6 árvores que não crescem muito para apostar em seu quintal | homify

6 árvores que não crescem muito para apostar em seu quintal

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
homify Casas modernas
Loading admin actions …

Grandes jardins realmente podem vir em tamanhos pequenos, já que ter apenas um espaço externo limitado não significa que você precisa limitar sua imaginação. Há muitas maneiras de dar vida a um pequeno jardim, terraço ou varanda, basta algumas flores coloridas e vegetação exuberante, como árvores para quintal, por exemplo. Sejam elas  árvores frutíferas para jardim ou árvores pequenas com flores. Só é necessário um bom planejamento.  

Eleve seus pensamentos para ter um jardim em qualquer lugar. Pode ser na passagem lateral da casa ou até mesmo em um pátio de concreto. Surpreenda com árvores de pequeno porte para jardim, elas tendem a embelezar o ambiente. E caso você não tenha muito espaço, as árvores de pequeno porte para vasos são perfeitas. 

As árvores são elementos que podem transformar o ambiente em que estão inseridas, seja a fachada da casa, um jardim, quintal ou até outro local que a sua criatividade permitir. Elas podem ser grandes e frondosas, e até mesmo trazer flores para colorir o local.  

Abaixo mostraremos alguns projetos realizados por arquitetos paisagistas, contendo diversos tipos de árvores de pequeno porte, que podem ser cultivadas em seu quintal e trazerem muitos benefícios. Conheça essas árvores agora!

1. Árvores frutíferas

Algumas árvores frutíferas são perfeitas para jardins. Além de proporcionar um visual interessante, ainda trazem mais um delicioso benefício: frutas frescas, diretos do pé, a alguns passos de distância. Se tiver espaço, pode contar até com um pequeno pomar em casa. As árvores frutíferas indicadas para jardins residenciais são a amoreira, laranjeira kinkan, pitangueira, entre outras. 

Mas se você não tiver um quintal, basta uma uma pequena varanda para transmitir a vibração maravilhosa de um jardim. Tente incluir uma árvore frutífera de pequeno porte na decoração, você vai ficar fascinada com o resultado. Elas trazem uma deliciosa sensação de frescor para o ambiente.

2. Pinheiros

A decoração do jardim oferece paz de espírito e uma excelente fuga do estilo de vida urbano. É também um meio para as pessoas estarem em harmonia com a natureza, embelezando o ambiente em que vivem e trabalham. 

Os pinheiros são uma boa alternativa para decoração de jardins. Mais comuns em lugares de clima frio e temperado, podem também ser encontrados no Brasil, dando um efeito diferente na área externa – seja no jardim, fachada ou quintal. Uma ideia é combinar os pinheiros, que crescem menos em altura e podem ter uma forma diferente, com plantas arbustivas, que seguem esse mesmo princípio. Eles vão deixar o seu jardim muito mais charmoso.

3. Jabuticabeira

Embelezar seu jardim com decorações lhe dará uma sensação natural, gerará uma espécie de sentido espiritual e saciará um apelo verdadeiramente terreno. Com o uso de itens de decoração para seu quintal, a pessoa pode mostrar sua criatividade e adicionar exclusividade nos espaços externos. Esses objetos de decoração também aumentam a beleza geral de um jardim.

A jabuticabeira, por exemplo, além de agraciar com frutos, são charmosas e contribuem para uma elegante decoração. Tem uma estética diferente que pode ser adotada em seu jardim ou até mesmo na fachada de sua casa. Além de florir de forma maravilhosa com pequenas flores brancas, as jabuticabeiras são árvores frutíferas que não crescem muito. Seus frutos, as jabuticabas, nascem grudadas no tronco e são deliciosas. Vale a pena ter em casa!

4. Com flores

Se você prefere as flores em vez de frutas e busca por árvores que floresçam de forma harmoniosa para enfeitar seu jardim, saiba que também existem árvores pequenas com flores para jardins, algumas delas são Ipê-de-jardim, Manacá da Serra e Magnólia. 

As árvores floridas podem desempenhar um papel importante na decoração do jardim, proporcionando uma explosão da cores. Elas também oferecem outras vantagens, permitindo que você desfrute de suas lindas flores e fragrâncias doces. E uma vez que o pé floresça, sua demonstração deslumbrante dá lugar a formas de folhas interessantes, sementes coloridas e cores de outono vibrantes.

5. Em vasos

Algumas árvores, até mesmo as frutíferas, podem ser grandes, mas tem seu limite de crescimento reduzido quando são plantadas em vasos e, por isso, podem ser uma ótima opção para montar seu jardim sem se preocupar com árvores grandes demais. Araçazeiro, grumixameira e o limoeiro siciliano são algumas das espécies que você pode experimentar no plantio dessa maneira. 

Árvores em vasos dependem de alimentação e rega. Devem ser mantidas bem úmidas durante todo o ano e particularmente no verão, quando o solo pode secar muito rapidamente. Também é recomendada a nutrição com um fertilizante de uso geral duas vezes por ano. Mantenha o vaso livre de ervas daninhas. 

O cultivo de árvores de pequeno porte em vasos são perfeitas para jardins pequenos ou para quem tem apenas uma varanda para agraciar com a beleza de uma árvore.

6. Em canteiros

Uma alternativa aos vasos para também limitar o crescimento das raízes das árvores, mas de uma forma diferente ao falarmos de decoração, são os canteiros. Se você tiver canteiros em seu jardim, saiba que pode plantar lá além de flores ou plantinhas, também as árvores frutíferas de pequeno porte para quintal, assim como as árvores pequenas com flores. O efeito de ter vegetação até um lugar mais alto pode ser interessante esteticamente. 

Os canteiros em um quintal criam um ambiente criativo, e os amantes de um belo jardim os usam para criar um espaço especial e atraente. Isso é o que vem a ser conhecido como imaginação de jardinagem. Com essa imaginação ativa, você terá a vantagem de selecionar objetos ornamentados, harmonizando pequenas árvores com o colorido das flores deixando ainda mais atraente seu jardim.

Mais 15 árvores frutíferas para cultivar em vasos!

Composição de Vasos lu alves paisagismo Jardins campestres
lu alves paisagismo

Composição de Vasos

lu alves paisagismo

Acerola – Perfeita para decoração, sua fruta é rica em nutrientes e saborosa.

Amoreira – Ideal para clima temperado e úmido, mas pode ser cultivada em todo o Brasil.

Cajueiro – Em vasos, pode chegar a 2 metros de altura. Produz frutos e flores pequenas e rosadas que perfumam o ambiente.

Cerejeira – A Cereja de Madagáscar é ideal para vasos, onde pode chegar a 3m de altura.

Goiabeira – Fácil de cuidar em vasos, tem variedades branca, amarela e vermelha.

Jabuticabeira – Adaptável a diferentes climas, mas não a extremos. Os frutos levam até 10 anos para surgir.

Laranjeira – Produz fruta suculenta e saborosa, e flor que perfuma todo o ambiente. A de porte anão que já produz frutos e flores é a melhor escolha.

Laranjeira kinkan – Variedade que produz laranjas pequeninas e gostosas.  

Lichia – Produz frutos de casca avermelhada e com polpa suculenta e saborosa.

Limoeiro – A variedade de limão siciliano é ideal para vasos, mas deve plantada já produzindo frutos.

Macieira – Deve ser plantada em locais de clima temperado a subtropical. A variedade de porte anão, assim como as brasileiras, vão bem em vasos.

Mangueira – A variedade de porte anão pode ser plantada em vasos, onde também produz frutos.

Pitangueira – Espécie nativa de pequeno porte, produz frutos saborosos e perfumados.

Pessegueiro – Indicado para regiões com temperaturas amenas, produz frutos e flores deliciosos.

Romãzeira – Perfeita para vasos, produz frutos grandes e avermelhados com formato exótico e sabor sutil. 

E as espécies regionais ideais para cultivar em vasos? Anote aí!

Região Norte – bacupari, araçá-boi, seriguela, acerola e carambola

Região Nordeste – caju-miniatura, imbu, araticum-liso, murici e ameixa-da-mata

Região Centro-Oeste – bacupari, guabiroba-do-campo, pitanga-do-cerrado, camboim e araçá-comum

Região Sudeste – Cambuci, grumixama, guamirim, cabeludinha e jabuticaba-graúda

Região Sul – marmelinho, goiaba-serrana, uvaia, romã e figo

Saiba qual o tamanho ideal para cozinha e se inspire em projetos incríveis
Arrow navigation 3b3136b1
Qual árvore pretende plantar em seu quintal?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!