente em estilo clássico. O revestimento bege das poltronas tem acabamento acetinado, com estampas delicadas. Os braços e pés em madeira das peças têm linhas sinuosas e detalhes dourados, o que se harmoniza plenamente com o sofá em couro castanho, que não aparece na imagem, e com o tapete em tons castanhos.  Elegância, brilho e, ao mesmo tempo, sobriedade são a tônica deste espaço. Para outras dicas sobre poltronas para a sala, leia este artigo.

Qual é a sua poltrona favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!